Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Troquei as peças do PC recentemente, (Asus prime a320 m/k br; ryzen 3 3200g, 16 gb ram, fonte cv 450 Corsair) então tive um problema com a minha tomada, pois meu PC não ligava (fui para a assistência ver se era alguma peça) troquei, e acabei trocando de gabinete também, e meu processador tem tido uma variação muito alta na temperatura, antes ele iniciava com 38°C, agr está iniciando entre 50°c, diminui se eu não utilizar nada, porém, jogando, e até num teste de stress que fiz, chegou a ter picos de 86°c, e nunca tinha acontecido antes, troquei a pasta térmica e não ajudou, o que fazer, o que pode estar causando esse aquecimento? É normal?

Postado
3 horas atrás, Vitchole disse:

trocando de gabinete também

Bom dia @Vitchole , se tudo estiver encaixado/instalado de maneira correta, a diferença poderia ser justamente o seu gabinete, provavelmente o anterior tinha mais ventilação. Veja se algo está obstruindo alguma passagem de ar (encostado na parede, etc), não ajuda muito mas tira a tampa lateral e veja se a temperatura abaixa.
Obs.: Não use estabilizador, pois estraga a fonte e pode vir a danificar os componentes internos do PC.

• Curtir 1
Postado
50 minutos atrás, Vitchole disse:

Trocar o cooler do processador por um melhor ou até um watercooler diminuiria bem a temperatura?

Sim diminuiria.

50 minutos atrás, Vitchole disse:

mas devo me preocupar?

Se ele está tendo picos de 86º sim, pois pode haver throttling. 

tem quantas fans instaladas?

6 horas atrás, ShiroeAK disse:

tira a tampa lateral e veja se a temperatura abaixa.

fez o teste sem a tampa lateral?

O calor verificou se está bem firme?
Uma duvida que tenho aqui qual era o defeito do gabinete para ter trocado?

Postado

@ShiroeAK bom, fiz o teste de stress sem as duas tampas laterais, e chegou no máximo em 79ºC, no teste em jogo chegou em 74ºC, mas na maioria do tempo fica entre 60 e 70, aumentando cerca de 5ºC com o gabinete fechado, lembrando que chegou na casa dos 80ºC fechado, mas ele não permaneceu nessa temperatura, geralmente sobe e desce. Troquei de gabinete por estética e porque o que tinha estava enferrujando, nele havia 2 fans, nesse novo há 4, duas frontais, uma traseira e uma em cima. Me indica algum WC ou air cooler pra trocar? É significativa a diminuição de temperatura?

Postado

@Vitchole O R3 3200G é uma APU (gpu integrada dentro dele), ele provavelmente está esquentando mais justamente por que não tem uma gpu dedicada, a temperatura dele vi na fabricante é até 95º link (https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-ryzen-3-3200g).
Os programas em segundo plano podem afetar diretamente a temperatura, vá no gerenciador de tarefas (crtl+shift+esc) vá na aba "inicializar" e desabilita o que não usa, depois aperte (Windows+R) e digite na janela que vai abrir "msconfig" vá na aba "serviços" vai ter um quadrado escrito "ocultar todos os serviços da microsoft" marque a caixa, em seguida vai carregar todos os serviços de terceiros, clique no Desativar tudo, depois clique em Aplicar/OK, e vai aparecer um aviso pedindo para reinicializar, de ok. 

E veja se abaixou a temperatura.
Aconselho a fazer um teste com o MSI Afterburner que permite monitorar informações como temperatura e carga durante os jogos, caso ainda não o tenha.

12 horas atrás, Vitchole disse:

Me indica algum WC ou air cooler pra trocar?

WC é mais pra fazer OC.
AC tem Deepcool Gammaxx C40, que é um bom custo beneficio e o Deepcool GAMMAXX GT RGB que é mais eficiente.

*O que pode afetar também é o ambiente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!