Ir ao conteúdo

Bluetooth sumiu! Gigabyte GA-H97N (1.0) e Windows 10

Ir à solução Resolvido por proteinfolder,

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos.

De um dia para o outro o bluetooth desapareceu do meu sistema. No dia anterior estava normal, no dia seguinte, quando liguei o PC, recebi um aviso de um "Dispositivo USB desconhecido" (sendo que só tenho o dongle do teclado e outro do mouse nessa máquina) e o Bluetooth sumiu do Gerenciador de Dispositivos / Adaptadores de Rede.

Busquei ajuda no Google que me levou a uma página da Microsoft dando algumas dicas que não tiveram nenhum resultado. Fiz a atualização do Windows para a versão mais recente (acho que é a 2004), nada resolveu.

Atualizei a BIOS da placa. Não resolveu.

Entrei em contato com o suporte da Gigabyte, disseram para voltar para a versão 1809 do Windows e instalar o driver Bluetooth do link fornecido. Como eu já havia avançado para a versão 2004, o Windows só retorna para a versão 1909, mesmo assim fiz o procedimento . Na instalação do driver ficou claro que já tinha essa mesma versão, então optei por desinstalar, reiniciar, instalar e reiniciar. Sem resultado.

Segundo a Gigabyte a única coisa que eu poderia fazer seria formatar e reinstalar o Windows a partir de uma imagem com a versão 1809. Bem trabalhoso e eu ainda teria que conseguir esta versão não sei onde.

Alguma outra coisa que eu possa fazer? Alguém com o mesmo tipo de problema?

Grato pela atenção.

Postado

@ursinhomalvado voce fez muito mas faltou fazer coisas mais simples, como verificar se a pilha do mouse/teclado está boa, depois acessar o painel de controle, sistema e ver se havia algum ponto de exclamação amarelo em algum dispositivo, o blueetooth não tem nada a ver com adaptador de rede, isso porque é outro dispositivo.

OyDGyf5.jpg

Veja se tem algo parecido com isso:

Yellow-Exclamation-Point-Error-Device-Ma

• Curtir 1
Postado

@misterjohn  primeiramente, obrigado por responder.

Para eliminar qualquer dúvida, retirei os dois dongles USB do teclado e mouse, liguei um teclado antigo com cabo (que não é USB) e reiniciei o PC. Nada mudou, o dispositivo USB fantasma continua lá. Fiquei apenas com o cabo de energia, hdmi, cabo de rede e antena do Wi-Fi e Bluetooth.

Realmente, na minha cabeça, o Bluetooth ficava dentro de Adaptadores de Rede, me enganei.

Quanto à outros dispositivos com problema no Gerenciador, não tem nada, até porque, quando um dispositivo tem problema, a "árvore" a qual ele pertence já aparece aberta justamente para mostrar que tem treta ali. É o caso do Controlador USB, que já aparece aberto quando abro o Gerenciador de Dispositivos para denunciar o item anômalo.

Gerenciador_de_Dispositivos.jpg

Postado

voce tem o dvd da placa-mãe? Se tiver, clique em cima do dispositivo com a interrogação, depois atualizar driver e de o caminho para o driver de dvd onde está o disco da placa-mãe, abra até a pasta de drivers e clique em ok, se ainda não der certo, o jeito é instalar o Driver Easy ou Easy Driver, sempre confundo, e fazer uma busca para esse dispositivo desconhecido.

Obs> O teclado usa um dongle e o mouse outro? Eu comprei o kit, assim usa um só, mas isso é mera curiosidade, nada a ver com a solução.

Postado

@misterjohn  isso de tentar "atualizar o driver eu também fiz. Apontei para a pasta do driver Bluetooth e a resposta foi que o "melhor" driver já está instalado. Agora que você sugeriu, repeti apontando para a pasta com todos os drivers da placa-mãe, mesmo resultado.

Meu PC é mini ITX, nem cogitei colocar um DVD nele...

Também tentei remover o item USB desconhecido. Ao mandar ele buscar novo hardware ele traz de volta o fantasma.

O dongle é um Logitech, realmente inclui um mouse e um teclado, mas eu uso esse PC na sala e a distância muitas vezes dava problema com o mouse. Me irritei e peguei o outro mouse (também Logitech), Anywhere MX. É mais caro e usa o novo padrão de conexão unificado, o dongle funcionaria com qualquer item Logitech que usa este tipo de conexão, mas o teclado é mais antigo. Resultado: dois dongles!

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
  • Solução
Postado

Então, tenho a mesma placa-mãe e tive o mesmo problema.

Resolvi desligando o PC na fonte (equivale a tirar da tomada) e religando. O bluetooth apareceu de novo e passou a funcionar.

Isso funcionou comigo, possivelmente, porque a bateria da placa-mãe está descarregada. Então foi como dar um clear no BIOS.

Esse problema é muito bizarro... Agora me resta descobrir porque usar um mouse bluetooth causa reboots espontâneos em jogos UWP...

Edit: me registrei só para responder. De tão estranho que é esse problema!

• Curtir 1
Postado

@ursinhomalvado Show, aproveite aí. Se por acaso você encontrar problemas de reboots espontâneos podemos trocar mais idéias.

Acabei de testar aqui: rodando Minecraft para windows 10 usando um mouse bluetooth fica dando reboots até eu fazer o reset do BIOS. Usando um mouse USB não trava...

Postado

@ursinhomalvado

Acabei de testar aqui: rodando Minecraft para windows 10 usando um mouse bluetooth fica dando reboots até eu fazer o reset do BIOS. Usando um mouse USB não trava...

Para os poucos que ainda usam essa placa. Desativar a opção de desligar o adaptador bluetooth para economia de energia nas propriedades do adaptador resolveu o problema dos reboots!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...