Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou montando uma CNC bem simples utilizando os componentes mais comuns, CNC Shield e Arduino UNO, ela funciona perfeitamente, porém recentemente quando a coloquei para funcionar notei que o motor do eixo Y não estava girando, ele fica energizado mas não gira, inicialmente pensei que poderia ser o driver A4988 e fiz a troca mas o problema continuou, posteriormente de cabeça quente acabei por queimar a CNC Shield (mas o problema surgiu ANTES de queima-la). Comprei uma nova e fiz o teste novamente e continuou com o mesmo defeito até que fiz o seguinte: Retirei o driver do eixo Y e liguei o mesmo motor no eixo X o que fez com que ele girasse normalmente, então fiquei fazendo isso, movendo o driver do Eixo X para o Y juntamente com o mesmo motor e notei que no Eixo X ele girava normalmente e no Y não... Veja as fotos como exemplo (A corrente do drivers já está ajustada)

755679989_FOTO1.thumb.jpg.054660f48c2867923abe47c80215ab91.jpg1140534250_FOTO2.thumb.jpg.8f382387dec2704d19bd0b081e83afd6.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não conheço tal driver nem seu funcionamento mas pelo sintoma de fato pode ser o programa ou a comunicação interrompida ou errada entre ele e o arduino

Postado

@Eder Neumann Minha CNC é um modelo muito simples e por isto estou usando também um programa bem simples, que é o Benbox, utilizei ele por 2 meses e nunca tive problemas, esse programa funciona após você enviar um arquivo .HEX para a porta que está conectada o arduino após upar o arquivo para o arduino o programa já de obedece perfeitamente, utilizei assim por um bom tempo e as configurações que você precisa alterar são essas (que nunca mais alterei depois de adequar a minha necessidade)

Benbox.PNG.ad090357ec4781afab235e17799bc922.PNG1688858043_BENBOX2.PNG.90ec5dea5bfbe3c182be2204c22f6937.PNG

• Triste 1
Postado

@Eder Neumann Comecei a alterar os valores de DIR no eixo Y e vi que se colocar 5 o motor volta a girar mas infelizmente apenas para um lado... achei estranho pois sempre configurei assim DIR X = 5 e DIR Y= 6 e sempre funcionou... agora preciso resolver essa do motor girando pra um lado, ah se ele for conectado no eixo X ele gira nos dois sentidos.image.png.17049d14e87d5e812cd1fa97ad034199.png

Postado

Utilizei o programa Universal gcode e os motores funcionaram normalmente eliminando o problema do eixo Y girar somente para um lado mas agora não sei como controlar o servo motor por ele

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!