Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou querendo colocar um WaterCooler da Corsair na minha máquina, e estou em dúvida em alguns pontos, pois nunca usei um WC.

Estou quase escolhendo o WC Corsair H60, porém, um colega disse que já ouviu falar que ele é bem "problemático". Eu não achei nada pesquisando.
Então ele me indicou o H80 V2.

Minha ideia era usar o H60 com apenas um FAN. Ficaria na traseira do gabinete da seguinte forma: Parede do gabinete > Radiador > FAN (puxando o ar para dentro)
Porém tem o H80 V2. Vi que ele usa dois FANs, que ficariam da seguinte forma: Parede do gabinete > FAN (jogando para fora) > Radiado > FAN (puxando para dentro).

Ainda existe um fato que não sei se impacta, que é minha placa-mãe, não sei se tem suporte, ou se isso nem existe, enfim... Segue a configuração:

MOBO: ASUS B450 PRIM
CPU: AMD RYZEN 5 3600

Desculpem se ficou confuso. Como eu disse, sou leigo em WC.
Agradeço desde já a atenção de todos.
Forte abraço!

Postado

Qual o orçamento? WCs de 120 mm, em geral, não valem a pena. Têm desempenho similar a air coolers bem mais baratos, mas durabilidade menor. Ou, alternativamente, desempenho inferior a air coolers de preço semelhante. Se eu fosse você, pegaria um de 240~360 mm, ou ficaria com air cooler mesmo. 

Pra se orientar na escolha: https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/

Postado
14 minutos atrás, Shaman93 disse:

Qual o orçamento? WCs de 120 mm, em geral, não valem a pena. Têm desempenho similar a air coolers bem mais baratos, mas durabilidade menor. Ou, alternativamente, desempenho inferior a air coolers de preço semelhante. Se eu fosse você, pegaria um de 240~360 mm, ou ficaria com air cooler mesmo. 

Pra se orientar na escolha: https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/

Então... Meu processador ingame hoje bate 80ºC, e fica nessa faixa. (COD: Warzone no máximo, entre outros...)
Minha máquina tem 3x FANs (Corsair SP120mm) na frente puxando para dentro, mas tem dois FANs antigos e não tão bons jogando para fora. 
Então acha que se eu comprar mais 3x FANs para jogar para fora, já vai dar uma melhorada? 

Pois pesquisei, e vi que esse processador é esquentadinho, e se eu pegar um H60 já vai melhorar bastante!

Postado
4 minutos atrás, tspereiraj disse:

Então acha que se eu comprar mais 3x FANs para jogar para fora, já vai dar uma melhorada? 

Acho que não, a não ser que o aquecimento seja de todo o sistema (placa-mãe, placa de vídeo), e não só processador. O H60 é um cooler de Tier 6 e custa quase R$ 500. Em algo como 5~7 anos, são bem altas as chances da bomba já estar falhando e você ter que comprar um cooler novo. Por menos de R$ 150 tem o Gammaxx 400, também de Tier 6 (mesmo desempenho do H60). Em 5~7 anos, na pior das hipóteses, o fan vai estar falhando, e aí você simplesmente troca, custa R$ 30 um novo. O bloco não estraga, a não ser que pegue muita umidade.

Postado
18 minutos atrás, Shaman93 disse:

Acho que não, a não ser que o aquecimento seja de todo o sistema (placa-mãe, placa de vídeo), e não só processador. O H60 é um cooler de Tier 6 e custa quase R$ 500. Em algo como 5~7 anos, são bem altas as chances da bomba já estar falhando e você ter que comprar um cooler novo. Por menos de R$ 150 tem o Gammaxx 400, também de Tier 6 (mesmo desempenho do H60). Em 5~7 anos, na pior das hipóteses, o fan vai estar falhando, e aí você simplesmente troca, custa R$ 30 um novo. O bloco não estraga, a não ser que pegue muita umidade.

A máquina é nova.
E o aquecimento é apenas no processador mesmo.

Vou pesquisar então sobre cooler boxe mesmo

Obrigado! 

Postado

@Shaman93

Opa, eu de novo.

Cara, estou inclinado a comprar um WC mesmo, vi uns testes gringos de temperatura, etc...
Só que eu vou comprar o Corsair H60 mesmo por conta do preço ser menor. Minha dúvida é: Existe a possibilidade da minha placa-mãe não ter suporte para ele? Digo referente ao cooler no processador mesmo.

Abraços.

Postado
1 hora atrás, tspereiraj disse:

Só que eu vou comprar o Corsair H60 mesmo por conta do preço ser menor. Minha dúvida é: Existe a possibilidade da minha placa-mãe não ter suporte para ele? Digo referente ao cooler no processador mesmo.

Não entendi... O H60, de R$ ~500, que vai estragar em ~5 anos, tem performance do Gammaxx 400, de R$ ~150, que pode durar o triplo. Fiquei curioso com esses testes que andou vendo...

Fora ser um cooler bem meia boca, de baixo desempenho (pra R$ 500), baixa durabilidade e superfaturado, não tem nenhum problema de compatibilidade, não.

Postado

@Shaman93 a resposta era mais simples que isso.
Consegui ver aqui. O suporte é AM4 como o da placa-mãe mesmo, fica mais fácil realmente.

Cara, todos os reviews que vi citavam pontos negativos e positivos, dentre os negativos, nenhum deles era a questão da vida útil ser de aproximadamente 5 anos.
E pô amigo, entendo sua preocupação, mas no começo do post já dizia que a escolha estava feita. Só queria tirar dúvidas sobre a instalação. 

Agradeço mesmo assim, abraços.

Postado

Cara, todos os reviews que vi citavam pontos negativos e positivos, dentre os negativos, nenhum deles era a questão da vida útil ser de aproximadamente 5 anos.

Não é uma coisa específica desse cooler da Corsair, mas de WCs AiO em geral. Não a toa a garantia desse modelo é exatamente 5 anos. Mas internacional, boa sorte arcando com os custos de envio, incerteza e tempo de espera. Garantia nacional é 1 ano só. Significa que vai dar problema depois de 5 anos? Claro que não, mas é uma média. Alguns vão durar perto de 10 (mais que isso é muito difícil), mas alguns dão problema em 2, 3 anos. Pode jogar aí 'aio watercooler lifespan' numa busca pra confirmar essa informação. Específico desse cooler, os pontos negativos são que ele é fraco (a lista que te mandei confirma, é classificado como Tier 6 de 9) e caro (o preço confirma, rs).

Se tratando de um loop custom, quando der problema, você troca a bomba. Se tratando de um AiO selado... Toca fora. Ou, na melhor das hipóteses, usa o que ainda prestar (que depois desse tempo vai ser basicamente o radiador, com sorte o bloco) pra montar um custom.

E pô amigo, entendo sua preocupação, mas no começo do post já dizia que a escolha estava feita. Só queria tirar dúvidas sobre a instalação. 

Aqui a gente só pode aconselhar. Meu conselho foi: esse WC é medíocre, o desempenho é similar a de coolers que custam 1/3 do preço. Pra uma diferença que valha a pena em relação a air coolers, deveria olhar WCs com radiador de 240 ou 360 mm. E olha que nesses R$ 500 cabem várias boas opções. Mas é isso aí, por aqui a gente só pode aconselhar. Há pouco ouvi uma frase do Steve Burke (do Gamers Nexus, inclusive avaliando um outro cooler da Corsair) que achei muito boa: "não compre algo pior de propósito". Mas quem decide o que faz com o próprio dinheiro é você.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!