Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fiz uma medição com o alicate amperímetro Minipa ET-3200B, da corrente nominal apenas da torre do meu computador, ficando todo o restante de fora.
O resultado foi esse da imagem, na torre tem fonte de 600 W dizem real (Corsair), processador Ryzen 9 TDP 90 W, placa-mãe, placa de vídeo, placa controladora off board, 6 hds mecânicos, 1 ssd, 1 ventoinha de 200 mm e 3 de 120 mm, além de dois drivers de blu ray (gravador) e um de Dvd (gravador), além de mouse ótico e teclado.
Obs: Usei a escala de 20 A

Resultado do calculador on line:

n6jxtnV.jpg

Resultado da medição:

n2lcvVx.jpg

Fiz essa "extensão" para poder medir:

3YJIGmi.jpg

Na segunda medição, acrescentei um monitor de 40", um player de blu ray de mesa Sony, 3 hds externos com suas fontes de alimentação e um hd alimentado por usb, além do Filtro De Linha Bivolt Upsai 6 Tomadas e fiz a medição a partir do filtro de linha:

yXK1VIV.jpg

A máquina de lavar de 11 Kg fica ligada no mesmo circuito do computador, isso já faz 16 anos, e mesmo ela (máquina de lavar) funcionando não tem qualquer problema com o pc, funciona sem susto, desarme ou qualquer coisa.

cWDEC9H.jpg

Tudo isso porque eu queria ter uma ideia real da coisa, vejo pessoas recomendando fontes de grande potência, e como montei um pc com um i7-4770, placa-mãe Asus B85M-G; com 1 ssd ; 4 GB DDR-3 e um driver de dvd e queria colocar uma fonte adequada, nem fraca nem potênte além da necessidade, pensei na Corsair CX-450 o problema é que essas fontes tem os conectores vinculado a potência, quanto mais potênte mais conector tem.....mas quem está certo, o calculador on line ou o medidor?

• Membro VIP
Postado

Se a medida da corrente foi de 0,74 Amperes a potência total exigida pela fonte foi de apenas 0,74A x 220V = 163 Watts exigidos da tomada da parede. Seu PC nessa hora deve estar pedindo coisa de 163 Watts x 0,80 = 130 Watts e, pela eficiência da fonte os demais 33 Watts são colocados fora sob a forma de calor, pela fonte, em sua maior parte.

Essa seria a medida de potência demandada pelo PC, que imagino ser bastante fidedigna e coerente.  Se nessa hora exercitares seu PC com alguma coisa bem pesada rodando verás que essa potência sobe bastante, dobra ou triplica com certeza.  O site por sua vez calcula a demanda de toda a sua config quando solicitada ao máximo e não em repouso.

De modo que as medidas ou avaliações não são, de modo algum, comparáveis.

• Curtir 4
Postado
1 hora atrás, faller disse:

Se a medida da corrente foi de 0,74 Amperes a potência total exigida pela fonte foi de apenas 0,74A x 220V = 163 Watts exigidos da tomada da parede. Seu PC nessa hora deve estar pedindo coisa de 163 Watts x 0,80 = 130 Watts e, pela eficiência da fonte os demais 33 Watts são colocados fora sob a forma de calor, pela fonte, em sua maior parte.

Essa seria a medida de potência demandada pelo PC, que imagino ser bastante fidedigna e coerente.  Se nessa hora exercitares seu PC com alguma coisa bem pesada rodando verás que essa potência sobe bastante, dobra ou triplica com certeza.  O site por sua vez calcula a demanda de toda a sua config quando solicitada ao máximo e não em repouso.

De modo que as medidas ou avaliações não são, de modo algum, comparáveis.

Não me atentei a esse detalhe, medição em vazio é diferente da efetuada com carga, assim como um carro ligado, parado, em ponto morto, o consumo por litro litro/hora será mínimo se comparar a quando esse carro começar a andar, ai a coisa aumenta consideravelmente...seria mais ou menos assim que se comporta o pc, então a fonte recomendada pelo outervision está correta.

No caso do novo pc, posso me basear então no cálculo dela, bastando apenas alterar os componentes, como serão apenas 4 hds comuns, 1 ssd, 3 ventoinhas, um driver de dvd, teclado e mouse, e recomendou essa abaixo:

mWPAvCt.jpg

• Membro VIP
Postado

Em vez de postar essa imagem que costumas postar, muito melhor é que postes um copiar/colar do link pois ele vai permitir que se analise sua config, bem como conferir se preenchestes corretamente os dados do simulador.

Por exemplo veja ai um exercício de sua config, sem saber de alguns dados..

https://outervision.com/b/9jPL55

Ponha esse endereço num browser e terás todo o teu preenchimento da ferramenta, bem como a chance de editar o mesmo e modificar. Muito melhor...

Desconfio que teu preenchimento de dados possa estar errado...

E lembre-se, a calculadora é uma somadora de demandas de pico e como tal sempre exagera um pouco pois, por exemplo em seu caso, embora tenhas 6 HDs jamais todos os 6 estarão operando simultaneamente em gravação que é a tarefa que talvez mais demande energia. Bem como quando estiver gravando eventualmente toda uma parte matemática de sua CPU não vai estar simultaneamente usando todos seus recursos matemáticos (essa é do tempo em que os PCs tinham coprocessador para cálculo). E assim vai..

Uma (a calculadora) serve para estimar com folga a capacidade final da fonte para determinada config, enquanto as medidas servem ou para aferir ou para monitorar a efetiva potência demandada.

A calculadora não leva em conta a eficiência (ou falta da mesma) de uma fonte, enquanto a medida efetiva considera e mede a demanda que a fonte faz, da tomada, e não o que a fonte entrega ao PC, e, de qualquer modo lembrando sempre que essa demanda é altamente dependente do carregamento momentâneo da máquina.

• Curtir 2
Postado

@faller Cliquei no link indicado e acessei o PSU CALCULATOR PART LIST, abaixo da página tem o EDIT PART LIST IN PSU CALCULATOR, cliquei nele e me remeteu a página inicial, aquela onde se preenche os dados, mas ao clicar após concluir, não aparece esse Psu Calculator Part List, apenas aquela imagem que postei no inicio, cliquei em todos os links existentes no site e não consigo acesso para criar uma Part List nova, como faz para ter acesso a uma "em branco" ou então para editar ela de modo que ao concluir abra outra igual mas com dados diferentes...gostaria imensamente de saber porque não consigo localizar essa função.

Postado

Obs: Esqueci uma informação, como não tem o "editar" então coloco aqui:

Esse site de cálculo de fonte, não tem um campo (pelo menos eu não vi) para air cooler, só water cooler, só esse segundo tipo que gasta energia?

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, misterjohn disse:

Esse site de cálculo de fonte, não tem um campo (pelo menos eu não vi) para air cooler, só water cooler, só esse segundo tipo que gasta energia?

Air cooler é só considerar o fan do mesmo, pois é quem demanda alguma energia. Se seu air cooler tem fan de 12 cm, adicione um fan de 12 cm e só....

Part list vais achar clicando naquele T maiúsculo..

Poderias postar ai o hiperlink (a última letra dos símbolos que estão entre a linha de results e de Load Wattage) da tua config original, aquela que deu 623 Watts como Load Wattage, mas não como imagem e sim como texto....

• Curtir 1
Postado

São duas configurações, a primeira, é a minha de uso constante, está com uma fonte CX-600 Corsair, não sei se atende, pelo menos não deu xabú em nada:

https://outervision.com/b/1IJzwO

Nesse caso, usei o modo básico, mas quando uso o expert colocando até mais coisas como os fans, a coisa diminue:

https://outervision.com/b/ZGy3Gh

A segunda configuração é a que montei com as peças sobrando, atualmente está com uma fonte Thermaltake de 500 W, que já foi retirada de um dos meus pcs por apresentar problemas:

https://outervision.com/b/CCkGG2

Obs: Tenho no momento 3 pcs com fontes Corsair (CX-400, CX-400 e CX-600), sendo que já troquei duas Thermaltake e uma Mymax

• Membro VIP
Postado

A coisa diminui porque você, naquela versão de 473 Watts, esqueceu de colocar placa de vídeo e storage.

Se fizer o preenchimento correto e sem falhas a chance de acertar é bem maior..

• Curtir 1
Postado

Eu decidi para o pc "menor", aquele que tem o i7-4770, por uma fonte Pcyes Eletro V2 White de 450 W, isso depois de ver muitos comentários sobre ela, agora para o pc "maior" só quando precisar, eu pensei em comprar uma que servisse para ele mas instalando no pc com o i7 mas pensei melhor, é besteira, o dia que a Corsair CX-600 der problemas é outra história, além disso ela aguenta bem a configuração e foi adquirida em 2016, portanto livre desse lote que segundo dizem estão explodindo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...