Ir ao conteúdo

Leitura de cores em fusistor

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Minha dúvida é muito básica, mas não encontrei resposta na internet.

Em uma placa me deparei com um fusistor de cores: laranja laranja dourado dourado e preto. Sei que é de 3R3 com precisão de 5%. 

A última faixa preta é o "CT - coeficiente de temperatura", mas não achei sei valor nas tabelas de cores. Há apenas para castanho, vermelho, laranja e amarelo. 
Qual o valor do preto nessa posição CT ? Seria zero?

Outra dúvida: esse coeficiente de temperatura tem unidade ppm/ºC (partes por milhão por grau centígrado). Sei que é a variação da resistência em função da temperatura do fusistor, mas não entendi o que representa essa unidade. O que não entendi foi o "partes por milhão". Se fosse, por exemplo, 0,01% por ºC ficaria fácil, hehehehe mas não é....

Obrigado,

Jimmy

• Membro VIP
Postado

Nunca vi fusistor colorido. Publica fotos. E sim pra resistor a última faixa usa ser o tal coeficiente mas pra este valor e efeito prático que vislumbro agora é bem reduzido (o efeito prático)

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Obrigado pela resposta!

Segue foto do componente.

Não tenho muita experiência em eletrônica, mas achava que fusistor era todo resistor usado como fusível. Como você disse que fusistores não tem cores, então entendo que são coisas distintas, e que no meu caso era um resistor usado para proteção. Trata-se de uma fonte de lampada tubular de led.

Agora pensando em REsistores:

A) a última faixa relativa a coeficiente de temperatura, quando é preta, que valor representa?

B) esse coeficiente de temperatura tem unidade ppm/ºC (partes por milhão por grau centígrado). Sei que é a variação da resistência em função da temperatura do resistor, mas não entendi o que representa essa unidade. O que não entendi foi o "partes por milhão". Se fosse, por exemplo, 0,01% por ºC ficaria fácil, hehehehe mas não é....

C) no meu caso, a preta é a 5ª faixa, e não a sexta. Logo, concluo que não se trata de CT, correto? Se é então relativa a tolerância, qual o valor de Preto?

Valeu

JImmy

WhatsApp Image 2020-07-29 at 16.17.37.jpeg

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

ProdutoDestaque_12389_orig.jpg

Este foi um fusistor que tive contato. Aquecia, derretia a solda de um terminal sobre pressão mecânica e abria.

O seu é um resistor comum mesmo. Sobre a faixa, difícil saber pois não faz parte do antigo código de cores. Cada fabricante a colore ao seu bel prazer (de novo, por hora ela não é importante... e nunca vi e toquei aplicação prática que fosse). E sim no caso pode ser sim o tal CT pois as 4 faixas já fizeram a composição do valor ôhmico. Se achar que deve, dá uma googlada resistor temperature coefficient code

resistor%20color%20code%20chart.png

e olha sua faixa aí. Só não tenho certeza se é padrão como as 1ªs

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

Ok @Isadora Ferraz, te agradeço pelas explicações.

Procurei no Google sobre essa unidade de coeficiente de temperatura (CT), e resumo abaixo para futuras possíveis consultas.

O CT pode ser dado com base na escala Kelvin de temperatura (ppm/K), Célsius (ppm/ºC) ou outra, sendo essas duas as mais usuais.

PPM significa "partes por milhão", ou seja, funciona como um percentual, porém, se por um lado o percentual é 1/100, o ppm é 1/1.000.000, e é utilizado para expressar relações entre 2 valores de forma mais adequada para valores pequenos (menores dos que os geralmente expressos em percentual).

O fator de transformação entre ppm e percentual é o 10.000 (dez mil). 

Ex1. 12% = 12/100 = 120/1.000 = 1.200/10.000 = 12.000/100.000 = 120.000/1.000.000 = 120.000 ppm

Ex2. 56 ppm = 56/1000000 = 5,6/100000 = 0,56/10000 = 0,056/1000 = 0,0056/100 = 0,0056%

Em outras palavras, para passar de % para ppm multiplique o % por 10.000. Para o inverso, basta dividir.

Creio que o tópico pode ser fechado, mas não sei se eu mesmo fecho, ou se algum moderador.

Jimmy San Juan

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!