Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador para edição de videos 4k


Posts recomendados

Caros colegas,

Depois de ler vários posts relacionados ao assunto aqui no clube ainda estou com muitas dúvidas.

Tenho um orçamento de cerca de R$ 6.000,00 para montar um desktop (com monitor) para utilizar principalmente o Premiere, Davinci Resolve e After Effects.

Não sou um profissional da área, mas minha esposa e eu estamos iniciando um blog e vamos utilizar muitas imagens de drone (4k) e tb de outras fontes.

Meu laptop frita e desliga no meio dos projetos, não tem como. 

Não preciso da melhor máquina que o dinheiro pode comprar. Quero um monitor bom, grande e confortável.

A velocidade de render não é tão crucial pra mim, mas quero poder usar os timelines sem muita trava e conseguir que a maquina não desligue toda hora em função de superaquecimento e tal.

Se puderem me ajudar com o pacote completo: 

 

PROCESSADOR

RAM

SSDs

HD

PLACA DE VIDEO

MONITOR

FONTE

PLACA-MÃE

GABINETE

COOLER (EXTRA preciso?)

 

Desde já agradeço muito qualquer colaboração

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo Recski Pois bem. Seria interessante que escolhesse o monitor primeiro. Como você vai precisar de uma máquina de bom desempenho para essa atividade, cada centavo que sobrar do monitor será bem empregado. Te ajudo a orçar seu PC, especialmente sabendo os programas que mais uso, mas preciso saber o valor final só para o gabinete para empregá-lo bem.

 

Escolha o monitor. Recomendo LG se quiser custo/benefício, Benq ou Dell se quiser algo de uso profissional. Tente não gastar muito nesse item para que o PC em si tenha bom desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo Recski Se não é monitor Gamer, seria 27 ou 29 polegadas de custo médio/baixo. Recomendo que pesquise na Kabum, Pichau e Terabyteshop por modelos que lhe agradem. Os LG e Samsung (prefiro LG, pessoalmente) costumam ter bom custo/benefício, mas os que são cheios de recursos "gamer" custarão caro. Precisa ter HDMI, se tiver display port ok, mas fora isso todo o resto será opcional. 1 ms de resposta só se você for jogar jogos como prioridade, mesmo vale para altas taxas de atualização.

 

Antes da pandemia um monitor de qualidade custaria menos de 1000 reais, mas agora já não sei. Se encontrar algum modelo especialmente interessante, pesquise também no google shopping o modelo para ver se tem alguma promoção fora dessas lojas, pois periféricos do tipo às vezes saem mais baratos em lojas de departamentos.

 
 

Adiantando minhas recomendações:

 

  • PROCESSADOR: Ryzen 5 3600, 3600X ou Ryzen 7 3700X, dependendo do orçamento
  • RAM: 16 GBs em promoção neste LINK
  • SSDs: Só para o sistema, ou para edição. Essa é uma questão importante, pois para edição você vai precisar investir pesado nesse componente. Se for para o sistema, um M.2 de 240 GBs das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. Pode ser M.2 SATA para baratear e não prejudicar o restante da máquina.
  • HD: Western Digital ou Toshiba, começando com 2TB no mínimo para armazenar os projetos e vídeos.
  • PLACA DE VIDEO: Vai depender. Se seu principal programa de edição for o After Effects, ele vai se beneficiar imensamente do uso de uma GPU com CUDA, como a GTX 1660. Resta saber se uma dessas caberá no orçamento.
  • FONTE: Corsair CX 550W se quiser o básico. Se quiser algo extra durável para deixar seu PC ligado 24 hrs pelos próximos anos, XFX XTR2 550 ou 650W, 80+gold full modular. 
  • PLACA-MÃE: Qualquer uma da lista abaixo, não vai fazer diferença no desempenho nem expansibilidade. Pessoalmente indico a primeira por ser mais barata.
  • Gigabyte AB350M DS3H V2
    Gigabyte B450M DS3H
    Gigabyte B450 Aorus M
    MSI B450M PRO VDH 
    MSI B450 Tomahawk
     
  • GABINETE: Normalmente eu recomendo o corsair carbide spec delta. O problema é que conversão de vídeo é uma das poucas coisas que gera mais aquecimento e stress que jogos. Por isso vou te recomendar os abaixo, em especial os primeiros três que estão com bons preços:
  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One 
    Aerocool Aero One Frost
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Cougar MX330-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24
  • COOLER: Sim, precisará. Para a CPU recomendo o Hyper 212 turbo ou black edition. Para o gabinete, coloque todas e quantas ventoinhas ele suportar (dependendo do que escolher), preferindo sempre as maiores (se suportar 200mm, prefira ela, se suportar 140mm, mesma coisa). O Spec Delta já vem com 4 pré-instaladas, mas os demais vem com 1 normalmente.

Lojas para orçar: Kabum, Pichau e Terabyteshop. Lembrando que estamos com promoção de memória hoje que deixei o link acima.

 

Lembre-se de que para ter esse computador de qualidade você mesmo terá que montá-lo. Não é nada difícil e se nunca o fez já comece a assistir uns vídeos sobre o assunto. Recomendo Tom's Hardware, Anandtech, Gamer's Nexus, guru3d e outros. Cuidado com vídeos amadores, eles ensinam mais como fazer errado do que tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods beleza. Game não é minha praia, então acho que 1ms nem é tão importante. Mas um refresh rate de pelo menos 75hz eu diria. Vou dar uma pesquisada. To querendo fazer um pacotão na Kabum e comprar a vista pra pegar um bom desconto.

 

Achei esses dois na faixa de R$ 1250,00

 

https://www.kabum.com.br/produto/96480/monitor-gamer-acer-led-27-widescreen-full-hd-hdmi-vga-freesync-som-integrado-1ms-kg271-bmiix

https://www.kabum.com.br/produto/107957/monitor-gamer-samsung-led-27-full-hd-hdmi-1ms-ls27e332hzxmzd

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posteriormente, quando seu orçamento ficar mais folgado, recomendo a adição de mais 16 GBs de memória 3200 MHz (2x8GB). Para sua atividade isso vai ajudar.

 

Lembre-se de que se tiver alguma GPU antiga parada, pode usá-la para esse PC. Com isso você terá um tempo bom para esperar o lançamento da próxima geração de GPUs em setembro.

adicionado 1 minuto depois

@Leo Recski 75 Hz vão diminuir o efeito de "vistas cansadas" por períodos prolongados de leitura no monitor. Fora isso, não terá qualquer outro efeito que eu possa me lembrar.

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, Leo Recski disse:

Monitor Gamer. Deve dar para achar algo mais barato com qualidade similar. Tem que pesquisar bastante mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Leo Recski e @WOZ Dods , sou novo aqui no fórum, tomei a liberdade de escrever aqui porque é de meu interesse também, se puderem me ajudar ficarei grato, estou montando um novo desktop que chamei carinhosamente de Dream Machine, é pra edição em 4k(pesada), e transmissão ao vivo em Full HD, montei um orçamento queria uma sugestão dos senhores, até sobre compatibilidade, ou alguma coisa que possa estar faltando. Lembrando tenho um orçamento entre 15-18 mil.

1. Processador Intel Core i9 10900, 2.80GHz (5.20GHz Turbo), 10a Geração, 10-Cores 20-Threads, LGA 1200
2. Water Cooler Cooler Master MasterLiquid Lite
3. placa-mãe Gigabyte Z490M 1.0 Chipset Z490, Intel LGA 1200
4. Placa de Vídeo Gigabyte GeForce RTX 2080 Super Gaming 8gb
5. Suporte para Placa de Video Liketec Nexxus 2

6. 32 gb Memória DDR4 Kingston HyperX Fury , (2x16GB 3200MHz)
7. HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM (quero um 4tb mas não encontrei no site)
8. SSD WD Black SN750, 1TB, M.2 2280, NVMe, Leitura: 3470MBs e Gravação: 3000MBs
9. Adaptador Wireless N USB TP-Link, 300Mbps
10. Gabinete Gamer Corsair Carbide Spec Delta RGB
11. Fonte Corsair VS650 650W, 80 Plus(não tem maior no site)

Orçamento Terabyte R$ 16.036,87

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rudney de Paula Seria ideal que criasse um tópico e nos chamasse nele, basta escrever @ e o nome em seguida, selecionando a pessoa que deseja marcar na lista.

 

Com o valor que pretende desprender, acredito que hajam mais opções interessantes. Insira no seu tópico quais programas usará para edição, pois cada programa pode ter benefícios com hardwares específicos, como o recurso CUDA das GPUs Nvidia, por exemplo. O investimento em SSDs será bem vindo, mas tem que ser dimensionado corretamente, pois apenas um SSD não gerará o ganho de desempenho pretendido. Enfim, crie o tópico e vamos discutindo nele.

adicionado 0 minutos depois

@Rudney de Paula Lembrando que, se você puder fazer a montagem em casa, terá melhores opções de componentes do que se concentrar sua compra em uma única loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @WOZ Dods

Finalizei o orçamento e deu uma boa estourada, mas ainda está dentro eu acredito que posso pagar pra iniciar uma boa máquina.

Fiquei um pouco na dúvida sobre o cooler para o processador, já que o Ryzen 5 3600X, se entendi certo, já vem com um.

Se puderes dar uma avaliada. Basicamente segui tuas dicas.

 

TOTAL – R$ 7602,86

 

PROCESSADOR – Ryzen 5 3600X – R$ 1305,98 (c frete) - LINK

 

RAM – Memória Geil EVO Potenza AMD, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - R$ 583,40 ( c frete) - LINK

 

SSD – SSD WD Green, 480GB, SATA, Leitura 545MB/s, Gravação 430MB/s - WDS480G2G0A – R$ 395,00 - LINK

 

HD – HD Seagate BarraCuda, 4TB, 3.5´, SATA - ST4000DM004 - R$ 670,00 - LINK

 

PLACA DE VIDEO – Placa de Vídeo EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 SC Ultra Gaming 6GB, GDDR5 - 06G-P4-1067-

R$ 1709,00 - LINK

 

MONITOR – Monitor Gamer Full HD LED Samsung 27” LS27E332HZXMZD 1ms 75hz R$ 1033,88 (c frete) - LINK

 

FONTE – Fonte XFX 650W TS 80 Plus Gold P1-650G-TS3X - R$ 664,90 - LINK

 

placa-mãe – Gigabyte AB350M DS3H V2 - R$ 569,90 - LINK

 

GABINETE - Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB, Mid-Tower, 3 Fans, Vidro – R$ 439,90 - LINK

 

COOLER - Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212 Turbo com LED vermelho AMD/Intel - Black Cover RR-212TK-16PR-R1 – R$ 203,90 - LINK

 

Mais uma vez obrigado.

Abraço

Leonardo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Leo Recski disse:

HD – HD Seagate BarraCuda, 4TB, 3.5´, SATA - ST4000DM004 - R$ 670,00 - LINK

Se puder, pegue WD. Mais durável, simples assim.

 

21 horas atrás, Leo Recski disse:

FONTE – Fonte XFX 650W TS 80 Plus Gold P1-650G-TS3X - R$ 664,90 - LINK

Se puder, pegue a XTR2. São ambas boas, mas o fator de a XTR2 ser modular vale cada centavo da diferença, fora que estou usando uma 24 hrs por mais de um ano e nunca vi oscilações... Simplesmente a melhor fonte que temos no mercado hoje que não quebra o banco.

 

De resto, tudo ótimo. O cooler para CPU eu continuo recomendando porque o cooler da AMD, padrão de fábrica, é bom para uso doméstico comum, mas para gamers que passam horas afim estressando o PC, melhor que o cooler seja mais robusto para aumentar a durabilidade da máquina. Assim com fonte e gabinete de qualidade, considere esse Hyper 212 Turbo um investimento na durabilidade do seu PC. Bem como os outros dois componentes citados, durará pela vida útil desse PC inteira, e talvez de mais um ou dois. Não tem como errar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!