Ir ao conteúdo

CHKDSK interminável no meu SSD

Ir à solução Resolvido por Leo Sombra,

Posts recomendados

Postado

Vou contar uma historinha pra vcs, bem resumido:
Fui desligar o PC mas desliguei a fonte antes do encerramento total do windows, quando fui tentar ligar dnv, ele n ligou mais corretamente, ficava na tela de "tentando reparar inicialização", só q nunca terminava, até q depois de 3 reiniciadas, resolvi ligar por outro HD q tenho no PC, ae ele ligou normal, e ví q o SSD q era o primário, n estava mais sendo lido. ficou totalmente indisponível sua utilização. Ae fui usar o CHDSK pra tentar resolver... e já fazem semanas q n conclui. Acho que vou explicar melhor no seguinte vídeo:

Eu pretendo comprar um novo SSD, só q eu n queria perder os arquivos que tem nesse, vcs sugerem algo melhor q consiga fazer backup ou reparar esse SSD atual? E ainda há esperanças desse CHKDSK terminar em menos de 1 mês, já to ficando com dó do meu PC, há tanto tempo ligado.

• Moderador
Postado

Já vi relatos do CHKDSK ter demorado até 12hrs para terminar de analisar, agora vários dias é algo completamente absurdo. Aparentemente seu SSD pifou de vez para isso estar acontecendo.

Abra um CMD e digite "wmic diskdrive get caption,status" e veja se ali é informado algum erro.

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3

Baixe a ferramenta acima e execute um teste extenso neste SSD para verificar se existe algum erro.

Postado
11 horas atrás, GabrielLV disse:

Já vi relatos do CHKDSK ter demorado até 12hrs para terminar de analisar, agora vários dias é algo completamente absurdo. Aparentemente seu SSD pifou de vez para isso estar acontecendo.

Abra um CMD e digite "wmic diskdrive get caption,status" e veja se ali é informado algum erro.

Baixe a ferramenta acima e execute um teste extenso neste SSD para verificar se existe algum erro.

image.png.ccd88dd78e616677996e6b8ae0c9fc89.png

A princípio já aparenta está com erros. Mas receio que se eu executar esse teste extensivo, ele vai cancelar o CHKDSK.

adicionado 2 minutos depois
11 horas atrás, GabrielLV disse:

image.png.3dc84bf121af5b1d422287557a4cf460.png
Nosso querido Prompt de Comando acusa q o dispositivo está OK. '-'

adicionado 8 minutos depois

image.png.2277067735787070490f63bcb5e25b66.png

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Leo Sombra disse:

image.png.ccd88dd78e616677996e6b8ae0c9fc89.png

A princípio já aparenta está com erros. Mas receio que se eu executar esse teste extensivo, ele vai cancelar o CHKDSK.

adicionado 2 minutos depois

image.png.3dc84bf121af5b1d422287557a4cf460.png
Nosso querido Prompt de Comando acusa q o dispositivo está OK. '-'

adicionado 8 minutos depois

image.png.2277067735787070490f63bcb5e25b66.png

"Vendor specific" significa que o CrystalDisk Info não conseguiu identificar o atributo, necessitando de um outro tipo de ferramenta para fazer a análise. No caso, a ferramenta que passei acima consegue analisar tanto HDs quanto SSDs, e ela mesma indicou que existem erros no seu SSD, então sugiro que esqueça o CHKDSK pois como eu disse, o máximo que eu já vi até agora é 12hrs de análise, vários dias é algo completamente absurdo que claramente indica que a unidade morreu de vez.

Já na tela inicial do programa é informado algum erro, então não há necessidade de executar o teste extenso.

Postado

image.png.bacf71382039ca01593346e68814f973.png

Cheguei agr do trabalho e me deparei essa tela, aparentemente depois de longos 9 dias, ele cancelou a verificação.
O que queria de vdd agr é uma forma de fazer um backup dele... me sugerem algo?

Postado

A maneira de executar mais rapidamente 

Em SSD não execute o /r pois ele é para setores de HD, mas pode executar o /f pois ele é para arquivos de sistema
Em Win8 ou superior use /scan e depois /spotfix, em Win7 e mais antigo use /f e se for HD use /f /r
Primeiro execute o /scan e depois execute o /spotfix
O /scan mapeia os erros
O /spotfix irá direto nos erros mapeados para tentar a reparação e assim é mais rápido
https://www.makeuseof.com/tag/stuck-chkdsk-use-fix-right-way/

chkdsk C: /scan
chkdsk C: /spotfix

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, Leo Sombra disse:

image.png.e65ba8e9befc93194585b86dbef904cf.png

O Data Lifeguard já indicou que existem erros na unidade e seu CHKDSK levou 9 dias, não há porque continuar tentando reparar algo que claramente não tem reparo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!