Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU não trabalhando a 100%


Posts recomendados

Olá a todos! Estou com o seguinte problema.

 

Primeiramente, minha config:

MOBO: pos ag31ap;

CPU: Core 2 Quad q9400;

GPU: GT 1030 da MSI;

RAM: 4GB ddr2 (2×2GB);

FONTE: 500w da Knup, na real mesmo são uns 300w.

HD: 320GB

 

Quando estou jogando LoL (League of Legends) o fps se mantém nos 70, 80 porém ao monitorar com o Riva Turner vejo que a gpu está nos seus 30, 40% de uso e ao entrar em uma team fight, os frames chegam a cair pra 50 mas logo sobem novamente para os 80, junto com o uso da gpu, de acordo com a demanda. Parece ser algum tipo de modo de gerenciamento inteligente do uso da GPU que procura manter o game na casa dos 80 fps, não sei.

Detalhe que logo quando inicia a partida, ainda na base, após a tela de loading, os frames estão bem altos, da forma como eu gostaria, cerca de uns 110, 130 fps, e o uso da gpu está lá no alto também (uns 90%), mas é só direcionar a câmera pra lane que abaixa tudo de novo.

Temperatura da GPU mal chega nos 50 graus, o uso da CPU fica em média nos 40%, e o uso da RAM fica entre 3 a 3.2 Gigas.

Minha memória RAM é muito pequena (apenas 4GB ddr2 2x2), pensei que o problema poderia ser gargalo nela, mas então por que ao iniciar a partida o GPU usage sobe bastante?

Tenho ciência de que meu setup possue algumas peças antigas porém ele se sai muito bem em alguns games no low, como no Warface, onde roda na casa dos 80 fps a 100% de uso da GPU na resolução nativa do meu monitor (1600×900).

Gostaria de uma ajuda para resolver esse problema.

 

Já fiz:

Gerenciamento de energia está em alto desempenho;

Fps destravado tanto no jogo quanto no painel de controle NVidia;

Minha gpu é nova e está no clock padrão, não fiz overclock.

 

A propósito procuro indicações de placas mãe DDR3 que suportem o meu Core 2 Quad e com um bom custo benefício para fazer um upgrade.

 

Obrigado a todos pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Malvo Ventura Guijarro disse:

Olá a todos! Estou com o seguinte problema.

 

Primeiramente, minha config:

MOBO: pos ag31ap;

CPU: Core 2 Quad q9400;

GPU: GT 1030 da MSI;

RAM: 4GB ddr2 (2×2GB);

FONTE: 500w da Knup, na real mesmo são uns 300w.

HD: 320GB

 

Quando estou jogando LoL (League of Legends) o fps se mantém nos 70, 80 porém ao monitorar com o Riva Turner vejo que a gpu está nos seus 30, 40% de uso e ao entrar em uma team fight, os frames chegam a cair pra 50 mas logo sobem novamente para os 80, junto com o uso da gpu, de acordo com a demanda. Parece ser algum tipo de modo de gerenciamento inteligente do uso da GPU que procura manter o game na casa dos 80 fps, não sei.

Detalhe que logo quando inicia a partida, ainda na base, após a tela de loading, os frames estão bem altos, da forma como eu gostaria, cerca de uns 110, 130 fps, e o uso da gpu está lá no alto também (uns 90%), mas é só direcionar a câmera pra lane que abaixa tudo de novo.

Temperatura da GPU mal chega nos 50 graus, o uso da CPU fica em média nos 40%, e o uso da RAM fica entre 3 a 3.2 Gigas.

Minha memória RAM é muito pequena (apenas 4GB ddr2 2x2), pensei que o problema poderia ser gargalo nela, mas então por que ao iniciar a partida o GPU usage sobe bastante?

Tenho ciência de que meu setup possue algumas peças antigas porém ele se sai muito bem em alguns games no low, como no Warface, onde roda na casa dos 80 fps a 100% de uso da GPU na resolução nativa do meu monitor (1600×900).

 

Já fiz:

Gerenciamento de energia está em alto desempenho;

Fps destravado tanto no jogo quanto no painel de controle NVidia;

Minha gpu é nova e está no clock padrão, não fiz overclock.

 

A propósito procuro indicações de placas mãe DDR3 que suportem o meu Core 2 Quad para fazer um upgrade.

 

Obrigado a todos pela atenção!

Caro @Malvo Ventura Guijarro , muito provável que você esteja sendo limitado pela sua CPU. 

A CPU é responsável por preparar o quadro que será renderizado pela placa de vídeo. Com isso não adianta ter uma RTX 2080 TI com um processador limitado.

Da uma olhada nesse vídeo com alguns exemplos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Malvo Ventura Guijarro disse:

@djfulano Será cara? Mesmo o processador não chegando a 100% de uso?

Durante alguns games FPS, a gpu se mantém nos 100 de uso enquanto que o cpu não chega nem perto disso.

 

É esse o problema. Está subutilizando a placa de vídeo enquanto atola o processador.
Aumente a resolução e a qualidade gráfica que conseguirá mais uso da placa de vídeo e menos carga no processador, isso já deve reduzir essas quedas durante as fights.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Cara vou dar uma olhada nisso aí, não esperava que pudesse ser gargalo no processador. Obrigado pelo toque!

18 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

É esse o problema. Está subutilizando a placa de vídeo enquanto atola o processador.
Aumente a resolução e a qualidade gráfica que conseguirá mais uso da placa de vídeo e menos carga no processador, isso já deve reduzir essas quedas durante as fights.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...