Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações para diminuir a temperatura do computador


Posts recomendados

Olá, pessoal do clube, agradeço desde já pela atenção. Então, tenho um computador que comprei na pichau vai fazer uns 7 meses com as seguintes configurações: I3-9100f, RX 580 MSI Armor(a versão sem backplate, 912-V341-284), ASRock H310CM-HG4(essa placa-mãe me preocupa um pouco) Team Group T-Force Vulcan 8gb, 2666mhz, SSD Lexar 480GB, fonte KCAS 500w e um gabinete pichau gaming Hunter RGB. Em alguns jogos mais pesados a temperatura tô processador e da placa de vídeo chegam a 75-80 graus, com o cooler fazendo bastante barulho, que em si não me incomoda, mas me deixa a preocupação de que possa prejudicar as peças. Há algo que eu poderia fazer para abaixar a temperatura desses componentes? Uma foto do gabinete fechado, me desculpem pela má qualidade e pelo texto enorme.

IMG_20200716_020115.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, guaxinado disse:

Olá, pessoal do clube, agradeço desde já pela atenção. Então, tenho um computador que comprei na pichau vai fazer uns 7 meses com as seguintes configurações: I3-9100f, RX 580 MSI Armor(a versão sem backplate, 912-V341-284), ASRock H310CM-HG4(essa placa-mãe me preocupa um pouco) Team Group T-Force Vulcan 8gb, 2666mhz, SSD Lexar 480GB, fonte KCAS 500w e um gabinete pichau gaming Hunter RGB. Em alguns jogos mais pesados a temperatura tô processador e da placa de vídeo chegam a 75-80 graus, com o cooler fazendo bastante barulho, que em si não me incomoda, mas me deixa a preocupação de que possa prejudicar as peças. Há algo que eu poderia fazer para abaixar a temperatura desses componentes? Uma foto do gabinete fechado, me desculpem pela má qualidade e pelo texto enorme.

IMG_20200716_020115.jpg

 

Invista num bom air cooler ou water cooler

 

Onde voce mora? a temperatura ambiente afeta na temp também, certifique-se de que os coolers estejam limpos e sem bolotas de poeira também

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, guaxinado disse:

Olá, pessoal do clube, agradeço desde já pela atenção. Então, tenho um computador que comprei na pichau vai fazer uns 7 meses com as seguintes configurações: I3-9100f, RX 580 MSI Armor(a versão sem backplate, 912-V341-284), ASRock H310CM-HG4(essa placa-mãe me preocupa um pouco) Team Group T-Force Vulcan 8gb, 2666mhz, SSD Lexar 480GB, fonte KCAS 500w e um gabinete pichau gaming Hunter RGB. Em alguns jogos mais pesados a temperatura tô processador e da placa de vídeo chegam a 75-80 graus, com o cooler fazendo bastante barulho, que em si não me incomoda, mas me deixa a preocupação de que possa prejudicar as peças. Há algo que eu poderia fazer para abaixar a temperatura desses componentes? Uma foto do gabinete fechado, me desculpem pela má qualidade e pelo texto enorme.

IMG_20200716_020115.jpg

Você pode fazer como eu fiz no meu, com water cooler, porém o radiador que usei, foi um de ar condicionado usado que comprei, ele tem 40cmX20cm, eu instalei ele no sótão, coloquei um motor com ventoinha igual esses de freezer de sorvete de padaria ligado a um dimmer, ele nem precisa ficar ligado rápido, coloca uma bomba 12v, e as mangueiras passei por um conduíte dentro da parede, mas você não precisa instalar no sótão, se você morar em apartamento pode colocar pra fora como se fosse um aparelho de ar condicionado mas muito menor. e aí vai ser só fazer um furo na parede pra passar as mangueiras.

Seu processador vai trabalhar com 25/30ºC kkkkk, no inverno dependendo de onde você mora isso pode abaixar mais ainda.

 

Dissipador water cooler processador (R$ 40,00 Mercado Livre)

Radiador usado ar condicionado de parede (R$ 20,00 ferro velho)

Mangueiras 5/16 - 8 metros ( R$ 18.80 - Loja)

Motor Ventilador (R$ 35,00 Mercado Livre)

Bomba D'agua 12v ($ 1.50 ebay)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Caio Ferreira disse:

@guaxinado teu gabinete parece que é lacrado na parte frontal, além da lateral, e não tem sequer uma fan na parte traseira... é isso mesmo?

Creio que sim, aqui uma imagem completa dele.

2 horas atrás, \Eurico/ disse:

Você pode fazer como eu fiz no meu, com water cooler, porém o radiador que usei, foi um de ar condicionado usado que comprei, ele tem 40cmX20cm, eu instalei ele no sótão, coloquei um motor com ventoinha igual esses de freezer de sorvete de padaria ligado a um dimmer, ele nem precisa ficar ligado rápido, coloca uma bomba 12v, e as mangueiras passei por um conduíte dentro da parede, mas você não precisa instalar no sótão, se você morar em apartamento pode colocar pra fora como se fosse um aparelho de ar condicionado mas muito menor. e aí vai ser só fazer um furo na parede pra passar as mangueiras.

Seu processador vai trabalhar com 25/30ºC kkkkk, no inverno dependendo de onde você mora isso pode abaixar mais ainda.

 

Dissipador water cooler processador (R$ 40,00 Mercado Livre)

Radiador usado ar condicionado de parede (R$ 20,00 ferro velho)

Mangueiras 5/16 - 8 metros ( R$ 18.80 - Loja)

Motor Ventilador (R$ 35,00 Mercado Livre)

Bomba D'agua 12v ($ 1.50 ebay)

A ideia me parece muito interessante, mas me parece um pouco complicada de fazer, não entendi nada kkkkk. Mas 25/30 graus me parece muito tentador, parabéns pela criatividade.

PG-HT01-RGB.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, guaxinado disse:

Creio que sim, aqui uma imagem completa dele.

A ideia me parece muito interessante, mas me parece um pouco complicada de fazer, não entendi nada kkkkk. Mas 25/30 graus me parece muito tentador, parabéns pela criatividade.

PG-HT01-RGB.png

eu to indo dormir agora, amanha vou fazer um post explicando tudo, na realidade é bem simples. e o resultado é mais que satisfatório kkkk. Vou ver se faço um desenho tb, um esquema de montagem e funcionamento, ai todo mundo vai entender com facilidade.

 

boa noite

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, \Eurico/ disse:

eu to indo dormir agora, amanha vou fazer um post explicando tudo, na realidade é bem simples. e o resultado é mais que satisfatório kkkk. Vou ver se faço um desenho tb, um esquema de montagem e funcionamento, ai todo mundo vai entender com facilidade.

 

boa noite

Seria maravilhoso, parece algo muito interessante. 

 

Tenha uma boa noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, guaxinado disse:

Seria maravilhoso, parece algo muito interessante. 

 

Tenha uma boa noite

Bom dia, até a noite vou ver se faço a imagem do esquema.

 

Você vai precisar comprar:

01- radiador grande: ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1566666275-radiador-ar-codicionado-fit-_JM#position=47&type=item&tracking_id=be525595-5738-4c7d-aa2c-49d2740098ec )

 

02- dissipador de processador: ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1250892809-water-cooler-bloco-40mm-aluminio-resfriar-peltier-cpu-block-_JM?quantity=1&variation=39625576329 )

 

03- Ventilador freezer ou similar: ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1298234409-micro-motor-ventilador-importado-bivolt-freeze-balcao-140-_JM?quantity=1&variation=42096407098#position=22&type=item&tracking_id=59934c13-70d0-4541-86ca-ca864b7a38fe )

 

04- Bomba D'agua 12v: ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771916748-micro-bomba-de-agua-12-v-5w-240-lh-_JM?searchVariation=38755239683&quantity=1&variation=38755239683#searchVariation=38755239683&position=2&type=item&tracking_id=903c46e3-5d9b-4abc-9baa-56504bf98a51 )

 

05- Reservatório Líquido Radiador: ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1229594363-vaso-de-expansao-do-radiador-gol-1999-a-2014-5x0121407-_JM?quantity=1#position=14&type=item&tracking_id=9edb5922-1c51-461d-8fdf-1952e2a2eac6 )

 

06- Dimmer p/ Ventilador: ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1149792034-dimmer-dimer-bivolt-1000w-220v-500w-127v-seladora-_JM?quantity=1#position=28&type=item&tracking_id=d705b2d7-9c54-4865-9ef2-a06e8358f7fd )

 

07- Líquido Radiador: ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1201957565-aditivo-radiador-paraflu-concentrado-rosa-1-litro-original-_JM?quantity=1#position=4&type=item&tracking_id=10a65139-3b3f-4ff2-915d-8cacca7d9eef )

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

São essas coisas aí que você vai precisar!

Até a noite vou fazer o desenho de ligação.

Mas é bem simples, você vai conectar as mangueiras no dissipador do processador, e levar elas até o local que você vai instalar o radiador, faz o suporte dele, aparafusa no chão da laje no sótão ou na parede externa na frente da sua janela por exemplo. O ventilador você coloca sobrando no radiador, o tanque do radiador você pode montar ou do lado do radiador, ou do ldo do CPU. Aqui eu coloquei uma bomba d'agua sendo tocada pelo motor do ventilador, mas aí ja é mais complexo fazer, o simples é colocar essa bomba 12v dentro do cpu ligada em uma das saídas do dissipador do processador. Por exemplo se o sistema que você montou precisar de 1 litro de água, você coloca 300ML do líquido de radiador e 700ml de água.

O ventilador você liga junto com o filtro de linha, aqui eu coloquei um relé automotivo 12v ligado na fonte do pc, ai ligou o pc ele já aciona o ventilador, e o dimmer (regulador de velocidade) você ajusta conforme precisar, se aí for clima mais frio ou ventar muito, pode deixar o ventilador girando devagar, e se for muito quente e sem vento coloca ele girando mais rápido.

Quanto maior o radiador que você colocar mais frio vai ficar o processador.

O reservatório do radiador, você coloca na mangueira de retorno, porque aí o líquido vai sair do processador, passar pela bomba, e vai pro radiador, quando ele sair do radiador ele passa no reservatório, e do reservatório volta pro processador.

 

Vou arrumar um tempo e ate a noite faço o desenho e posto aqui.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/07/2020 às 01:56, guaxinado disse:

Creio que sim, aqui uma imagem completa dele.

A ideia me parece muito interessante, mas me parece um pouco complicada de fazer, não entendi nada kkkkk. Mas 25/30 graus me parece muito tentador, parabéns pela criatividade.

PG-HT01-RGB.png

Veja se esse esquema ficou legal, se da pra entender tudo.

Diagrama Watercooler.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!