Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU Fan desligando por rotação baixa


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Possuo uma Gigabyte B350 e nela um watercooler DeepCool Maelstron 120T. Acontece que aqui no sul nestes dias frios, usando o computador em idle/baixa carga dificilmente a temperatura está passando dos 30°. Ontem a noite estava em 20°C.

 

Acontece que com o controle de velocidade da ventoinha por tensão (bomba é 3 fios) como a temperatura está muito baixa diversas vezes ele chegava a parar a bomba do cooler (abaixo de 700 RPM) e aí a bios começava apitar no speaker. Desabilitei o alarme de rotação e aumentei do modo Silencioso para modo Normal.

 

Minha pergunta é: posso deixar no modo Silencioso e permitir que a bomba pare ou o fato da placa ficar enviando uma leve tensão para ela e ela não girar pode danificá-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EdsonSM disse:

A bomba foi projetada para funcionar em 12V

Assim seria necessário desativar o controle de rotação do conector.
Caso contrário a variação de tensão conforme você viu afeta o fornecimento de energia.
Com o tempo poderá prejudicar inclusive a sua vida útil.
 

Entendi! Mas será que embora ela foi projetada para 12V eu não preservo ela trabalhando a menos?

 

Pergunto isso pois trabalho com automação e demais acionamentos elétricos industriais, e o uso de inversores de frequência em motores elétricos para modular a frequência e assim variar sua rotação conforme necessidade apenas preserva e muito sua durabilidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...