Ir ao conteúdo

Frequências diferentes e latências diferentes

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia! tó pensando em montar um setup no kabum com um ryzen 5 3600, uma placa de vídeo rx 5500 xt, fonte 500w 80 plus, uma placa-mãe asus prime b450m gaming/br , e um hd de interno de 2tb. Já na questão da memória ram eu pretendo comprar duas Memória Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 pra ficar dual channel. Se eu adicionar mais duas memórias de 2400mhz da HyperX Fury, 4GB, 2400MHz, DDR4, CL15, Preto - HX424C15FB3/4 vão todas funcionar em dual channel a 3000mhz pelo xmp 2.0 ou não tem jeito vão todas funcionarem a 2400mhz mesmo se o xmp ficar ativado? e se eu fazer overclock manual vou conseguir estabalizar as de 2400mhz em 3000mhz ou vai dar problemas, erros, tela azul, por exemplo. E na questão das latências iriam trabalhar na cl16 ou cl15? teria como eu setar as latências pra trabalhar na melhor possível? ou também iria ter consequências, erros, tela azul, por exemplo. Me ajudem ai galera!

Postado

Marca e modelo da fonte?

A placa segura bem se não for fazer overclock ou colocar um processador mais forte como Ryzen 7, se for essa a ideia pegue uma placa com melhor construção como a Steel Legend da AsRock.

Dual channel não tem nenhuma relação com XMP, frequência ou latência da memória. Desde que os módulos tenham a mesma capacidade (2x4gb, 4x4gb, 2x8gb, 4x8gb, 2x16gb ou 4x16gb) e estejam corretamente acomodadas o dual channel vai funcionar normalmente.

Se colocar 2x8 + 2x4 vão funcionar em modo Flexchannel, não Dual Channel.

A questão é, você precisa de mais de 16Gb? Porque o ideal ai seria colocar mais 2 módulos de 4Gb.
XMP te permite subir as frequências de forma automática, sem alterar as latências.

Recomendo não mexer nas latências se não sabe o que está fazendo. Altere apenas a frequência se necessário.

Se vai ter erros ou telas azuis é impossível saber, pode funcionar perfeitamente ou pode não estabilizar e precisar de outros ajustes que são bem mais complexos.
O melhor cenário seria comprar mais dois módulos de 4gb cada e subir a frequência delas conforme sua necessidade, de 2400 deve chegar a 3000 sem muito problema, no máximo subindo um pouco as tensões.

Postado

no vídeo da pichau Tudo sobre RAM - Marcas diferentes, frequências e tamanhos. O cara faz dual channel com 2x8gb 3000mhz e 2x4gb 3000mhz e se ativar o xmp 2.0 vão trabalhar todos na mesma frequência e na latência mais lenta. Você mencionou que só é possível fazer dual channel se todos os módulos forem iguais está errado, pode fazer dual channel sim com 2x8gb e 2x4gb. Minha dúvida é se as Memórias Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 e da HyperX Fury, 4GB, 2400MHz, DDR4, CL15, Preto - HX424C15FB3/4 vão funcionar com 3000mhz?

adicionado 3 minutos depois

repare que são 2x8gb a 3000mhz e 2x4gb a 2400mhz, então, eu sei que vão todas funcionarem na frequência e latência da mais lenta no caso a de 2400mhz e cl16. A minha dúvida é se eu ativar o xmp 2.0 consigo 3000mhz ou se não posso fazer OC manualmente pra conseguir os 3000mhz?

adicionado 40 minutos depois

você também sabe me dizer qual é a diferença entre um overclock manual de uma memoria de 2400mhz pra 3000mhz e uma de 3000mhz normal ativando o xmp 2.0? a velocidade vai ser a mesma ou a de 3000mhz ativada xmp 2.0 é melhor? porque se a velocidade for a mesma compensa pegar mais uma de 2400mhz que é mais barata e funciona em 3000mhz

adicionado 56 minutos depois

vamos galera comentem ai!

• Solução
Postado

a única coisa que eu entendi é que é melhor comprar memorias mais idênticas possíveis pra não ter erros.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!