Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wake on Lan não funciona


Posts recomendados

Pessoa boa tarde, sou novo por aqui e estou precisando da ajuda de vocês, problema é o seguinte, eu tenho uma placa-mãe ASUS TUF Z390-PLUS GAMING (atx), e estou tentando ligar o PC através da ALEXA com a skill WOL, porém percebi que quando meu pc desliga a indicação da led de internet desliga junto, já fiz a configuração tanto na bios quanto no windows para ativar o WoL porém mesmo assim o PC não liga, levando em contato que a Alexa ja identificou o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 meses depois...

@Edu Lisboa Qual configuração você fez na BIOS para ativar o WOL? Eu achei em um tópico americano que o WOL já vem ativado por padrão nas placas gigabyte desde que o ErP esteja inativado (tenho uma Z390 PRO WIFI) e minha Alexa não aceita o comando para ligar o computador também.

Você conseguiu resolver? estou com o mesmo problema também e ia publicar aqui e vi seu tópico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso ocorre pelo simples fato de que o Wake On Lan só funciona caso seu PC esteja no modo de suspensão. Caso esteja no modo de hibernação, totalmente desligado ou caso a inicialização rápida estiver ativada, ela não irá funcionar.

 

 É importante entender a diferença entre os modos:

 

- Modo de Hibernação

Salva todo o conteúdo da memória RAM (seus arquivos abertos, a seção atual do Windows) no arquivo hiberfil.sys e desliga totalmente o computador, e assim que ele é ligado novamente, ao invés de iniciar todo o carregamento dos arquivos do sistema operacional, ele carregará tudo o que está salvo no arquivo hiberfil.sys, restaurando a seção exatamente como ela exata no momento em que foi desligado.

Essa opção é útil caso você for deixar o computador desligado por muito tempo e não quer fechar seus documentos abertos.

 

- Modo de suspensão

Mantem todos os arquivos e a seção atual do Windows na memória RAM e coloca o computador em estado máximo de conservação de energia. A memória RAM consome muita pouca energia nesse modo mas ainda está ligada pelo simples fato de que se ela fosse desligada, os dados presentes nela seriam perdidos.

Essa opção é útil caso você esteja viajando com um notebook por exemplo, é muito mais prático usar essa funcionalidade do que desliga-lo e ter que esperar o carregamento do Windows quando for liga-lo novamente.

PS: Alguns alegam que é perigoso usar esse modo porque o HD corre o risco de arranhar devido ao movimento, se referindo a notebooks em caso de uma viagem por exemplo, isso é inverídico pois o HD não fica ligado nesse modo.

 

- Inicialização rápida

Também conhecida como "Suspensão Híbrida", é uma combinação dos dois modos citados acima. Ela coloca todos os arquivos de carregamento do Windows e seus programas/arquivos abertos no disco rígido e na memória RAM, e assim quando o computador for ligado novamente, o carregamento será muito mais rápido. Caso tenha alguma queda de energia e apague os dados da memória RAM, o sistema irá pegar então a cópia que está salva no disco rígido no arquivo hiberfil.sys.

 

A função do Wake On Lan é de "acordar" um computador do estado de baixo consumo de energia.

 

Embora a inicialização rápida também mantenha o computador ligado com baixo consumo de energia, a funcionalidade Wake On Lan funciona apenas no modo de suspensão.

 

Para isso, você precisa ir em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia > Escolher a função dos botões de energia > Mude a opção "Quando eu pressionar o botão de energia" de Desligar para Suspender > Clique em "alterar configurações não disponíveis no momento" > Desmarque a opção Inicialização Rápida > Dê um OK.

 

image.png

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Consegui resolver o meu problema aqui. No meu caso o problema era na própria Alexa, tive que refazer o procedimento 3 vezes para funcionar e sim, só funciona no modo suspensão porém não precisei desativar a inicialização rápida, havia desativado e ativei novamente, testei e continua funcionando! Agradeço pela tópico, eu tinha visto todos esses procedimentos mesmo porém em fóruns americanos e no meu caso, era problema na Echo Dot.

32 minutos atrás, GabrielLV disse:

Isso ocorre pelo simples fato de que o Wake On Lan só funciona caso seu PC esteja no modo de suspensão. Caso esteja no modo de hibernação, totalmente desligado ou caso a inicialização rápida estiver ativada, ela não irá funcionar.

 

 É importante entender a diferença entre os modos:

 

- Modo de Hibernação

Salva todo o conteúdo da memória RAM (seus arquivos abertos, a seção atual do Windows) no arquivo hiberfil.sys e desliga totalmente o computador, e assim que ele é ligado novamente, ao invés de iniciar todo o carregamento dos arquivos do sistema operacional, ele carregará tudo o que está salvo no arquivo hiberfil.sys, restaurando a seção exatamente como ela exata no momento em que foi desligado.

Essa opção é útil caso você for deixar o computador desligado por muito tempo e não quer fechar seus documentos abertos.

 

- Modo de suspensão

Mantem todos os arquivos e a seção atual do Windows na memória RAM e coloca o computador em estado máximo de conservação de energia. A memória RAM consome muita pouca energia nesse modo mas ainda está ligada pelo simples fato de que se ela fosse desligada, os dados presentes nela seriam perdidos.

Essa opção é útil caso você esteja viajando com um notebook por exemplo, é muito mais prático usar essa funcionalidade do que desliga-lo e ter que esperar o carregamento do Windows quando for liga-lo novamente.

PS: Alguns alegam que é perigoso usar esse modo porque o HD corre o risco de arranhar devido ao movimento, se referindo a notebooks em caso de uma viagem por exemplo, isso é inverídico pois o HD não fica ligado nesse modo.

 

- Inicialização rápida

Também conhecida como "Suspensão Híbrida", é uma combinação dos dois modos citados acima. Ela coloca todos os arquivos de carregamento do Windows e seus programas/arquivos abertos no disco rígido e na memória RAM, e assim quando o computador for ligado novamente, o carregamento será muito mais rápido. Caso tenha alguma queda de energia e apague os dados da memória RAM, o sistema irá pegar então a cópia que está salva no disco rígido no arquivo hiberfil.sys.

 

A função do Wake On Lan é de "acordar" um computador do estado de baixo consumo de energia.

 

Embora a inicialização rápida também mantenha o computador ligado com baixo consumo de energia, a funcionalidade Wake On Lan funciona apenas no modo de suspensão.

 

Para isso, você precisa ir em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia > Escolher a função dos botões de energia > Mude a opção "Quando eu pressionar o botão de energia" de Desligar para Suspender > Clique em "alterar configurações não disponíveis no momento" > Desmarque a opção Inicialização Rápida > Dê um OK.

 

image.png

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Bom galera ,es pero ajudar com meu relato sobre Wake On Lan, recurso que uso desde 2000 e bolinha com Windows 7,8 e 10 agora, e já passei por diversos problemas, mas o mais interessante foi o ultimo. O resto já ficou para trás e já ficou obsoleto.

Em fevereiro de 2021 resolvi formatar meu pc, baixei a ultima versão do Win10, fiz substituição de dois ssd da  maquina , fiz instalação UEFI ( antes era BIOS), instalei drivers, etc.

Maquina pronta, fui configurar o WOL. Fiz a ativação do WOL na  BIOS ( ASUS Z97) e no Windows,  reativei meu serviço de  DDNS (NO-IP), configurei meus roteadores como de sempre configurei e foi ai que começou meu problema. Eu sempre conseguia ligar meu PC pelo celular pelo app WOL, mas dessa não rolava.  Toda vez que desligava meu pc, passava um certo tempo, eu não conseguia ligar ele pelo 4G, somente pelo pelo WIFI quando ambos estavam na mesma LAN.

Depois de muito tempo  e até ter comprado um SONOFF pra jampear o botão ON do pc, foi que realmente consegui  fazer funcionar o WOL.  Agora vou falar um pouco como era minha rede em casa:

HGU VIVO FIBRA    -  sempre usei em bridge        

 

DLINK 842 – WAN configurado pra PPPOE com os parâmetro da VIVO,   DHCP ativo  e reserve um  IP para maquina a acordar, DDNS ativo,  porta 9 liberada no IP do PC que se conecta por cabo neste roteador. Rede WIFI “X”

                       

DLINK1360 – este roteador  fica localizado em outra casa ligado por cabo LAN to LAN e não LAN TO WAN, pois aqui tenho uma impressora compartilhada. DHCP desativado  (quem manda IP é 842), nenhuma porta liberada, nenhum pc com WOL. Rede WIFI “Y”

 

Bom era assim que estava configurado e agora esta assim e funcionando.

 

HGU VIVO FIBRA -  sempre usei em bridge e sempre deva ruim, o melhor mesmo é usar como roteador mesmo desligando o sinal WIFI dele, pois quem manda WIFI é o 842. Defini um IP fixo (192.168.15.10) para o 842 que liguei LAN TO WAN e configurei meu DDNS aqui, pois a conexão  externa vem do HGU.

 

 

DLINK842 -  cabo do roteador da Vivo entrando na WAN (LAN TO WAN). WAN configurada com IP fixo 192.168.15.10 e É AQUI QUE ESTA A JOGADA DO NEGOCIO. Quando você configura a WAN, ele te da a opção de CLONAR o MAC ADRESS do pc que esta ligado via cabo, e foi só assim que consegui ligar o pc pelo 4G depois  que formatei. DHCP ativo com  reserva de IP da maquina a acordar, DDNS ativo, liberação da porta 9. Rede WIFI “X”

 

 

 

DLINK1360 – este roteador  fica localizado em outra casa ligado por cabo LAN to LAN e não LAN TO WAN, pois aqui tenho uma impressora compartilhada. DHCP desativado  (quem manda IP é 842), nenhuma porta liberada, nenhum pc com WOL. Rede WIFI “Y”

 Com essa configuração consigo enxergar  todos roteadores de qualquer roteador. Nunca mais tive problema de sinal no meu HGU usando ele no modo roteador e não em bridge e não me arrependo de ter gastado dinheiro com o SONOFF , pois consigo o pc pela também ALEXA e controle RF. Não sei tb por que isso aconteceu com essa nova versão do Win10, a única diferença é q a instalação antiga era BIOS e a nova UEFI.

 

Única desvantagem: só da pra clonar um MAC ADRES, caso a rede tenha mais computadores para ligar. Antigamente eu tinha um TPLink que tinha MAC ADRESS BIDING, se tivesse 10 pc para serem acordados, você consegui ligar os dez de uma vez ou individualmente. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 19/03/2021 às 14:21, Andrelopes86 disse:

Bom galera ,es pero ajudar com meu relato sobre Wake On Lan, recurso que uso desde 2000 e bolinha com Windows 7,8 e 10 agora, e já passei por diversos problemas, mas o mais interessante foi o ultimo. O resto já ficou para trás e já ficou obsoleto.

Em fevereiro de 2021 resolvi formatar meu PC, baixei a ultima versão do Win10, fiz substituição de dois ssd da  maquina , fiz instalação UEFI ( antes era BIOS), instalei drivers, etc.

Maquina pronta, fui configurar o WOL. Fiz a ativação do WOL na  BIOS ( ASUS Z97) e no Windows,  reativei meu serviço de  DDNS (NO-IP), configurei meus roteadores como de sempre configurei e foi ai que começou meu problema. Eu sempre conseguia ligar meu PC pelo celular pelo app WOL, mas dessa não rolava.  Toda vez que desligava meu PC, passava um certo tempo, eu não conseguia ligar ele pelo 4G, somente pelo pelo WIFI quando ambos estavam na mesma LAN.

Depois de muito tempo  e até ter comprado um SONOFF pra jampear o botão ON do PC, foi que realmente consegui  fazer funcionar o WOL.  Agora vou falar um pouco como era minha rede em casa:

HGU VIVO FIBRA    -  sempre usei em bridge        

 

DLINK 842 – WAN configurado pra PPPOE com os parâmetro da VIVO,   DHCP ativo  e reserve um  IP para maquina a acordar, DDNS ativo,  porta 9 liberada no IP do PC que se conecta por cabo neste roteador. Rede WIFI “X”

                       

DLINK1360 – este roteador  fica localizado em outra casa ligado por cabo LAN to LAN e não LAN TO WAN, pois aqui tenho uma impressora compartilhada. DHCP desativado  (quem manda IP é 842), nenhuma porta liberada, nenhum PC com WOL. Rede WIFI “Y”

 

Bom era assim que estava configurado e agora esta assim e funcionando.

 

HGU VIVO FIBRA -  sempre usei em bridge e sempre deva ruim, o melhor mesmo é usar como roteador mesmo desligando o sinal WIFI dele, pois quem manda WIFI é o 842. Defini um IP fixo (192.168.15.10) para o 842 que liguei LAN TO WAN e configurei meu DDNS aqui, pois a conexão  externa vem do HGU.

 

 

DLINK842 -  cabo do roteador da Vivo entrando na WAN (LAN TO WAN). WAN configurada com IP fixo 192.168.15.10 e É AQUI QUE ESTA A JOGADA DO NEGOCIO. Quando você configura a WAN, ele te da a opção de CLONAR o MAC ADRESS do PC que esta ligado via cabo, e foi só assim que consegui ligar o PC pelo 4G depois  que formatei. DHCP ativo com  reserva de IP da maquina a acordar, DDNS ativo, liberação da porta 9. Rede WIFI “X”

 

 

 

DLINK1360 – este roteador  fica localizado em outra casa ligado por cabo LAN to LAN e não LAN TO WAN, pois aqui tenho uma impressora compartilhada. DHCP desativado  (quem manda IP é 842), nenhuma porta liberada, nenhum PC com WOL. Rede WIFI “Y”

 Com essa configuração consigo enxergar  todos roteadores de qualquer roteador. Nunca mais tive problema de sinal no meu HGU usando ele no modo roteador e não em bridge e não me arrependo de ter gastado dinheiro com o SONOFF , pois consigo o PC pela também ALEXA e controle RF. Não sei tb por que isso aconteceu com essa nova versão do Win10, a única diferença é q a instalação antiga era BIOS e a nova UEFI.

 

Única desvantagem: só da pra clonar um MAC ADRES, caso a rede tenha mais computadores para ligar. Antigamente eu tinha um TPLink que tinha MAC ADRESS BIDING, se tivesse 10 PC para serem acordados, você consegui ligar os dez de uma vez ou individualmente. 

 

entao so me tira uma duvida, no caso ficou ligando pelo wol mesmo ou pelo sonoff....cara essa ideia foi genial...vou comprar outro hj ja

valeu demaissssssssssssssssssssssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Benicio

Opa Igor tudo bem??? Entao hoje eu consigo ligar tanto pelo Sonoff, dando comando de voz pra Alexa, ligo tb pelo app WOL no celular, e ainda mantive o botao original que eu fiz uma "jumpeada" com o Sonoff. E minha placa-mãe tb tem um botao de start mas fica dificl, fica muito escondido!!! AS fotos sao do Sonoff, mas esqueci de tirar da parte traseira do PC, mas o sonoff fica ligado em usb da placa-mãe pra alimentacao de energia.IMG-20210204-WA0007.thumb.jpeg.debfc6d01c69e02401939141f53d4088.jpegIMG-20210204-WA0003.thumb.jpeg.8007e128d193fd269cfb83482bc4e8cc.jpeg

IMG-20210204-WA0005.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Andrelopes86 disse:

@Igor Benicio

Opa Igor tudo bem??? Entao hoje eu consigo ligar tanto pelo Sonoff, dando comando de voz pra Alexa, ligo tb pelo app WOL no celular, e ainda mantive o botao original que eu fiz uma "jumpeada" com o Sonoff. E minha placa-mãe tb tem um botao de start mas fica dificl, fica muito escondido!!! AS fotos sao do Sonoff, mas esqueci de tirar da parte traseira do PC, mas o sonoff fica ligado em usb da placa-mãe pra alimentacao de energia.IMG-20210204-WA0007.thumb.jpeg.debfc6d01c69e02401939141f53d4088.jpegIMG-20210204-WA0003.thumb.jpeg.8007e128d193fd269cfb83482bc4e8cc.jpeg

IMG-20210204-WA0005.jpeg

showww, nao havia pensado em ligar ele na placa-mãe nao , ia ligar direto na fonte mas vou olhar bem direitinho esse seu e vou copiar....rsrsrs valeu msmmmm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

@Bruno De Marco Opa Bruno beleza? Cara eu tenho uma placa parecida com a sua... Aorus Z370 Gaming 5... estou tentando de tudo para fazer a Alexa ligar o PC... eu consigo fazer ela desligar, entao isso prova que o MAC ADDRESS está bem configurado, agora não consigo de jeito nenhum fazer ela ligar o PC... consegue me ajudar com isso? Poderia passar as configs da sua BIOS pls? Obrigado desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JJota Fala man, beleza? Eu descobri que o meu problema era a coisa mais besta do mundo, não tinha achado o meu PC através do aplicativo da Amazon Alexa. Eu vi o vídeo desse cara aqui: Como LIGAR O COMPUTADOR pela ALEXA! 100% CERTO! - YouTube do canal do RP Consumer e segui todos os passo a passo e deu tudo certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!