Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo superaquecendo


Posts recomendados

@Felipe Barbosa Melo Sim. Com a sua curva de fans as ventoinhas pararam de ir até o limite, mas a placa de vídeo continua superaquecida a mais de 80 graus, veja:

 

590576023_GTAV-Novacurvadepans.thumb.jpg.3aaf5c422d456b356be15d385d9f8ea5.jpg

 

O jogo está rodando entre 105/95 fps e as temperaturas sempre superiores a 80 graus, o que é um risco dependendo do tempo jogando. Em alguns testes no YouTube com as mesmas configurações que as minhas, eu percebi que a temperatura do computador dos caras sempre está abaixo de 62 graus, e nestes casos os coolers as vezes até desligam.

 

Observação importante: há um ou dois meses atrás eu fiz uma limpeza completa no PC, inclusive tirei a placa de vídeo para limpar e passar uns pincéis nela. Eu tentei tirar a carcaça dela afim de tirar o pó com mais facilidade dos coolers, mas vi que ia ser difícil e desisti. Mas eu acabei deixando um parafuso cair dentro da placa de vídeo e não estava conseguindo ver ele, então comecei a dar umas porradinhas de leve nas laterais da placa pra ver se ele caía, mas nada dele cair, porque acabou ficando grudado em um pedaço de fita isolante pequeno e eu só consegui enxergar esse parafuso perdido depois de abrir uma brexinha na carcaça da placa ao soltar outro parafuso.

 

Esse episódio pode ter provocado isso?

adicionado 1 minuto depois

@Yan_ Então, você diz a pasta térmica da placa de vídeo? Bom, eu comprei essa placa ano passado, acredito que não seja isso. Antes dessa, eu tive uma GTX 1060 e durante 3 anos nunca troquei pasta nem nada dela, depois vendi para o meu irmão e faz quase 2 anos que está com ele, sendo que até hoje ela nunca apresentou nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasmonteirobr Com a curva de fan que te indiquei era pra os fans estarem em 100%.. você deve ter feito errado, manda um print de como está a curva. Cara 81 graus é uma temperatura aceitavel...

7 minutos atrás, lucasmonteirobr disse:

Observação importante: há um ou dois meses atrás eu fiz uma limpeza completa no PC, inclusive tirei a placa de vídeo para limpar e passar uns pincéis nela. Eu tentei tirar a carcaça dela afim de tirar o pó com mais facilidade dos coolers, mas vi que ia ser difícil e desisti. Mas eu acabei deixando um parafuso cair dentro da placa de vídeo e não estava conseguindo ver ele, então comecei a dar umas porradinhas de leve nas laterais da placa pra ver se ele caía, mas nada dele cair, porque acabou ficando grudado em um pedaço de fita isolante pequeno e eu só consegui enxergar esse parafuso perdido depois de abrir uma brexinha na carcaça da placa ao soltar outro parafuso.

 

Esse pedaço de "fita isolante" é um thermal pad, é feito para transmitir o calor dos mosfets/memoria para o dissipador, a questão é, você arrancou um pedacinho desse TP? Isso faria com que não teria o contato ideal com os mosfets, deixando eles fritarem...

Isso é um erro comum, abrirem para trocar a pasta termica que é algo desnecessario e acabar arrebentando os TP, por isso é bom não ficar abrindo a GPU.

Mas não causaria aquecimento no proprio chip gráfico, essa temperatura do MSI só mostra a temperatura dele.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo Não era um thermal pad, eu reconheceria se fosse. O parafuso ficou preso em um pedaço de fita isolante mesmo. Esse pedacinho de fita estava enrolado em um fiozinho pequeno, então acabou que um pedacinho da cola da fita ficou exposto e o parafuso caiu milagrosamente em cima dele. Fora isso, não fucei a placa nem tentei ir a fundo para mexer em qualquer coisa dela, exceto limpar os coolers.

 

Bom, sobre a curva de fans eu fiz como você pediu sim, veja:

 

108527461_CurvadeFans.thumb.jpg.d032c1434106c5efe12e34cbb6682189.jpg

 

Mas existe outro detalhe curioso envolvendo esse problema e que eu acabei de gravar um novo vídeo e subir, veja:

Perceba uma coisa muito importante: quando eu aperto "Alt + Tab" para sair da área de trabalho e voltar para o GTA V, imediatamente a placa começa a fazer um barulhinho de energia entre dois cabos ou simplesmente um disco de HD girando. O que isso pode ser? Ao meu ver não é normal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasmonteirobr olha, nesse caso, eu já recomendo mandar em algum técnico. Obviamente não de esquina senão o cara vai la e rouba coisas da sua placa. Recomendo demais a Getech Informatica, já enviei equipamentos e voltaram todos certos.

adicionado 3 minutos depois

@lucasmonteirobr ou, se tiver a garantia, acione-a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo A pasta térmica da CPU, se de qualidade mínima (todas as stock são de qualidade hoje) e bem aplicada, o mesmo serve. 5 anos sem trocar é perfeitamente aceitável a menos que tenha havido alguma mudança no sistema.

 

@lucasmonteirobr Algumas placas mãe e placas de vídeo tem OC constante em suas configurações. Smart OC, OC Genie, tem uns 5000 nomes pra essa porcaria. Recomendo que revise sua BIOS (além das recomendações anteriores).

 

A despeito de tudo isso, algumas GPUs da linha RTX tiveram problemas graves de superaquecimento quando foram lançadas. Correções de BIOS na GPU (sim, GPUs tem BIOS), podem potencialmente solucionar isso. 

adicionado 5 minutos depois
3 horas atrás, lucasmonteirobr disse:

Observação importante: há um ou dois meses atrás eu fiz uma limpeza completa no PC, inclusive tirei a placa de vídeo para limpar e passar uns pincéis nela. Eu tentei tirar a carcaça dela afim de tirar o pó com mais facilidade dos coolers, mas vi que ia ser difícil e desisti. Mas eu acabei deixando um parafuso cair dentro da placa de vídeo e não estava conseguindo ver ele, então comecei a dar umas porradinhas de leve nas laterais da placa pra ver se ele caía, mas nada dele cair, porque acabou ficando grudado em um pedaço de fita isolante pequeno e eu só consegui enxergar esse parafuso perdido depois de abrir uma brexinha na carcaça da placa ao soltar outro parafuso.

Saiba que toda placa de vídeo usa adesivo térmico, não pasta térmica, e esses adesivos (que são bem densos e feitos para aplicação única) podem sim perder desempenho significativamente se forem descolados. Seja pelo manuseio ou por desmontagem, se você sentir que descolou um (muito comum quando se aperta o dissipador em uma quina, por exemplo) você DEVE substitui-lo. Isso acarreta em todo o processo de desmontagem da GPU e limpeza do chip e do heatsink para aplicação da nova pasta ou adesivo. Enfim, drama...

Quando um adesivo térmico descola, ele nunca mais vai atingir o desempenho original. É a natureza do produto. As "porradinhas" que você deu podem muito bem ter ocasionado isso. Ademais, se quiser ter certeza de que esse é seu caso, basta observar as oscilações do monitoramento térmico com pooling rate mais baixo. Se as temperaturas estiverem oscilando entre 5 e 10º instantaneamente (sobe 5º, desce 10º entre uma atualização e outra), isso é indicativo de que a pasta térmica está sendo completamente ineficiente. É o mesmíssimo cenário de uma CPU sem pasta térmica ou com pasta térmica ressecada/reaproveitada.

adicionado 5 minutos depois

  Em resumo, nunca, JAMAIS, reaproveite pasta/adesivo térmico. Se houve descolamento ou remoção do heatsink (mesmo que parcial), sempre limpe a original integralmente e reaplique.

adicionado 8 minutos depois
3 horas atrás, lucasmonteirobr disse:

Mas existe outro detalhe curioso envolvendo esse problema e que eu acabei de gravar um novo vídeo e subir, veja:

Perceba uma coisa muito importante: quando eu aperto "Alt + Tab" para sair da área de trabalho e voltar para o GTA V, imediatamente a placa começa a fazer um barulhinho de energia entre dois cabos ou simplesmente um disco de HD girando. O que isso pode ser? Ao meu ver não é normal.

O barulho do seu keyboard me confundiu. Teclado mecânico né? Tenho birra disso, pois confunde a cena inteira. Enfim, se o click exagerado é seu keyboard, então o zumbido seguinte pode bem ser seu HD. Se ele passar num exame de SMART com o HDtune ou crystaldiskinfo, ok. Se tiver indicadores de falha lá, então pode ser defeito dele. O ruído em si não parece estar conectado à placa de vídeo, e presumo que se usasse outra ele persistiria. Convém testar se sentir que pode não ser o caso.

adicionado 9 minutos depois
3 horas atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@lucasmonteirobr Com a curva de fan que te indiquei era pra os fans estarem em 100%.. você deve ter feito errado, manda um print de como está a curva. Cara 81 graus é uma temperatura aceitavel...

Esse pedaço de "fita isolante" é um thermal pad, é feito para transmitir o calor dos mosfets/memoria para o dissipador, a questão é, você arrancou um pedacinho desse TP? Isso faria com que não teria o contato ideal com os mosfets, deixando eles fritarem...

Isso é um erro comum, abrirem para trocar a pasta termica que é algo desnecessario e acabar arrebentando os TP, por isso é bom não ficar abrindo a GPU.

Mas não causaria aquecimento no proprio chip gráfico, essa temperatura do MSI só mostra a temperatura dele.

Como disse previamente, pode nem ser o caso de ter removido um pedaço, mas sim de ter simplesmente ter descolado e reutilizado depois. Thermal pads e thermal adhesives só servem uma única vez. Se perdem a aderência, nunca mais funcionam corretamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu não mexi nos adesivos térmicos. O parafuso ficou preso num pedacinho de fita isolante que estava justamente isolando dois fios pequenos na lateral da placa, e nem estavam na placa em cima, estavam presos a carcaça de plástico.

 

Com relação a temperatura: Não há oscilações drásticas, por exemplo: quando eu alterno entre a janela do jogo e vou para o desktop, a temperatura cai, porque o jogo deixa de ser executado, então quando eu reabro o jogo a temperatura volta ao seu patamar anterior.

 

@WOZ Dods @Yan_ @Felipe Barbosa Melo

 

Ontem a noite eu descobri basicamente o que estava fazendo a minha placa de vídeo fritar, e não sei se isso é indicativo de problema ou não: jogando o GTA V com praticamente tudo no máximo os FPS ficam cravados em 60 e a temperatura da GPU quase não ultrapassava os 62 graus, mas isso somente com o VSync ligado nas opções de gráficos do jogo.

 

Ao desligar o VSync surge o problema que tanto foi discutido nesse post: a GPU começa a bater seus 76 a 82 graus e as ventoinhas começam a trabalhar com vontade rsrs. Aliás, com o VSync desligado os FPS ficam entre 90 a 115, porque provavelmente é ele quem crava os FPS para igualar com a taxa de atualização do monitor.

 

E nesse ponto eu fico bastante intrigado, pois assistindo a esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=sBo7he5HQBM no YouTube, o cara está jogando GTA V em 4K com a mesma placa de vídeo, mas ele deixa o VSync desligado, então os FPS dele sempre estão ali entre 120 e 110, no entanto a temperatura da GPU dele não passa dos 60 graus.

 

O processador pode interferir em algo nesse sentido? Pelo que eu vi, os núcleos do i7 8700K dele estão a 5.294 MHz, enquanto os meus ficam a 4.700 MHz (tenho um i9 9900K).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Ontem eu comentei no vídeo dele e disse que minha GPU batia 80 graus facilmente usando as mesmas configurações aplicadas por ele no GTA, sendo que a dele se mantinha tranquilamente nos 60 graus. Então, ele me respondeu que resfriava com líquido, mas não deu a entender totalmente se ele utilizava um sistema de arrefecimento exclusivo na placa de vídeo, então eu perguntei se ele utilizava para o PC todo ou só para a placa de vídeo e agora estou aguardando a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!