Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera eu tenho uma dúvida, eu tenho essa config (meu primeiro PC) abaixo se me surgir a oportunidade de comprar um processador mais potente ou placa de vídeo mais potente eu compro mesmo tendo ciência do fator gargalo ? O gargalo é o mesmo quando a placa de vídeo é forte e o processador é fraco e vice-versa ?

PC: AMD Ryzen 5 1600 AF placa-mãe: B450m steel legend GPU: RTX 2060 Galax Memórias: Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 (2 x8GB) SSD Crucial P1, 500GB, M.2 NVMe, HD Seagate BarraCuda, 2TB Fonte CX 550

Postado
agora, Desempregado disse:

O gargalo é o mesmo quando a placa de vídeo é forte e o processador é fraco e vice-versa ?

Na verdade qualquer componente  pode gerar gargalo, sendo que "gargalo" é um termo genérico e abertos a interpretações.

No geral, gargalo é quando uma peça já oferece tudo que pode e devido a isto não deixa o restante das peças trabalhar mais do que poderia na situação. Contudo, os gargalos mais comuns são entre processador e placa de vídeo.

Como existe vários tipos combinações a gerar gargalo, os sintomas podem variar. Por minha experiência, quando o processador gera o gargalo (no caso, usando 100%), pode ocorrer travamentos, quedas de FPS. Quando a placa de vídeo gera o gargalo, normalmente pode acontecer também quedas de FPS, limitação gráficas e outros detalhes que lhe forçam a diminuir qualidade e resolução para tentar atingir os FPS que procura. Claro, são apenas alguns exemplos.

Em relação a especificação do PC que citou, está bem equilibrado até, o que na prática gargalo não é uma coisa a se preocupar no momento. Aliás, não se desespere se uma peças atingir 100%, pois é algo normal, sendo que se importar com gargalo é quando você sente que sua meta não foi atingida ou então está afetando e muito de forma negativa sua experiência.

• Curtir 1
Postado

seu setup tá top. forçando a barra, a única coisa que "vale a pena" trocar é o processador por um 3600/3600XT se você é jogador de competitivo. sobre a questão de "gargalo", os colegas já passaram todas as dicas.

Postado

@Caio Ferreira beleza, se do nada (um milagre mesmo) eu tenho a opção de escolher entre uma placa de vídeo mais forte ou processador mais forte qual vocês escolheriam ? Pergunta só à título de curiosidade mesmo, por exemplo entre um Ryzen 3600 ou uma RTX 2080TI.Ah, @Caio Ferreira Quanto em FPS eu ganharia adicionando esse Ryzen 5 3600 em jogos como o último COD que foi lançado até agora ? (que infelizmente eu queria jogar, mas não tenho grana no momento pra compra-lo e minha internet demoraria bastante pra baixa-lo, acho que hoje ele pesa uns 220GB se fosse uns 40 Megas à mais daria para baixar em um tempo ao meu agrado) OBS: Minha internet atual é 20 megas, se fosse 40 (igual quando eu estava empregado daria pra baixar em um tempo do meu agrado) 

Postado

@Desempregado com certeza o 3600... 2080ti é um exagero, só faz sentido pra quem é streamer profissional ou jogador profissional de alto nível. sobre o FPS, você consegue ter noção vendo vídeos comparativos entre ambos os processadores.

Postado

@Caio Ferreira Apesar que mesmo eu adquirindo uma 2080TI, nesse caso a fonte CX 550 que eu tenho não ia dar conta dela, né ? Se eu colocar um Ryzen 5 3600 e outra placa de video por exemplo uma 2070 Super, vou ter que trocar a fonte pra uma CX 650 ?

Postado

Estou em um dilema semelhante ao do OP. Fico em dúvida entre trocar minha VGA e manter minha CPU 'velharia', ou trocar a CPU e esperar até ter bom desempenho nos games que eu procuro.

Postado
26 minutos atrás, Desempregado disse:

Se eu colocar um Ryzen 5 3600 e outra placa de video por exemplo uma 2070 Super, vou ter que trocar a fonte pra uma CX 650 ?

não precisa trocar a fonte, 550W aguenta o tranco sim, tranquilo.

26 minutos atrás, Desempregado disse:

Apesar que mesmo eu adquirindo uma 2080TI, nesse caso a fonte CX 550 que eu tenho não ia dar conta dela, né ?

em teoria não precisa, mas se você vai gastar 10k numa placa de vídeo, no mínimo tem que gastar numa fonte ***** também, é uma placa completamente fora da realidade. espere a nova geração que sai em setembro e veja se algo interessante chama a sua atenção.

adicionado 0 minutos depois

@Metaler_guy atualmente sai bem menos caro trocar cpu/mobo/ram, placa de vídeo tá absurdo o preço.

Postado

@Caio Ferreira Cara, reparei que tu tem uma 2060 Ex white 6GB da galax, qual a temperatura dela em full load ? A minha chega a 77°C em full load só que o meu é esse modelo aqui https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100235&gclid=Cj0KCQjwhIP6BRCMARIsALu9Lfn7gW5cA4Pt3qX02Q8cvjaq67ytP0o5utJ6SHiTkH4QxFEmv7BhRWAaAjkEEALw_wcB 

Fico até com medo dela ir pro saco jogando nessa temperatura constantemente, cara à titulo de curiosidade, só compra determinada "marca" de placa de vídeo só pelo RMA ? Na época eu tinha duas opções essa que eu to agora e a https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=109805&gclid=Cj0KCQjwhIP6BRCMARIsALu9LfkSMk_8I0kuLl2vJBCysS7gw_WE7OAX4HA54YsPv57WEoJvHKY9SzwaAo3rEALw_wcB

comprei bem no inicio da pandemia os preços estavam começando a ficar absurdo (montei bem quando a doença estava começando a se alastrar) OBS: Se a temperatura da placa de vídeo não é um problema, o barulho que as fans fazem por uns 30% à mais se assemelha à uma turbina de avião kkkk.

Postado
30 minutos atrás, Metaler_guy disse:

Estou em um dilema semelhante ao do OP. Fico em dúvida entre trocar minha VGA e manter minha CPU 'velharia', ou trocar a CPU e esperar até ter bom desempenho nos games que eu procuro.

Depende das peças que já tem e qual seu objetivo a longo prazo.

@Desempregado @Metaler_guy

Não da para pensar em upgrade antes de ter uma meta de satisfação.

• Qual resolução que deseja usar?
  • Qual a média de FPS que pretende obter?
  • Qual é o cenário que você achar ruim a ponto de necessitar realmente da troca de peças?
  • Por quanto tempo pretende ficar sem fazer upgrades?

Sem saber estas informações fica difícil criar um perfil de peças mais adequadas.

Nem sempre as peças mais caras são melhores a longo prazo. Algumas delas você paga o dobro do preço de uma com desempenho não tão distante, mas não vai obter o dobro de desempenho e provavelmente nem irá também durar o dobro de uso a longo prazo.

Postado

@Lost Byte Não sei qual é a resolução/fps do OP, mas no meu caso seria 1080p@60fps. Fiz um tópico aqui, mas como ele e eu estamos com 'dilemas' parecidos, resolvi dar um pulinho aqui também. Quem sabe podemos ter a mesma resposta. Apesar de que o setup dele é muito melhor que o meu! rs

Mas não quero ficar ocupando tópico de outra pessoa, então já peço desculpas desde já. 😅

Postado

@Lost Byte Bom eu tenho reposta para duas da sua pergunta que é a resolução e a média de FPS, que seria 1080p 144FPS em jogos como cod warzone, é obvio que eu não vou comprar nada agora com corona e esse dólar alto (pelo menos na questão de hardware) prefiro comprar uma cadeira confortável que vai me trazer muito mais beneficio agora, a pergunta é só à titulo de curiosidade. A RTX 2070 super tem desempenho semelhante à uma 1080 TI ? 

37 minutos atrás, Lost Byte disse:

Depende das peças que já tem e qual seu objetivo a longo prazo.

@Desempregado @Metaler_guy

Não da para pensar em upgrade antes de ter uma meta de satisfação.

• Qual resolução que deseja usar?
  • Qual a média de FPS que pretende obter?
  • Qual é o cenário que você achar ruim a ponto de necessitar realmente da troca de peças?
  • Por quanto tempo pretende ficar sem fazer upgrades?

Sem saber estas informações fica difícil criar um perfil de peças mais adequadas.

Nem sempre as peças mais caras são melhores a longo prazo. Algumas delas você paga o dobro do preço de uma com desempenho não tão distante, mas não vai obter o dobro de desempenho e provavelmente nem irá também durar o dobro de uso a longo prazo.

Postado

A RTX 2070 super tem desempenho semelhante à uma 1080 TI ? 

Eu diria que até mais.

Mas se já tem uma 2060, não vale a pena trocar no momento.

resolução e a média de FPS, que seria 1080p 144FPS em jogos como cod warzone

Neste caso, se pretende ir no competitivo, seria legal focar primeiro no processador. Processador normalmente pesa muito se a média é de 144 FPS, já que a placa de vídeo é mais maleável para manter os FPS, pois pode reduzir alguns efeitos.

Processador não tem muito o que fazer quando emperra no FPS.

• Curtir 1
Postado

@Desempregado a temperatura tá normal, full load a 77º é bem safe. como você planeja trocar em menos de 3 anos, nem vale a pena esquentar com isso. mas aqui deixo pra você um vídeo importante pra saber cuidar da placa aumentando a vida útil dela:

Postado

@Caio Ferreira Quanto ao barulho que ela emite não precisa se preocupar ? Quando eu fizer a troca do processador é bom eu formatar o pc ? O cooler box da amd da conta do Ryzen 5 3600 ? Qual jogo é bom pra levar uma 2060 ao seu limite ? Pretendo trocar o processador a placa de vídeo não (ainda mais placa de vídeo que mesmo sem dólar caro e sem corona já é cara por si só...)

Postado

@Desempregado barulho de fan não é problema, só causa incomodo se for muito grande, aí depende de como você curte, se quer algo mais silencioso pode personalizar e baixar um pouco a rotação. sobre o 3600, se puder, eu recomendo sim comprar um air cooler melhor pra ele poder trabalhar rendendo o máximo que pode, te recomendo o Gammaxx 400 V2, é excelente! comprei ele pra mim há poucos dias inclusive. jogos tipo Battlefield V e Cod Warzone no ultra em 1080p você consegue levar ela até o talo com o 3600. esse tipo de benchmark você pode conferir nos comparativos disponíveis no youtube, mas se não conseguir usar 100% a placa isso não é algo ruim se está jogando perfeitamente bem, significa que ela vai durar bastante na sua mão.

Postado

@Caio Ferreira @Lost Byte Acabo de descobrir que placa de vídeo também vai pasta térmica, como eu adquiri tanto o processador quanto a placa de vídeo esse ano, de quanto em quanto tempo vocês aconselham ficar trocando a pasta térmica desses componentes ? A pasta térmica chega a diminuir bastante a temperatura de um componente ? Se eu trocar a pasta  térmica da placa de vídeo em seu período de garantia, eu perco a garantia ?

Postado
7 horas atrás, Desempregado disse:

de quanto em quanto tempo vocês aconselham ficar trocando a pasta térmica desses componentes ?

Não existe prazo certo para troca, mas o processador você pode realizar a manutenção da pasta uma vez por ano.

Placa de vídeo é diferente, não se aplica da mesma forma e até onde sei, trocar a pasta dela é somente em casos que a placa está apresentando defeitos ou o cooler estiver falhando.

Postado

Se eu adicionar umas fans é capaz que diminua alguns graus da minha placa de vídeo ou é dinheiro jogado fora gastar com isso ? Eu tenho essa opções Frontal: 3x 120 mm / 2x 140 mm Topo: 2x 120 mm / 2x 140 mm  na traseira eu já tenho um fan exaustor jogando o ar pra fora, se eu tivesse grana o que vocês me recomendariam ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...