Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock na memoria RAM


Posts recomendados

Bom dia, boa tarde, boa noite. Possuo um kit: AsRock B450 Steal Legend, Ryzen 3700x, 2x 16 GiB Hyperx 2666 MHZ RGB. (Eu sei, deveria ter pego memorias 3200, mas meu orçamento ja tava limitado e sabe como é o preço Brasil das coisas, acabei optando por quantidade já indo pra 32GiB do que 16GiB à 3200 MHz. Ah, mas depois você poderia acrescentar mais memoria, sim eu sei! Porém, ja estava gastando um dinheirão, já ficou placa de video "pendurada" e não quis gastar dinheiro já pensando em gastar mais depois, pois tenho certeza q não vai mais 2 anos e 32 GiB de RAM vai ser tipo musthave). Ai pensei, qualquer coisa, posso fazer over nas memoria e na pior das hipóteses deixar a 3000 MHz. E ca estou...
estou usando o DRAM calculator for Ryzen, pra tentar fazer tudo o mais certinho possível, porém não aparece o fabricante la no memory type. Ai fico com receio de prosseguir... Obviamento quero fazer isso da forma mais segura possível e sem stressar nenhum componente ao máximo...

Alguém poderia me dar uma ajuda?
  

1.PNG

2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2020 às 23:08, RichterBelmont disse:

estou usando o DRAM calculator for Ryzen, pra tentar fazer tudo o mais certinho possível, porém não aparece o fabricante la no memory type. Ai fico com receio de prosseguir... Obviamento quero fazer isso da forma mais segura possível e sem stressar nenhum componente ao máximo...

Não tem muito receita de bolo... o DRAM Calculator é só uma ferramenta que compilou um monte de resultados experimentais, mas na moral, não é muito confiável, é só para ter uma ideia de por onde começar a chutar.

 

No seu caso, comece jogando a tensão em 1.4 e a frequência no que quiser. O seu perfil é de 16-18-18-39, coisa que é até que alta para 2666, então é bem possível que você consiga só mudar frequência e tensão e já conseguir rodar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Imakuni disse:

Não tem muito receita de bolo... o DRAM Calculator é só uma ferramenta que compilou um monte de resultados experimentais, mas na moral, não é muito confiável, é só para ter uma ideia de por onde começar a chutar.

 

No seu caso, comece jogando a tensão em 1.4 e a frequência no que quiser. O seu perfil é de 16-18-18-39, coisa que é até que alta para 2666, então é bem possível que você consiga só mudar frequência e tensão e já conseguir rodar.
 

Preferia não ter q mexer na tensão, porém tenho receio de jogar o clock em 3000 e acabar queimando a RAM (eu sei q não vai acontecer isso, mas é aquela coisa, não custou barato esse kit) kkk. Eu só estou querendo fazer isso mesmo porque eu sei q estou "perdendo desempenho" com esse clock de memoria. E quando optei por pegar 32 GiB 2666 ao invés de 16 3200 MHz, foi porque sabia q tinha essa possibilidade de aumentar o clock. Mas agora q estou com tudo instalado aqui funcionando, bate aquele receio de querer ser ganancioso e ferrar td.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RichterBelmont disse:

Preferia não ter q mexer na tensão, porém tenho receio de jogar o clock em 3000 e acabar queimando a RAM (eu sei q não vai acontecer isso, mas é aquela coisa, não custou barato esse kit) kkk. Eu só estou querendo fazer isso mesmo porque eu sei q estou "perdendo desempenho" com esse clock de memoria. E quando optei por pegar 32 GiB 2666 ao invés de 16 3200 MHz, foi porque sabia q tinha essa possibilidade de aumentar o clock. Mas agora q estou com tudo instalado aqui funcionando, bate aquele receio de querer ser ganancioso e ferrar td.

Mexer com a tensão da RAM não é problema. Inclusive, é isso que a maioria dos pentes fazem, eles já ignoram o padrão de 1.2 e vão para 1.35v direto. Pode colocar em 1.35 ou 1.4 sem medo nenhum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Mexer com a tensão da RAM não é problema. Inclusive, é isso que a maioria dos pentes fazem, eles já ignoram o padrão de 1.2 e vão para 1.35v direto. Pode colocar em 1.35 ou 1.4 sem medo nenhum.

Até agora tudo ok... Fiz over pelo Ryzen Master mesmo, assim se desse ruim, me pouparia o trabalho de abrir o pc e resetar a bios. Só subi o clock pra 1500 e deixei tensão automático. Só achei estranho minha pontuação no Cinhebench não ter subido, porque eu achava q 2666 tava limitando o FSB da CPU, ou ainda estou no "mundo da Intel" kkk.

Acho q daria pra subir até 1600 pra pegar os 3200, mas ai tb não quero "forçar" demais tb. A maquina em stock ja ta me entregando um excelente desempenho.

 

Capture.png

1-0.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!