Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600XT + B450M Steel Legend + XPG D41 (2x8) 3600mhz


daredevil_

Posts recomendados

Fala pessoal, tudo certo?

 

Sou bem juvenil com PCs, mas sei o básico (montar, instalar Windows e etc), preciso de ajuda no seguinte caso: Possuo o kit descrito no título (montei a mais ou menos 1 mês), ativei o XMP na BIOS para que as memórias pudessem rodar da sua frequência máxima, porém agora quando a memória está trabalhando nesse perfil (3600), o PC simplesmente reinicia do nada. Na sequência para teste eu alterei o perfil XMP para que elas rodassem em 3200mhz, e até o momento parece estável.

 

Há algum teste que eu possa fazer? Pode ser energia ou algo do tipo (acho estranho pois ambos os perfis trabalham em 1.35v)?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daredevil_ Entenda que XMP (no seu caso DOCP OU EOCP) é um overclock basicamente, porém é automático e geralmente é usado em memórias que são testadas para operar naquela frequência. Não há garantia nenhuma de que funcione e inclusive o uso dessa função viola a garantia dos componentes, salvo engano até da CPU.

 

Enfim, o que muitas pessoas fazem para manter as memórias estáveis quando em XMP/DOCP, é aumentar meio volt na BIOS. Pessoalmente nunca fiz e não faria sem pesquisar antes, pois meu conhecimento em OC é limitado. 

 

Lembre que algumas memórias, mesmo sendo comercializadas como tendo velocidades mais altas, não vão rodar nunca com XMP simplesmente porque a amostra não tem qualidade suficiente. A diferença na qualidade de fabricação (que é um fator arbitrário) entre uma memória e outra é mais que suficiente para impedir o funcionamento correto com esta função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods O que mais achei estranho é o computador ter se mantido estável por um "longo" tempo até começar o problema. Na pesquisa que fiz agora pela manhã vi que algumas pessoas baixaram a tensão de 1.35v para 1.30v nas placas Steel Legend, vou fazer ambos os testes e ver como reage.

 

Valeu pela ajuda amigo! 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daredevil_ Sim, entendo sua indagação, mas isso acontece com usuários constantemente e aconteceu comigo ano passado na minha máquina. No caso da minha a minha placa-mãe nunca mais aceitou dual channel por sinal. Se coloco dual channel ou ligo XMP o sistema simplesmente não inicia. Isso em um PC que rodou por anos sem nunca ter tido problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daredevil_ Cara, se tentou aumentar a tensão e não teve sucesso, provavelmente ou sua memória não teve qualidade de fabricação suficiente, ou sua placa-mãe não está suportando. Não tem muito o que fazer, pois XMP não é garantia, nunca foi, nunca será, de que a memória vai rodar dentro das especificações. Tem gente que dá sorte e funciona de primeira e para sempre, tem gente que não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!