Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bluetooth sumiu! Gigabyte GA-H97N (1.0) e Windows 10


Ir à solução Resolvido por proteinfolder,

Posts recomendados

Bom dia amigos.

 

De um dia para o outro o bluetooth desapareceu do meu sistema. No dia anterior estava normal, no dia seguinte, quando liguei o PC, recebi um aviso de um "Dispositivo USB desconhecido" (sendo que só tenho o dongle do teclado e outro do mouse nessa máquina) e o Bluetooth sumiu do Gerenciador de Dispositivos / Adaptadores de Rede.

Busquei ajuda no Google que me levou a uma página da Microsoft dando algumas dicas que não tiveram nenhum resultado. Fiz a atualização do Windows para a versão mais recente (acho que é a 2004), nada resolveu.

Atualizei a BIOS da placa. Não resolveu.

Entrei em contato com o suporte da Gigabyte, disseram para voltar para a versão 1809 do Windows e instalar o driver Bluetooth do link fornecido. Como eu já havia avançado para a versão 2004, o Windows só retorna para a versão 1909, mesmo assim fiz o procedimento . Na instalação do driver ficou claro que já tinha essa mesma versão, então optei por desinstalar, reiniciar, instalar e reiniciar. Sem resultado.

 

Segundo a Gigabyte a única coisa que eu poderia fazer seria formatar e reinstalar o Windows a partir de uma imagem com a versão 1809. Bem trabalhoso e eu ainda teria que conseguir esta versão não sei onde.

 

Alguma outra coisa que eu possa fazer? Alguém com o mesmo tipo de problema?

 

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ursinhomalvado voce fez muito mas faltou fazer coisas mais simples, como verificar se a pilha do mouse/teclado está boa, depois acessar o painel de controle, sistema e ver se havia algum ponto de exclamação amarelo em algum dispositivo, o blueetooth não tem nada a ver com adaptador de rede, isso porque é outro dispositivo.

 

OyDGyf5.jpg

Veja se tem algo parecido com isso:

 

Yellow-Exclamation-Point-Error-Device-Ma

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  primeiramente, obrigado por responder.

 

Para eliminar qualquer dúvida, retirei os dois dongles USB do teclado e mouse, liguei um teclado antigo com cabo (que não é USB) e reiniciei o PC. Nada mudou, o dispositivo USB fantasma continua lá. Fiquei apenas com o cabo de energia, hdmi, cabo de rede e antena do Wi-Fi e Bluetooth.

 

Realmente, na minha cabeça, o Bluetooth ficava dentro de Adaptadores de Rede, me enganei.

 

Quanto à outros dispositivos com problema no Gerenciador, não tem nada, até porque, quando um dispositivo tem problema, a "árvore" a qual ele pertence já aparece aberta justamente para mostrar que tem treta ali. É o caso do Controlador USB, que já aparece aberto quando abro o Gerenciador de Dispositivos para denunciar o item anômalo.

Gerenciador_de_Dispositivos.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem o dvd da placa-mãe? Se tiver, clique em cima do dispositivo com a interrogação, depois atualizar driver e de o caminho para o driver de dvd onde está o disco da placa-mãe, abra até a pasta de drivers e clique em ok, se ainda não der certo, o jeito é instalar o Driver Easy ou Easy Driver, sempre confundo, e fazer uma busca para esse dispositivo desconhecido.

Obs> O teclado usa um dongle e o mouse outro? Eu comprei o kit, assim usa um só, mas isso é mera curiosidade, nada a ver com a solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  isso de tentar "atualizar o driver eu também fiz. Apontei para a pasta do driver Bluetooth e a resposta foi que o "melhor" driver já está instalado. Agora que você sugeriu, repeti apontando para a pasta com todos os drivers da placa-mãe, mesmo resultado.

Meu PC é mini ITX, nem cogitei colocar um DVD nele...

Também tentei remover o item USB desconhecido. Ao mandar ele buscar novo hardware ele traz de volta o fantasma.

 

O dongle é um Logitech, realmente inclui um mouse e um teclado, mas eu uso esse PC na sala e a distância muitas vezes dava problema com o mouse. Me irritei e peguei o outro mouse (também Logitech), Anywhere MX. É mais caro e usa o novo padrão de conexão unificado, o dongle funcionaria com qualquer item Logitech que usa este tipo de conexão, mas o teclado é mais antigo. Resultado: dois dongles!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução

Então, tenho a mesma placa-mãe e tive o mesmo problema.

 

Resolvi desligando o PC na fonte (equivale a tirar da tomada) e religando. O bluetooth apareceu de novo e passou a funcionar.

 

Isso funcionou comigo, possivelmente, porque a bateria da placa-mãe está descarregada. Então foi como dar um clear no BIOS.

 

Esse problema é muito bizarro... Agora me resta descobrir porque usar um mouse bluetooth causa reboots espontâneos em jogos UWP...

 

Edit: me registrei só para responder. De tão estranho que é esse problema!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ursinhomalvado Show, aproveite aí. Se por acaso você encontrar problemas de reboots espontâneos podemos trocar mais idéias.

 

Acabei de testar aqui: rodando Minecraft para windows 10 usando um mouse bluetooth fica dando reboots até eu fazer o reset do BIOS. Usando um mouse USB não trava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ursinhomalvado

Acabei de testar aqui: rodando Minecraft para windows 10 usando um mouse bluetooth fica dando reboots até eu fazer o reset do BIOS. Usando um mouse USB não trava...

 

Para os poucos que ainda usam essa placa. Desativar a opção de desligar o adaptador bluetooth para economia de energia nas propriedades do adaptador resolveu o problema dos reboots!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!