Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos, minha questão é a seguinte

Eu sempre tive notebook, e depois de muito tempo juntei dinheiro suficiente pra comprar um computador, e quis comprar algo bom, ele tem uma RTX 2070 Super, Intel Core I5-9600KF, 8GB Ram. porém mesmo com essa configuração consideralmente boa, ainda sofro com muitos drops de fps e problemas de perfomance no geral, já atualizei todos os drivers possiveis, e mesmo assim não mudou muito. Mas pelo que eu percebi, meu pc tem 3 problemas;

1 - Ele esta com aquele famoso 100% de disco o tempo todo, que é possivel resolver colocando o sistema op em um ssd, coisa que eu não tenho no momento.

2 - Ele tem apenas 8gb de ram, que talvez já seja pouco atualmente.

3 - E talvez o mais importante, meu monitor tem apenas 60hz, isso é relativamente pouco para um computador com tal configuração, certo?

Enfim, depois de tudo isso, eu gostaria de uma luz sobre o que poderia estar acarretando esses problemas de performance, drops de fps e etc. 

Perdoem quaisquer erros, eu sou um completo iniciante em computadores.

Minha config completa:

GPU: Gigabyte Geforce RTX 2070 Super 8GB
CPU: Intel Core I5-9600KF
RAM: 8GB
PLACA-MÃE: Asrock Fatal1ty B360M Performance DDR4
PSU: Corsair VS650 80Plus White 650W
HD: Toshiba 2TB Sata III 3.5" 7200RPM

Postado

@GuilhermeGB Então cara, já ouviu falar de Black Desert? estou tendo muita queda de frames nesse jogo, ele roda fluido por um tempo, e do nada o fps cai, e fica caindo o tempo todo a cada 10 segundos, roda fluido, cai, roda fluido e cai. Eu não vou lembrar de outros aqui, porque já testei muitos jogos, mas um deles também foi o Fortnite, e meu pc tem condições acima da recomendada pra rodar Fortnite, mesmo assim acontece a mesma coisa que no Black Desert.

• Membro VIP
Postado

Junte 8 GB de ram com um um HD convencional e temos a receita do desastre. A primeira coisa é colocar um SSD no sistema.
Depois compre mais 8GB de RAM. Mas faça nessa ordem.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Lucas88 disse:

@GuilhermeGB Então cara, já ouviu falar de Black Desert? estou tendo muita queda de frames nesse jogo, ele roda fluido por um tempo, e do nada o fps cai, e fica caindo o tempo todo a cada 10 segundos, roda fluido, cai, roda fluido e cai. Eu não vou lembrar de outros aqui, porque já testei muitos jogos, mas um deles também foi o Fortnite, e meu pc tem condições acima da recomendada pra rodar Fortnite, mesmo assim acontece a mesma coisa que no Black Desert.

Como estão as temperaturas do seu PC? Usa muitos aplicativos em segundo plano? 8GB não devem ser problemas para esses jogos, desde que seu PC não tenha muita coisa aberta. Verifique o uso da RAM, CPU, GPU e as temperaturas durante o jogo com o MSI Afterburner (se ainda não usa).

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, Lucas88 disse:

1 - Ele esta com aquele famoso 100% de disco o tempo todo, que é possivel resolver colocando o sistema op em um ssd, coisa que eu não tenho no momento.

Eis a solução.

Spoiler

2 - Ele tem apenas 8gb de ram, que talvez já seja pouco atualmente.

Talvez não, 8GB já é pouco pra configurações mais fracas, quem dirá pra rodar junto de uma 2070, fora a falta do dual channel que prejudica demais jogos competitivos e de mundo aberto.

Mais 8GB de memória ai é quase que obrigatório.

3 - E talvez o mais importante, meu monitor tem apenas 60hz, isso é relativamente pouco para um computador com tal configuração, certo?

O monitor não interfere em absolutamente nada no desempenho da configuração.
A questão no caso é, se a resolução nativa dele for Full Hd, seu setup será muito subutilizado pois tem poder de fogo pra empurrar bem mais que 60, já se for 2.5k ou 4k ai sim casaria muito bem, mesmo sendo 60hz

3 minutos atrás, sdriver disse:

Junte 8 GB de ram com um um HD convencional e temos a receita do desastre. A primeira coisa é colocar um SSD no sistema.
Depois compre mais 8GB de RAM. Mas faça nessa ordem.

Discordo totalmente. SSd não trás desempenho em jogos, logo é irrelevante nesse cenário enquanto o pente de memória é absolutamente necessário.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB As temperaturas estão normais, chegando no máximo em 60 - 62g, não uso aplicativos em segundo plano, eu apenas jogo mesmo

adicionado 1 minuto depois

@NIGHT FALL Você acha que colocando 16gb de ram poderia resolver nem que um pouco esses problemas de performance? e no caso, o que é dual channel que você fala?

• Membro VIP
Postado
agora, NIGHT FALL disse:

Discordo totalmente. SSd não trás desempenho em jogos, logo é irrelevante nesse cenário enquanto o pente de memória é absolutamente necessário.

Depende muito do que se está jogando. De nada adianta ter 8GB de Vram se quando o jogo pede para carregar mais texturas, ele vier de um HD lento. A grande maioria dos jogos tem suas regras de carregamento de dados definidas por parâmetros padrão. Em determinado ponto do jogo, carregar mais dados do mapa e se o HD não entrega esses dados em tempo hábil, o sistema tem travamentos que indempem da quantidade de ram no sistema, pois o jogo diz pra carregar até o ponto X do mapa.

Adicionar um SSD ao PC deixa o sistema como um todo mais responsivo e a grande maioria dos usuários ficam muito maravilhados ao terem um HD substituído por um SSD do que ao adicionar mais RAM. Falo isso  do ponto de vista de gestor de infra, com dezenas de casos onde foi feito as 2 alterações e sempre os usuarios com SSD se mostraram mais satisfeitos com o resultado do que os que ganharam RAM extra.

Mas como todo mundo salientou, colocar mais 8GB de RAM é indispensável para garantir um sistema estável. 

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, Lucas88 disse:

@GuilhermeGB As temperaturas estão normais, chegando no máximo em 60 - 62g, não uso aplicativos em segundo plano, eu apenas jogo mesmo

adicionado 1 minuto depois

@NIGHT FALL Você acha que colocando 16gb de ram poderia resolver nem que um pouco esses problemas de performance? e no caso, o que é dual channel que você fala?

Dual channel é um recurso nativos das placas mãe onde colocando 2 pentes de memória corretamente dispostos a largura de banda é dobrada. Simplificando, isso maximiza e aumenta a quantidade de informação que trafega entre processador e memória molhando não apenas as máximas mas evitando essas quedas bruscas que ocorrem em momentos de maior frenesi nos jogos.

Segue teste single channel (8gb) x dual channel (2x8)

Spoiler

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!