Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Black screen apenas em uso leve - será a fonte?


Ir à solução Resolvido por Shanks.,

Posts recomendados

Fala pessoal, estou tentando resolver um problema bem chato que tem ocorrido com o meu PC (configuração listada no perfil). Aleatoriamente, apenas em momentos de uso leve, o PC perde o vídeo e para de responder. Continua ligado, a tela fica preta e nem o teclado responde (o led de Caps e Scroll Lock não acende). O curioso é que isso só ocorre em momentos de uso leve, navegação, ouvindo música. Uma vez, ouvindo música, deu aquele clássico som robotizado antes de dar tela preta. A frequência é bem inconstante, as vezes acontece 2 ou 3 vezes no mesmo dia, as vezes fica duas semanas sem acontecer. O log de eventos do Windows não registra nada além do desligamento inesperado.

Uso OC na CPU (3.975 GHZ / 1.3 V) e memórias (3133 MHz / 1.38 V) e overclock/undervolt na GPU (1380 MHZ / 1.06 V), mas sei que esse não é o problema, primeiro porque as black screens também ocorrem com tudo em stock (estranhamente, talvez até em maior frequência), e segundo porque posso estressar tudo por horas e o PC aguenta normalmente.

Todas as peças são novas, exceto a fonte (XFX XT 500 W), que não é das melhores e já tem 4 anos. O fornecimento de energia elétrica daqui é simplesmente um lixo, todos os dias sinto oscilações na luz, várias vezes por dia.

Será que a fonte é uma boa suspeita? Uso ligada num filtro Clamper. Penso em desembolsar até uns R$ 400~500 numa nova de boa qualidade, mas meu receio é que o problema seja outro e continue ocorrendo. Minha segunda suspeita, talvez tão forte quanto a primeira, é a própria rede elétrica, será que quedas de tensão poderiam provocar esse comportamento, manter o PC ligado, mas levar à perda de vídeo? A casa é alugada e a qualidade da instalação uma incógnita, mas muito provavelmente é precária. Outro fato curioso é que com o note não tenho problemas, mesmo usando sem bateria. Alguém já teve experiência com algum PC com comportamento errático ocasionado pela fonte, mas apenas em uso leve?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Acho muito difícil ser a fonte, se fosse ela deveria desligar em atividades pesadas, e a fonte não é ruim, é fabricada pela Seasonic inclusive. Já fez o procedimento pra testar a saúde do windows? 

https://support.microsoft.com/pt-br/help/929833/use-the-system-file-checker-tool-to-repair-missing-or-corrupted-system

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Shaman93 Acho muito difícil ser a fonte, se fosse ela deveria desligar em atividades pesadas, e a fonte não é ruim, é fabricada pela Seasonic inclusive.

Mesmo depois de 4 anos de uso, tomando vários coices elétricos de uma rede de má qualidade no lombo? Também tem a questão dos verões, aqui no quarto chega a bater uns 40 graus (e não tenho ar condicionado). Ontem deu uma queda de energia braba, de apagar a luz por coisa de 1~1,5 segundo, e o sintoma foi parecido, mas um pouco diferente: primeiro apagou a tela e parou de responder e em seguida reiniciou. Talvez a fonte não seja ruim, mas acho que também não chega a ser boa, certo? 

O TecLab classificou como "Não se trata de um modelo de excelente qualidade, nem se destina a isso, mas sim para o mercado Custo x Benefício de fontes que promovem condições reais para o consumidor."

Nesse ranking do fórum do Linus, tá classificada como Tier D, "recomendada apenas para builds muito baratas", abaixo do Tier C, "recomendada para build com iGPU".

E nessa classificação do GamingScan tá no ranking 5 de 7.

Será que mesmo considerando tudo isso ainda é difícil ser a fonte?

Se não fosse branca, acho que eu já pegaria logo essa Super Flower Leadex (pegaria a de 550 W, mas por 10% de diferença considero que vale a pena ir pra de 650 W), mesmo sendo cara. Mercado de fontes no Brasil é uma tristeza, pessoal prefere uma fonte porcaria marca diabo de 850 W do que uma fonte de qualidade de 500 (muitos compram a bomba e ainda cantam vantagem "HAHA, paguei metado do preço no dobro da potência!!1!")... E a disponibilidade de ofertas se reflete nisso. Queria pegar uma fonte de Tier B+ ou ranking 1~2, mas elas praticamente não existem no mercado.

 

 

1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Já fez o procedimento pra testar a saúde do windows? 

Sim, parece que tudo certo. Mas a essa altura admito que já estou quase formatando o PC pra eliminar qualquer suspeita. Realmente é um comportamento muito estranho só dar pau em carga leve.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Shaman93 disse:

Talvez a fonte não seja ruim, mas acho que também não chega a ser boa, certo? 

É uma fonte honesta, deve se comparar a uma Electro v2 talvez, não vi o projeto interno dela ainda.. Se tivesse uma oscilação brusca na rede seu filtro protege, realmente acho muito difícil ser a fonte, mas não descarto, prefiro pensar em probabilidades. 

Pra mim isso tem cara de Windows, se não tiver muita coisa importante ai eu faria a formatação. Mas antes, teste suas memorias RAM, já vi muito erro bizarro relacionado a elas.

@Shaman93 Ah, eu vi ontem eu acho esse mesmo modelo da Superflower no site da Pichau só que em versão preta sem os RGB, é uma baita fonte.. Se tiver grana manda a ver, outra boa opção é a XPG Core Reactor, que tem 10 anos de garantia.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Shaman93 Ah, eu vi ontem eu acho esse mesmo modelo da Superflower no site da Pichau só que em versão preta sem os RGB, é uma baita fonte.. Se tiver grana manda a ver, outra boa opção é a XPG Core Reactor, que tem 10 anos de garantia.

Valeu pela dica! Dedo tá coçando aqui pra comprar... Agora bate aquela indecisão se pago os R$ ~70 a mais pela 650 W, mesmo sabendo que não uso nem perto dessa potência (pelo menos por enquanto).

Outra coisa que fiquei com pé atrás é em relação a garantia. Sabe se é só 1 ano mesmo, como informa na Pichau? Pelo exterior encontrei gente falando de 5 a 7 anos, mas também não encontrei nada no site oficial da Super Flower. Os 10 anos de garantia da XPG me interessam muito, mas só encontrei no ML por R$ 850.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Shaman93 Deve ser 1 ano mesmo, eu vi os 7 anos de garantia lá fora no exterior, se eu não me engano poderia enviar pra eles a garantia, mas é uma dor de cabeça enorme, essas garantias no exterior.. A XPG tava vendendo na Kabum um dia desses, acho que acabou o estoque. Segue o teste da XPG pela Teclab, fonte monstruosa, chegou até 915W com todas as tensões estáveis e ripple, sem falar no projeto dela só de capacitores japoneses, por isso a confiança na garantia de 10 anos..

@Shaman93 Não acho que valha a pena pagar pela de 650, a não ser que bote uma configuração bem parruda futuramente

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Shaman93 Não acho que valha a pena pagar pela de 650, a não ser que bote uma configuração bem parruda futuramente

Não penso por enquanto, mas cogito colocar uma 2080Ti da vida em alguns anos, quem sabe um Ryzen 9 também. Daí fico inclinado à de 650. Mas essa coisa de 1 ano de garantia, admito, dá uma bela broxada... Não duvido nem um pouco da qualidade da fonte, nas classificações que indiquei ela é Tier A-Rank 1, e até achei que teria que pagar mais por uma fonte do nível ou simplesmente nem encontraria. Mas dá um frio na espinha pensar que posso dar o azarão de ter problema com a fonte em 1 a 2 anos e marchar em quase milão 😫

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!