Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um gabinete Pichau Kronen e tava pensando em comprar um kit fan rgb fru fru daqueles que vem com módulo , porém fico indeciso .. Não quero nada muito caro , porém não quero nada muito ruim também ..

Os kits que me interessaram foi Aigo DR12 Pro RGB Darkflash e o K-mex af-j1225 ..

Algum desses compensa? Ou alguma outra marca e modelo?

Postado

Se deseja algo durável, que não vai ficar zoando sua cabeça com ruído excessivo e não vai morrer de um dia para o outro, compre Deepcool, Aerocool, Cooler Master, Corsair, NZXT, Thermaltake ou Noctua.

Pessoalmente, prefiro hoje comprar coolers normais e fitas de led separadas para enfeitar o gabinete, pois fica bem mais barato. Coloque quantas ventoinhas seu gabinete suportar para aumentar a vida útil do seu PC, coloque as fitas se realmente quiser enfeitar.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods  continuo meio perdido com relação a fans em algumas questões tipo , posso instalar o fan direto na placa-mãe ? Existe algum limite para não sobrecarregar a placa-mãe ? Teria como ligar direto na fonte ou teria que usar um Hub? O consumo dos fans é significativo pra fonte ?

Achei esse fan Noctua - Nf-a14 interessante apesar de ser bem caro ... caso eu compre 2 pra começar , qual procedimento seria feito ? Usar um Hub ? Ligar direto na placa-mãe ou na fonte ? 

Teria algum outro fan de qualidade por um preço um pouco melhor?

Eu realmente sou bem leigo na questão de fans e tô meio perdido ...

Fonte usada: KCAS 500w 

placa-mãe: asus prime b450m-gaming/br

Processador: Ryzen 3 3200g

Memoria: T-force 2x 8GB DDR4 2666mhz

Armazenamento: SSD 240gb   / HD 500gb 7200rpm

Gabinete: Pichau Kronen

Pretendo fazer upgrade então realmente necessito de uma boa refrigeração 

• Curtir 1
Postado

@AlfaGod

Você pode conectar as ventoinhas diretamente na placa-mãe. Como as placas mãe geralmente tem dois, no máximo três conectores para ventoinhas, você terá que conectar os excedentes diretamente na fonte. A maioria das ventoinhas de qualidade já vem com o adaptador para molex, mas vale conferir na descrição do modelo escolhido.

Algumas pessoas usam divisores (splitters) na conexão da placa-mãe para ligar mais de uma ventoinha em cada saída, mas eu pessoalmente não uso e não recomendo. Se você sobrecarregar a saída poderá acabar com ventoinhas rodando a baixas velocidades ou completamente paradas, ou pior, queimar a controladora delas ou as saídas da placa-mãe se a saída for sobrecarregada. Já vi casos de saídas queimarem e de placas mãe que pararam de funcionar por causa desse tipo de sobrecarga e não acho que justifique.

A vantagem de ligar na MB é unicamente de poder controlar as velocidades, mas se você utilizar ventoinhas de baixa velocidade ou de baixo ruído, poderá deixa-las rodando na velocidade máxima por muitos anos sem nunca se incomodar. É imprescindível escolher ventoinhas de boas marcas (como as que citei), pois boas ventoinhas duram a vida inteira do PC sem lhe trazer dores de cabeça, enquanto as ruins duram pouco e acabam apresentando problemas precocemente, como ruído excessivo ou falha.

Sobre o modelo da Noctua que escolheu, só encontrei a preços extremamente elevados. Produtos da Noctua no Brasil costumam custar muito mais do que fora, pois aparentemente eles não tem boa representação comercial aqui.

Recomendo que procure das outras marcas que citei. Um preço justo por uma ventoinha de 140 mm de qualidade é de até 60 reais. Abaixo disso você encontrará modelos de 40 reais de ótima qualidade, mas se for com RGB o preço pode subir consideravelmente.

Não recomendo a instalação de uma ou duas ventoinhas caras, pois elas serem de altíssima qualidade não vai aumentar em nenhum aspecto a qualidade de seu arrefecimento. É mais interessante pegar várias de boa qualidade do que uma ou duas excelentes. Afinal, são apenas ventoinhas.

Com o valor dessas noctua eu investiria em outras coisas mais importantes, inclusive o gabinete que no seu caso é mediano (na minha opinião).

Com esta busca da Kabum, você tem modelos da Deepcool de boa qualidade custando 43 reais: Ventoinhas 140 mm Kabum

Vale sempre pesquisar em outras lojas como pichau e terabyteshop também. Por vezes pode-se encontrar bons preços no mercado livre, se o vendedor for confiável e o frete justo. Nessa mesma pesquisa você pode desmarcar 140mm e marcar 120mm para ver os modelos de 120 que valem a pena, pois filtrei ela por marca e preço.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Com o valor dessas noctua eu investiria em outras coisas mais importantes, inclusive o gabinete que no seu caso é mediano (na minha opinião).

@AlfaGod Retiro o que disse. Estava olhando o modelo do seu gabinete aqui e, apesar de ser fabricado por uma empresa desconhecida e vendido pela Pichau, o gabinete que você tem parece ser decente no quesito ventilação e qualidade de fabricação. Instalar as ventoinhas adicionais provavelmente vai fazer o arrefecimento dele ficar tão bom quanto ficaria com outros mais conhecidos.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!