Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Gostaria de tirar uma dúvida aqui. O que acontece é que assim que eu recebi minha placa-mãe Asrock B450M Steel Legend, no caso hoje, fui rápido abrir a caixa e ver se estava "tudo certo", não houve um contato físico direto com as peças da embalagem, visto que todas elas estavam revestidas por sacolas de plástico. Só que, depois de dar uma olhada e perceber que aparentemente tudo estava ok, notei que havia um aviso impresso à caixa do produto (este do anexo abaixo). Então, eu gostaria de saber se corre o risco de eu ter danificado as peças (incluindo a própria placa-mãe) por causa de eletrostática, quais indicativos seriam apresentados caso isso tenha acontecido? Obs: vale lembrar que eu não toquei em nenhuma peça fora do plástico que elas estavam cobertas, todo o contato que tive com elas foi quando elas estavam dentro do plástico.

Abaixo, o meu setup pra quem quiser dar uma olhada:

- Placa-mãe (MOBO): Asrock B450M Steel Legend (já comprei!)
- Processador (CPU): Ryzen 7 2700x (já comprei!)
- Placa de Vídeo (VGA): MSI Geforce GTX 1650 Super Ventus XS OC (já comprei!)
- Fonte (PSU): Cooler Master MWE V2 550W (já comprei!)
- 1 Memória RAM DDR4 1x8 3000MHz (pretendo pegar mais uma pra fazer 2x8GB dual channel): Adata XPG Spectrix D41 TUF RGB (já comprei!)
- SSD: 250GB Crucial MX 500 CT250MX500SSD1
- HD INTERNO 1TB: Seagate Barracuda ST2000DM008
- Cooler: Cooler Box do Ryzen 7 2700x, o AMD Wraith Prism Cooler (já comprei! - vem junto ao processador)
- Gabinete: Pichau Gadit X PGG-X01
- Monitor: AOC 24" 24G2/BK

PERIFÉRICOS
- Teclado Mecânico: Redragon Kumara K552 Switch RED RGB
- Mouse: Redragon M711
- Headset: Redragon Minos H210

FERRAMENTAS NA HORA DA MONTAGEM (QUE SERÁ A PRIMEIRA VEZ NA VIDA, SE EU REALMENTE FOR MONTAR OU PAGAR PRA ISSO)
- Chave Philips
- Pasta Térmica (não sei qual comprar ainda)

Obs: não pretendo fazer overclock em nenhuma peça, vou usar tudo em stock. Fiz esse orçamento antes da pandemia, o total previsto seria de R$ 5.917,03, porém com certeza será maior, pois não atualizei os preços que foram afetados pela pandemia.

20200818_220908.jpg

Postado

@Revolker Se você não tocou em nada fisicamente da placa-mãe, placa de vídeo, pinos do processador e placa de HD/SSD, a chance de dar problema é 0.

Antigamente com peças mais antigas as chances de queimar por energia estática era bem alta, hoje em dia não é tanto assim, mas cuidado nunca é demais.

A placa-mãe tem um plástico anti estático, contanto que você não tirou dali na hora que verificou se estava tudo ok, a chance de problemas é 0, mesmo que tivesse tirado e sem tocar nos chips smd, ou soldas, a chance ainda está em 0.

• Obrigado 1
Postado
agora, Elder Nauvirth disse:

@Revolker Se você não tocou em nada fisicamente da placa-mãe, placa de vídeo, pinos do processador e placa de HD/SSD, a chance de dar problema é 0.

Antigamente com peças mais antigas as chances de queimar por energia estática era bem alta, hoje em dia não é tanto assim, mas cuidado nunca é demais.

A placa-mãe tem um plástico anti estático, contanto que você não tirou dali na hora que verificou se estava tudo ok, a chance de problemas é 0, mesmo que tivesse tirado e sem tocar nos chips smd, ou soldas, a chance ainda está em 0.

Entendo. Aproveitando aqui pra citar a placa de vídeo, quando eu havia recebido ela há 1 mês atrás, eu retirei ela do plástico e toquei nas fans dela. Então pode ter dado algum problema? 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Revolker Fans é plástico.

Plástico não é material condutivo.

Chances em 0.

Ok. Obrigado pela ajuda. Se não for demais, poderia me dizer quais são os componentes de uma peça condutivos e sensíveis à eletrostática? Eu acho que não só toquei nas fans da VGA não kkk, sem contar que eu toquei também na memória RAM (acho que foi nos contatos dela)

Postado

@Revolker

Chance maior, seria pelos conectores, onde a peça é ligada a placa-mãe, pois o resto da placa, geralmente é coberto por algum verniz..

Mas, de forma geral, você precisa fazer MUITO esforço, pra ferrar algo com estática.. Tipo, ficar rolando num capete, com blusa de lã, num dia bem seco.. Aí, você vai e abraça a placa..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Tocar nos contatos ou outro circuito de qualquer componente ai já tem seus riscos.

Antigamente isso era até motivo pra arrancar os cabelos num surto de pânico porque os componentes eram muito mais frágeis e mais vulneráveis do que são hoje; já agora as chances de se queimar algo ou causar danos por estática são menores, mas isso não é motivo pra sair tocando tudo, claro.

De modo geral o que eu posso dizer mesmo é que apesar dos seus inocentes toques, pode ser que tudo esteja normal e funcionando numa boa, porém a certeza mesmo vai vir quando você ligar tudo e testar.

Postado

@Revolker Na memória ram já vi falar muito antigamente para não tocar nos contatos e nos chips.

Na gpu é a mesma coisa, contatos e chips.

placa-mãe é só chip que é soldado, aqueles tipo o chip de áudio que fica ali perto do pci-e.

Só que isso são coisas antigas, tinha mais facilidade de queimar naquela época, hoje em dia não é tão fácil queimar assim.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...