Ir ao conteúdo

Excel Como inserir linhas na tabela em excel de planilha bloqueada?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá, possuo uma planilha de fluxo de caixa onde todas as funções, graficos, etc são de acordo com as informações no intervalo da tabela.

Preciso bloquear toda a planilha deixando somente a área da tabela disponível para inserir novos dados. O problema é, eu não consigo adicionar novas linhas a essa tabela quando atingir o limite de informações. Preciso que aja uma forma de inserir nova linha na tabela mesmo a planilha estando bloqueada. Já tentei marcar a opção "Inserir Linha" no bloqueio, mas nao funciona. Consigo uma solução via macro? Agradeço desde já.

• Membro VIP
Postado

Boa tarde @felipeamorim.art

Seja bem-vindo ao fórum!

Veja se o tópico abaixo pode te ajudar:

Se foi útil, clique em Curtir.

Quando a dúvida estiver solucionada, marque o tópico como Resolvido.(Na minha assinatura tem um link para uma instrução de como proceder).

[]s

• Solução
Postado

Faça testes com um comando por vez (comandos em azul abaixo) e veja se algum funciona aí.

Substitua no comando Tabela2 pelo nome da sua Tabela.

se a planilha estiver protegida sem senha

Sub InsereLinhaEmTabela()
 ActiveSheet.Protect UserInterfaceOnly:=True
 'insira aqui um dos comandos abaixo, sem o apóstrofo inicial
End Sub

se a planilha estiver protegida com senha

Sub InsereLinhaEmTabela()
 ActiveSheet.Protect "SuaSenha", UserInterfaceOnly:=True
 'insira aqui um dos comandos abaixo, sem o apóstrofo inicial
End Sub

comandos para testes

ActiveSheet.ListObjects("Tabela2").ListRows.Add

Range("Tabela2").ListObject.ListRows.Add

ActiveSheet.ListObjects("Tabela2").ListRows.Add AlwaysInsert:=True

Postado

@osvaldomp

Ola, obrigado pela resposta. As 3 funções funcionam, mas retornaram um problema:

"Os recursos de tabela não estão disponíveis por que a planilha está protegida."

Eu acredito que tenha a ver com a minha planilha e não com a sua solução. Eu tenho uma tabela em cima da outra de entrada e de saida no fluxo de caixa. O intuito era que ao adicionar em uma tabela automaticamente tudo descesse. Sendo assim estando protegida isso talvez nao tenha funcionado por conta de ter outros dados em baixo que influenciam.

Mas agradeço a solução, além de ter me ajudado sem saber, com outra duvida do ActiveSheet.Protect

Postado

Em primeiro lugar, bem vindo ao fórum, @felipeamorim.art

4 horas atrás, felipeamorim.art disse:

...Eu acredito que tenha a ver com a minha planilha e não com a sua solução.... Sendo assim estando protegida isso talvez nao tenha funcionado por conta de ter outros dados em baixo que influenciam.

Fique tranquilo, o problema não é com sua planilha. O problema é no próprio Excel que, infelizmente, congela a Tabela quando protegemos a planilha, não permitindo adicionarmos novos registros, o que também é ruim pois não podemos proteger as fórmulas de colunas calculadas dessas tabelas.

Esse "bug" está em votação a bastante tempo no UserVoice do Excel para que seja corrigido em futuras versões e já está na fase de "Accepting Votes", o que é bom sinal, embora não seja garantido que haja de fato a correção. Para isso acontecer os usuários precisam votar: quanto mais votos, mais a Microsoft olha para o problema. Link para ver e/ou votar: Excel UserVoice: Get Tables working on protected sheets (add rows, sort, filter, etc.)

Enquanto isso não acontece, você poderia contornar o problema deixando um botão em sua planilha para adicionar linhas, por exemplo.

Postado
5 horas atrás, felipeamorim.art disse:

Eu tenho uma tabela em cima da outra de entrada e de saida no fluxo de caixa.

Eu suponho que você quis dizer uma Tabela acima da outra. Se for isso, uma solução poderia ser colocar uma Tabela ao lado da outra, deixando ao menos uma coluna vazia entre elas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!