Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Troquei o processador do meu desktop por um Xenon x5450 e apesar de ter iniciado o windows sem pedir para atualizar a BIOS os sensores de temperatura do processador vem mostrando de 60 a 70o sem atividade e ultrapassando 90o apenas por abrir um software qualquer.

Em um teste de stress a máquina desligou sozinha após alguns minutos, provavelmente por ter alcançado limite de temperatura.

A questão é a seguinte, após ter lido vários artigos e postagens pela internet vi que existe a possibilidade dos sensores estarem medindo as temperaturas de forma errada, mostrando temperaturas mais altas do que realmente são, por conta de configurações inadequadas da BIOS.

O problema é que vi tantas informações desencontradas que já não tenho certeza se preciso modificar alguma configuração na BIOS como, por exemplo, os microcodes e as diretivas de gerenciamento de energia como o C1E, o Smart Fan e outras.

Minha mobo é a MSI G41M-S01 MS-7592

Alguém sabe o que devo fazer?

Obrigado.

P_20200724_202238_resize_56.jpg

P_20200724_203000_resize_15.jpg

P_20200724_203007_resize_90.jpg

P_20200725_013311_resize_15.jpg

P_20200725_013321_resize_79.jpg

P_20200725_015731_resize_83.jpg

P_20200725_014854_resize_58.jpg

P_20200725_020004_resize_30.jpg

Postado

Boa tarde. Se já não o tem, deveria adquirir um bom cooler que dissipe os 120W de calor que esse Xeon X5450 produz, isso se o problema for a dissipação de todo esse calor. Tem um outro problema, olhando em fotos, essa placa-mãe possui apenas 3 fases e sem dissipadores, ou seja, suporta cpus de até 95W. Os reguladores da placa-mãe podem estar superaquecendo, e por proteção ela é desligada pra não queimar. Poderia ter adquirido o E5450, que possui TDP de 80W, de certo não teria esses problemas.

Placa-mãe

• Curtir 1
Postado

@Anderson_Júnior boa tarde. Pois é, mas o e5450 novo custa 3x mais. O vendedor garantiu que não teria problema de compatibilidade com a placa-mãe, de qualquer forma ainda tenho alguns dias para decidir se devolvo. Não seria mais em conta trocar a placa-mãe, mesmo que seja um modelo mais antigo, por uma que suporte os 120w TDP do x5450? 

adicionado 9 minutos depois
6 minutos atrás, rhtsouza disse:

@Anderson_Júnior boa tarde. Pois é, mas o e5450 novo custa 3x mais. O vendedor garantiu que não teria problema de compatibilidade com a placa-mãe, de qualquer forma ainda tenho alguns dias para decidir se devolvo. Não seria mais em conta trocar a placa-mãe, mesmo que seja um modelo mais antigo, por uma que suporte os 120w TDP do x5450? 

*Por outro lado vi muitos relatos de gente usando processador de 120 em mobo de 95 TDP + cooler de 130 dizendo que nunca tiveram problemas...

Postado

Usar um processador mais forte do que a placa-mãe suporta não é correto. Vamos pegar o seu caso, sua placa-mãe não possui sequer dissipadores nos transistores. Não dá pra garantir que ela suportará ou não desligará. O problema aí pode ser apenas temperatura, de repente a placa está suportando o tranco. Mas você prefere assim, que o seu equipamento trabalhe num regime além do suportado?   

Não importa muito a configuração dos outros usuários, cada caso é um caso. Talvez a placa-mãe deles possua um VRM de 3 fases que suporte mais corrente, ou talvez possua dissipadores. Se eles querem usar forçando tudo apostando na sorte, boa sorte pra eles, a não ser que você queira assim.

É melhor trocar o processador do que investir numa placa-mãe e cooler. Uma boa opção seria no Aliexpress, preços bem em conta. Evita todo um bolo de problemas. Com certeza não há desse processador novo, isso é papo de vendedor. Querem apenas vender.

Pesquisa E5450

• Curtir 1
Postado

@Anderson_Júnior concordo com você mas não estou podendo gastar no momento. Por outro lado também não estava conseguindo trabalhar com o antigo processador, minha VST performance no DAW (produção de áudio) estava trabalhando sempre no limite e muitas vezes ultrapassando 100% de processamento e travando.

Acredita que a melhor opção seja devolver o x5450 e comprar um e5450 mesmo que seja usado, amigo?

Postado

A não ser que queira gastar num cooler parrudo e arriscar a placa-mãe e o processador junto, acredito sim que se adquirir um E5450 você consiga resolver esses problemas que esta tendo. Não há problema em adquirir esses cpus usados. São retirados de servidores e a vida útil é bastante alta. Muito raro comprar um desse e não funcionar. Já comprei vários outros modelos desse site, todos 100%, se isso te deixar mais tranquilo.

Se optar por esse site, veja os vendedores com mais vendas do produto que quer e as qualificações. Há os comentários de quem comprou também.

• Curtir 1
Postado

Medi a temperatura enquanto deixei fazendo um teste de stress no Pentium e5700 e após mais de 10 minutos em 100% de uso da GPU a temperatura máxima foi de Core#1: 70o e Core#2: 65o. Tomando isso por base, acham que precisarei trocar o cooler da GPU quando instalar o Xeon e5450?

P_20200725_224239_resize_46.jpg

adicionado 4 minutos depois
2 minutos atrás, rhtsouza disse:

Medi a temperatura enquanto deixei fazendo um teste de stress no Pentium e5700 e após mais de 10 minutos em 100% de uso da GPU a temperatura máxima foi de Core#1: 70o e Core#2: 65o. Tomando isso por base, acham que precisarei trocar o cooler da GPU quando instalar o Xeon e5450?

P_20200725_224239_resize_46.jpg

O cooler atual é este

P_20200725_211327_resize_88.jpg

P_20200725_211339_resize_61.jpg

Postado

Boa noite. Esse cooler é suficiente para dissipar calor de até 65 watts, que é o caso desse Pentium E5700. Para um de 80W como o E5450 precisará sim de um outro cooler com mais alumínio e fluxo de ar. Não diga que colocou o X5450 nesse cooler aí? Se sim teve sorte de não queimar tudo... Até quanto pode gastar num cooler novo?

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, Anderson_Júnior disse:

Boa noite. Esse cooler é suficiente para dissipar calor de até 65 watts, que é o caso desse Pentium E5700. Para um de 80W como o E5450 precisará sim de um outro cooler com mais alumínio e fluxo de ar. Não diga que colocou o X5450 nesse cooler aí? Se sim teve sorte de não queimar tudo... Até quanto pode gastar num cooler novo?

Boa noite. Fiz os testes tomando precauções, deixei o gabinete aberto, coloquei um ventilador de 45cm de frente para a mobo e fui acompanhando as temperaturas pelo software da Intel. Pois além de não ter conhecimentos sobre hardware o vendedor garantiu que não teria problema de compatibilidade nenhum, antes de efetuar a compra. No entanto depois que comprei ele mudou o discurso dizendo que precisaria de outro cooler e até teve a pachorra de tentar me vender um cooler. Ou seja, ou ele se confundiu muito ou provavelmente agiu de má fé só pra vender. O pior é que está com qualificação excelente no ML.

Enfim.. acho que preciso equilibrar três fatores: Silêncio (estúdio de áudio), preço e desempenho.

Postado

Pelo Código de Defesa do Consumidor você tem o direito à desistência da compra dentro do prazo de 7 dias após o recebimento do produto.

De qualquer forma não vai escapar de ter que adquirir um novo cooler, já que o que possui será fraco até mesmo para o E5450. No pior das hipóteses, de não conseguir trocar o produto(consiga, pois há o fator placa-mãe), já adquira um suficiente. Irei te recomendar um cooler capaz de dissipar até 130W de calor:

Cooler

Apenas me confirme que a distância entre o processador instalado na placa-mãe e a tampa lateral seja de pelo menos 155mm.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Anderson_Júnior disse:

Pelo Código de Defesa do Consumidor você tem o direito à desistência da compra dentro do prazo de 7 dias após o recebimento do produto.

De qualquer forma não vai escapar de ter que adquirir um novo cooler, já que o que possui será fraco até mesmo para o E5450. No pior das hipóteses, de não conseguir trocar o produto, já adquira um suficiente. Irei te recomendar um cooler capaz de dissipar até 130W de calor:

Cooler

Apenas me confirme que a distância entre o processador instalado na placa-mãe e a tampa lateral seja de pelo menos 155mm.

Aparentemente tem estes 15cm entre a tampa e a gpu...

O cooler que indicou parece ser ótimo, apesar de salgado (50% do preço do processador).

Obrigado novamente, amigo.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Anderson_Júnior disse:

É um cooler que dissipa bastante calor e não é duvidoso. Visto como o preço de muita coisa subiu assustadoramente durante a pandemia e alta do dólar, não está caro. Há modelos que entregam parecido e custam mais.

Um exemplo:

Exemplo

Pois é, tudo muito caro...

Estou vendo um comparativo interessante, aos 14' tem um gráfico que demonstra a superioridade do gammaxx https://youtu.be/3VtJXW7Owg4

adicionado 4 minutos depois

De qualquer forma ainda tenho a dúvida com relação a BIOS, se o microcode atual será apropriado para o e5450... Vi relatos de leitura errada de temperatura por conta de configurações inadequadas na BIOS..

adicionado 29 minutos depois

De qualquer forma ainda tenho a dúvida com relação a BIOS, se o microcode atual será apropriado para o e5450... Vi relatos de leitura errada de temperatura por conta de configurações inadequadas na BIOS..

Estou gostando desta versão menor da deepcool, praticamente 3x mais barato e apropriado para o core 2 quad. Talvez o gammaxx seja um exagero...

https://www.kabum.com.br//produto/59069/cooler-processador-deepcool-ice-edge-mini-fs-v2-0-amd-intel-dp-mch2-iemv2

Postado

Se não escapará do cooler, poderia testá-lo nesse X5450. Percebo uma insegurança e é compreensível. Remete ao trocar o certo pelo duvidoso. Dureza é conseguir fazer isso dentro dos 7 dias. Mas pelas políticas do Mercado Livre você também consegue a devolução dentro do prazo de 30 dias. Olhe lá na compra se consegue fazer isso.

Quanto ao microcode, é pra reconhecer, pois é o mesmo processador com revisão diferente. O "E" indica a versão com TDP de 80W, e o "X" a versão com TDP de 120W.

Aqui

e

Aqui

adicionado 3 minutos depois
36 minutos atrás, rhtsouza disse:

Estou gostando desta versão menor da deepcool, praticamente 3x mais barato e apropriado para o core 2 quad. Talvez o gammaxx seja um exagero...

https://www.kabum.com.br//produto/59069/cooler-processador-deepcool-ice-edge-mini-fs-v2-0-amd-intel-dp-mch2-iemv2

Pois é, mas note claramente que o cooler é muito menor, uma fan de 80mm contra um de 120mm, dois heat pipes(os caninhos de cobre) contra 4, e um dissipador menor também. Não aposto ficha nenhuma que suporte os 130W. Talvez seja o suficiente para os 80W do E5450.

• Curtir 1
Postado

Eu já solicitei procedimento de devolução do x5450 e já comprei o e5450... Ou seja, o cooler será para o TDP 80w. Segundo as especificações do Ice edge mini fs2 ele dá conta do Xeon e5450...

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Anderson_Júnior disse:

Ótimo. Então agora é aguardar.

Apenas garanta pelo menos um fan traseiro ou superior no gabinete para retirar o ar quente de dentro sem ter que não usar tampa lateral e ventilador. :)

Certeza! Sem ventilador e sem tufos de poeira heheh

• Curtir 1
Postado

Eu uso aqui um E5450 numa placa-mãe G41 da Gigabyte que parece possuir 4 fases para o processador e 2 fases para o video integrado. 

Estou usando nele o cooler box do meu antigo Core2Duo, igual esse seu.

A temperatura varia entre 45 graus em iddle até 65-70 graus em testes de estresse...

Obs: eu fiz um undervolt nele de 1.150V para 1.050V sem mexer no clock(3,0Ghz), e com isso consegui baixar em torno de 7-9 graus sem perder desempenho. Antes disso ele chegava a 75-80 graus no teste de estresse do CPU-Z.

Eu tambem instalei os microcodes na BIOS.

• Curtir 1
Postado

@gutopereira seria ótimo não precisar trocar o cooler. Quanto aos microcodes, vi tanta informação desencontrada na internet que já nem sei qual é a forma correta. Sabe dizer onde consigo infos confiáveis para atualizar os microcodes para o e5450? Obrigado

Postado

@rhtsouza Na verdade os microcodes servem para todos os Xeon e não especificamente para um...

Eles são necessarios porque os Xeon são processadores para a plataforma LGA 771 e a nossa placa-mãe é LGA 775.

Esses Xeon vendidos no mercado livre ou aliexpress são quase todos já adaptados para encaixar no socket LGA 775, porém a BIOS de nossas placas não irá reconhecer ele corretamente, por isso que há a necessidade de editar a BIOS inserindo os "códigos" dos processadores xeon(microcodes). 

Ao não atualizar a BIOS, a sua placa-mãe pode até conseguir dar boot no computador porque o Xeon é praticamente o mesmo processador que o Core2Quad, mas alguns erros ou perda de desempenho pode ocorrer, então o certo é usar os microcodes.

No youtube voce deve conseguir encontrar tutoriais sobre a atualização da BIOS com os microcodes...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...