Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo instalar o Windows 10


DonRamos
Ir à solução Resolvido por DonRamos,

Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

 

Estava com o Windows 10 instalado no meu Notebook até semana passada,

como estava tudo muito lento, achei melhor formatar, para isso, fiz como 

estava habituado, instalei uma distro Linux (Mint, no caso), com o intuito de

limpar completamente o ssd e fazer uma instalação limpa do Windows, mas

desde então, não consigo dar Boot pelo pendrive com Win 10. 

 

Tentei preparar o pendrive de várias formas diferentes, com programas 

diferentes, com o comando dd no teminal Linux... Pendrive em Fat32, NTFS,

GPT, MBR... Nada funcionou, quando testo com outras Distro's Linux, dá

boot normalmente, testei com Ubuntu, Mint, Fedora e Kali, todos deram

Boot, todos instalaram, só não vai quando uso a ISO do Windows 10.

 

Estou com uma máquina bem antiga, fraca também...

HP PAVILION DV6

CPE: AMD A4

RAM: 3 GB

SSD: SANDISK 120 GB

(Estou com esse Notebook desde 2012...)

Atualmente com o Ubuntu 20.04 LTS instalado.

 

Já não sei mais o que fazer, gosto de usar Linux, mas no momento,

preciso do Windows por causa de algumas disciplinas da faculdade

nas quais preciso do pacote Office.  Se alguém puder me ajudar...

 

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, DonRamos disse:

nas quais preciso do pacote Office

Isso já tem solução. Precisa mesmo do Windows para isso?

 

Quero crer que algo está enxergando o GRUB na tentativa de instalação do MSI. Apague o MBR do HD e apague qualquer vestígio do Linux. E use a ferrramenta da MS no pendrive, Deve dar certo. Tem meandros novos nos macetes da MS ai. Não descobri o que é, mas eles estão botando pêlo na casca do ovo. Recentemente tem havido muitas dificuldades em instalar W7 a W10. Isso não é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Isso já tem solução. Precisa mesmo do Windows para isso?

 

Quero crer que algo está enxergando o GRUB na tentativa de instalação do MSI. Apague o MBR do HD e apague qualquer vestígio do Linux. E use a ferrramenta da MS no pendrive, Deve dar certo. Tem meandros novos nos macetes da MS ai. Não descobri o que é, mas eles estão botando pêlo na casca do ovo. Recentemente tem havido muitas dificuldades em instalar W7 a W10. Isso não é normal.

 

Então, infelizmente preciso, estudando PMI (programando em VBA) e participado do desenvolvimento de um projeto de banco de dados no Access, por isso preciso do pacote Office. Se souber de alguma alternativa pra isso...

 

Até tentei limpar o SSD usando o Hiren's Boot, mas o pendrive não "bootava"... Sabe de alguma ferramenta que eu possa usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mega Blaster disse:

O ideal é a própria da MS e usa outro pendrive. Tem o Sergei Strelec. Um pacote semelhante ao Hírens. Tá usando a versão para pendrive do Hírens?

 

https://sergeistrelec.ru/winpe-10-8-sergei-strelec-english/

 

Sim, tentei usar a versão mais atual do Hiren's, em um pendrive, ainda não tinha

testado essa versão mais recente, mas usei a antiga por anos, nunca tive este

problema... Usava o Yumi pra preparar um multiboot e também tentei  com outras

ferramentas...

 

Vou tentar com essa ferramenta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o seu notebook esta conseguindo identificar o pendrive na hora do boot?

Ja vi algumas pessoas aqui no forum tendo dificuldade em dar boot pelo pendrive, mas isso estava acontecendo porque elas não conseguiram configurar a BIOS para dar boot pelo pendrive...

Alguns notebook possuem uma tecla de atalho(por exemplo F12) e voce nem precisa mudar nada na BIOS, basta pressionar essa tecla depois de ligar o computador que ele já te mostra as opções de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, gutopereira disse:

Mas o seu notebook esta conseguindo identificar o pendrive na hora do boot?

Ja vi algumas pessoas aqui no forum tendo dificuldade em dar boot pelo pendrive, mas isso estava acontecendo porque elas não conseguiram configurar a BIOS para dar boot pelo pendrive...

Alguns notebook possuem uma tecla de atalho(por exemplo F12) e voce nem precisa mudar nada na BIOS, basta pressionar essa tecla depois de ligar o computador que ele já te mostra as opções de boot.

@gutopereira

Esse é o ponto estranho, identifica, mas só com outros sistemas, nós últimos 5 dias, já instalei Mint, Ubuntu, Kali, Fedora e Manjado, todos sem problemas, só não reconhece o pendrive quando coloco a iso do win10... Já formatei esse notebook dezenas de vezes ao longo dos anos, essa é a primeira vez que tive problemas para voltar ao windows.

 

 

7 horas atrás, f_neto disse:

Tem que ver o modo em que está a placa-mãe e configurar o pendrive de acordo

Nota....o Yumi estável só dá boot em placa-mãe no modo BIOS Legacy, até tem uma versão beta que vai dar boot em modo UEFI, ver no site do YUMI

No rufus voce configura se é para MBR ou GPT, 

@f_neto

Então, minha placa é bem antiga, não tem nem opção de troca na BIOS, se não me engano, funciona apenas no modo Legacy.

Testei as duas versões do Yumi e o Rufus, mas nenhum dos dois funcionou direito no Linux,  usei com o Wine, ambos bugavam, e no final, dava no mesmo, iniciava o notebook e não dava Boot com o Windows...

 

Tentei também com o UnetBootin... Agora a tarde, tentei limpar o SSD usando o gparted em um Live USB do Kali, apaguei todas as partições, formatei o SSD em NTFS sem nada instalado, reiniciei e tentei dar Boot com um outro pendrive que tinha preparado com o Windows... Não funcionou, foi pra tela de Grub Rescue, com a mensagem "no such partition".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente com o WinPE Sergei Strelec, para gravar ele use o Rufus e no campo Sistema de Partição do Rufus selecione MBR
No Sergei use o programa AOMEI Partition para já criar a partição Reservado pelo Sistema, ou System Reserved
E o programa WinNTSetup para instalar o Windows
Em outro pendrive já deixe a iso do windows descompactada para indicar o caminho do install.esd da pasta Source no WinNTSetup
Assista o vídeo, não tem som mas dá para entender

Ao iniciar o Sergei eu sempre uso a opção do Windows 8...(para pc com pouca memória ram)
WinNTSetup v3.8 to install Windows 10 Pro X64 Build 14393.970

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto

Quando tentei usar o Rufus no Mint, com o Wine... Não conseguia selecionar o disco, não sei porque, mas a área de seleção ficava apresentando problemas... Posso formatar pelo terminal e gravar a imagem usando o comando de?( Falo do pendrive com o WinPe Sergei Strelec)

 

10 minutos atrás, f_neto disse:

Tente com o WinPE Sergei Strelec, para gravar ele use o Rufus e no campo Sistema de Partição do Rufus selecione MBR
No Sergei use o programa AOMEI Partition para já criar a partição Reservado pelo Sistema, ou System Reserved
E o programa WinNTSetup para instalar o Windows
Em outro pendrive já deixe a iso do windows descompactada para indicar o caminho do install.esd da pasta Source no WinNTSetup
Assista o vídeo, não tem som mas dá para entender
WinNTSetup v3.8 to install Windows 10 Pro X64 Build 14393.970

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, faça do seu jeito

Atualmente tem o Vetoy para criar pendrives bootáveis de iso windows no LINUX

Ele é tão simples que depois de instalado no pendrive basta colocar a iso na raiz do pendrive e está pronto

 

adicionado 7 minutos depois

Tem um vídeo sobre instalar o vetoy no linux

https://www.youtube.com/watch?v=YxW_L2Us0Is&t=180s

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, f_neto disse:

Sim, faça do seu jeito

Atualmente tem o Vetoy para criar pendrives bootáveis de iso windows no LINUX

Ele é tão simples que depois de instalado no pendrive basta colocar a iso na raiz do pendrive e está pronto

 

adicionado 7 minutos depois

Tem um vídeo sobre instalar o vetoy no linux

https://www.youtube.com/watch?v=YxW_L2Us0Is&t=180s

 

@f_neto

Gostei da alternativa, vou tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não funcionar, uma última alternativa é retirar o SSD desse notebook e colocar ele em outro computador, coloque o pendrive bootavel do windows e inicie o processo de instalação neste outro computador.

Quando o processo de instalação for reiniciar o computador pela primeira vez, voce desliga ele! Retire o SSD desse computador e volte ele para o notebook, escolha o boot para o SSD e o processo de instalação do windows irá continuar por lá até acabar...

 

Mas é importante voce fazer essa troca de volta do SSD do computador para o notebook assim que a instalação do windows reiniciar a primeira vez. Se voce fizer a troca em outro momento após isso, pode dar erro de drivers e o windows dar tela azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
15 horas atrás, f_neto disse:

Sim, faça do seu jeito

Atualmente tem o Vetoy para criar pendrives bootáveis de iso windows no LINUX

Ele é tão simples que depois de instalado no pendrive basta colocar a iso na raiz do pendrive e está pronto

 

adicionado 7 minutos depois

Tem um vídeo sobre instalar o vetoy no linux

https://www.youtube.com/watch?v=YxW_L2Us0Is&t=180s

 

@f_neto

Antes de usar o WinPE, tentei dar Boot usando a uso do Windows no pendrive com o Ventoy e pra minha surpresa, funcionou, consegui iniciar a instalação. Valeu pela ajuda!

 

Muito obrigado, pessoal, já não sabia mais o que fazer. Sou grato a todos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!