Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, primeiramente Bom dia/Boa Tarde/ Boa noite, tenho um pc de mais ou menos 3 anos com as seguintes configurações:

Placa-mãe MSI H110M pro-vh plus

Processador I3-7100

Fonte AeroCool KCAs 500W

Placa de Vídeo GTX 1060 3gb Galax

SSD KINGSTON 240gb

HD 1TB Toshiba

8 GB ram DDR4 ADATA

Meu pc sempre funcionou muito bem, no entanto,ultimamente ele vem desligando do nada, sempre usei o pc pra jogar e há um ano atrás venho usando-o para programar também (Faço faculdade de Ciências da Computação). Nunca troquei nenhuma peça desde que eu comprei (apenas adicionei o SSD que comprei depois), nunca troquei a pasta térmica do processador, e todo mês eu limpo para tirar a poeira dos componentes. Voltando ao assunto principal... Meu pc anda desligando muito, sem motivo nenhum, não tem hora certa para desligar, tem vezes que ele passa o dia todo liga e tem vezes que não passa nem 10 minutos ligado. Sempre que ele desliga, demora uns 2 segundos e liga novamente. Já pensei que pode ser o cabo 12v, a placa-mãe, fonte ou hd, porém não consegui achar o problema ainda. Caso alguém possa ajudar, agradeço muito!

Postado
18 minutos atrás, José Fábio Guimarães disse:

nunca troquei a pasta térmica do processador

Acho que ta na hora então. Pasta térmica dependendo da qualidade deve ser trocada ao menos a cadas 6 meses.

Visto o relato de que esse problema começou a aparecer recentemente é provável que tenha relação com superaquecimento.

Antes de mais nada verifique as temperaturas do hardware. Recomendo uso do app Hwinfo.

• Amei 1
Postado

@José Fábio Guimarães Temperaturas podem ocasionar desligamentos, mas geralmente causam thermal throtling antes (lentidão). Se suas temperaturas não estiverem altas (acima de 70º na hora do desligamento súbito), então o problema está em outro lugar. Sua fonte é intermediária para ruim, e já vi muitas abrirem o bico prematuramente por causa da baixa qualidade de fabricação. Como seu problema é justamente indicativo de desligamento, esse seria o primeiro componente que tentaria testar.

adicionado 2 minutos depois

@NIGHT FALL Discordo meu caro. Pasta térmica a cada 6 meses é um exagero. Se a original for de qualidade, dura seguramente por dois anos ou mais sem precisar ser substituída. Se for implastec, que nem é própria para CPU, aí eu concordo que em 6 meses estará ressecada e quebrada.

Via de regra, se não há sinal de superaquecimento, jamais recomendo que a pasta seja substituída simplesmente porque cada vez que se desinstala e reinstala o cooler estamos colocando stress sobre componentes, fora que estamos aumentando a chance de erro humano, onde um simples pino amassado na MB ou CPU pode sacrificar um componente inteiro.

56 minutos atrás, José Fábio Guimarães disse:

Sempre que ele desliga, demora uns 2 segundos e liga novamente. Já pensei que pode ser o cabo 12v, a placa-mãe, fonte ou hd, porém não consegui achar o problema ainda. Caso alguém possa ajudar, agradeço muito!

Teste outra fonte. Se quiser, pode testar a sua também ligando ela fora do gabinete. Testá-la sozinha não via te dar certeza, pois ela pode estar desligando apenas depois de aquecer algum componente sob load (mesmo que não ocorra exatamente durante o load). O ideal é pegar outra emprestada.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
54 minutos atrás, José Fábio Guimarães disse:

Fonte AeroCool KCAs 500W

Queria começar daqui, essa fonte é MUITO ruim, a construção dela é ridícula, uma verdadeira bomba. Se possível troque por uma fonte confiável, nunca economize em fontes, elas são o que alimenta seu setup, fontes genéricas e ruins como essas além de causar problemas podem queimar e levar componentes juntos. Por um preço parecido você consegue uma fonte de boa qualidade, como a Pichau Nidus 500W e a PCYes Electro V2.

• Amei 1
Postado
13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@NIGHT FALL Discordo meu caro. Pasta térmica a cada 6 meses é um exagero. Se a original for de qualidade, dura seguramente por dois anos ou mais sem precisar ser substituída. Se for implastec, que nem é própria para CPU, aí eu concordo que em 6 meses estará ressecada e quebrada.

@WOZ Dods Concordo plenamente contigo, justamente por isso que disse que depende da qualidade da pasta. 😉😉

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@NIGHT FALL Tens razão. As pastas originais antigas ressecavam antes de passar um ano. Lembro da época dos dual core que pegava pastas quebradas e gerando superaquecimento antes de vencer a garantia. Hoje não vejo mais isso com pastas originais de boas marcas (Intel, AMD, CM, DC, AC, TT, etc.). Agora, tem tanta marca xing ling por aí...

• Amei 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Bom, olá novamente, essa é a segunda vez que eu faço um post no fórum, meu post anterior foi sobre um problema que meu PC tinha/tem. Para ser breve, meu PC ligava e desligava do nada, tinha vezes que ele durava 10 minutos, 1 dia ou desligava assim que eu apertava em iniciar. 

Li alguns comentários sobre o que possivelmente era, alguns apontavam a fonte outros falavam que era a pasta térmica. Infelizmente não consegui testar outra fonte ou trocar pasta térmica, primeiramente porque onde eu moro não tem uma loja que venda esse tipo de peças e pra comprar na internet é bem complicado porque demora muito e tal (e também porque minha situação tá um pouco apertada).

Configs do PC:

Placa-mãe MSI H110M pro-vh plus

Processador I3-7100

Fonte AeroCool KCAs 500W

Placa de Vídeo GTX 1060 3gb Galax

SSD KINGSTON 240gb

HD 1TB Toshiba

8 GB ram DDR4 ADATA

Bom, me ocorreu de agora pouco meu PC desligar novamente do nada (como já me acontecia) e ligar novamente, sendo que dessa vez não deu imagem e nem ligou a led do mouse( que pra mim é o maior indicativo que ele está ligando). No momento estou tentando ligar, ele liga, roda os fans porém não dá nenhuma imagem! (Já verifiquei e está tudo perfeitamente conectado).

Preciso de ajuda, principalmente que esse computador é o que me ajuda a ganhar um dinheiro. 

Desculpe-me por essa carta, mas eu precisava explicar o que estava acontecendo! Desde já, agradeço todas as respostas!

Postado
12 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@José Fábio Guimarães Teste com o minimo de componentes possivel, retire a placa de video, teste com apenas 1 memoria de cada vez caso tenha 2 módulos, alterne os slots e faça um reset de bios.

Tirei um slot de memória RAM e alternei entre os dois com uma de cada, tirei a placa de vídeo, teclado,mouse, sdd, HD, resetei a BIOS e infelizmente nada

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...