Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como otimizar o SSD? Desfragmentar?


Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Postado

bom, estou com uma duvida sobre SSD, estou usando o Piriform Defraggler para desfragmentar o HD, que deu 230gb fragmentado, e também vi que ele analisou o SSD e havia 20% dele fragmentado, equivalente a 8gb, devo desfragmentar? Ou melhor dizendo, como otimizar o SSD?
Grato.

Postado
6 minutos atrás, Leo Collette disse:

consegue me tirar outra duvida? Meu SSD é de 480gb, só que no windows ele tem o espaço total livre commo 440gb somente, por que?

É a forma como esses tamanhos são calculados.. Uma explicação:

 

Citação

A maneira como os fabricantes de HDD e SSD calculam um Gigabyte (GB) é diferente da maneira como o Windows calcula um Gigabyte. Os fabricantes de HDD e SSD calculam 1 Gigabyte como 1.000.000.000 bytes.

 

Os fabricantes de memória RAM e a Microsoft, calculam 1 Gigabyte como 1.073.741.824 bytes (1024 x 1024 x 1024).

O Windows deve mostrar cerca de 223 GB para um SSD de 240 GB.

 

Fonte - https://forums.tomshardware.com/threads/does-240gb-ssd-show-up-as-full-240gb.659893/post-5803156

  • Curtir 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@Leo Collette seu SSD só deve ser desfragmentado se o nível de fragmentação estiver muito alto e isso estiver causando perda de desempenho, fora dessa hipótese não precisa desfragmentar. O que o Windows faz com SSD é otimizar, que é acionar o comando TRIM pra informar o SSD os espaços vazios que podem ser reutilizados.

 

Se quiser saber mais, assista os vídeos abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Postado

Pode e deve desfragmentar sim. A redução da vida útil é insignificante e os benefícios são grandes. Embora a velocidade de acesso seja alta, a fragmentação excessiva pode reduzir o desempenho. 

  • Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Leo Collette disse:

@iRamon E com qual frequencia? E outra, libera espaço?

@Leo Collette
 

A cada 15 dias em uso normal.

 

Não libera espaço. Para liberar espaço execute a limpeza de disco, remova os arquivos temporário pelo CClener tambem a cada 15 dias ANTES da desfragmentação. 
 

Em casos onde precisa de maior recuperação de espaço, recomendo um limpeza dos drivers não usados pelo App “Driver Store Explorer”, exclusão de arquivos do Windows update usando-nos PatchCleaner e pela compactação de arquivos do sistema operacional pelo comando “compact.exe”. 
 

Se não souber como fazer me avise que detalho mais.
 

att  

  • Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Leo Collette não precisa desfragmentar seu SSD a cada 15 dias, você deve desfragmentar apenas se tiver um alto índice de fragmentação e isso estiver causando lentidão no sistema, fora isso a desfragmentação vai ser inútil., você não vai sentir diferença no desempenho.

adicionado 0 minutos depois

Se quiser liberar espaço no SSD/HD:

 

 

Pra verificar o que tá consumindo espaço e apagar arquivos desnecessários:

 

a) executar TreeSize (http://www.jam-software.com/treesize_free) pra verificar o que está ocupando espaços, pois muitas vezes existem pastas e arquivos ocupando espaços sem que o usuário saiba disso;

 

b) Fazer Limpeza de Disco. Esse procedimento serve pra apagar arquivos do sistema que não são mais necessários. Como fazer: Iniciar > Procurar Limpeza de Disco > Execute como Administrador ou depois clique em Limpar Arquivos do Sistema > Clique nas opções que estão consumindo espaço (normalmente Windows Update, arquivos temporários, pasta Windows.old, pacotes de drivers e outros) > execute a limpeza. ATENÇÃO: tenha em mente que ao selecionar a pasta Downloads, os arquivos que você baixou e estão lá serão apagados, então faça backup do que ainda for precisar. Isso também apaga a pasta Windows.old, que é uma pasta com arquivos de instalação antiga do Windows. Ao selecionar Pontos de Restauração, todos serão apagados, exceto o último.

 

c) Ccleaner. Faça uma limpeza de arquivos temporários usando o CCleaner na configuração padrão, sem precisar alterar nada. Isso apaga arquivos temporários dos navegadores, que a Limpeza de Disco do Windows não faz.

 

 

Faça os procedimentos abaixo apenas se achar necessário:

 

 

d) apagar drivers antigos com o DriverStoreExplorer (https://github.com/lostindark/DriverStoreExplorer/releases) clicando em select old drivers – ou selecionando manualmente –  e depois delete.

 

e) Habilitar a compactação de disco: o próprio Windows possui um programa interno que compacta arquivos e pastas específicos do SO e ele faz isso automaticamente quando percebe que está rodando em um disco com pouco espaço. Para saber se o programa está ativado, abrir um CMD ou PowerShell como ADMIN > executar o compact.exe /CompactOS:query > se quiser ativar, executar o compact.exe /CompactOS:Always e ele começará a compactar arquivos que achar necessário.

 

f) Verificar a pasta WinSxS: em primeiro lugar é importante ressaltar que essa pasta não deve ser alterada, pois ali se encontra um repositório de arquivos necessários para o Windows trabalhar corretamente, além de sua manutenção – a exemplo de reverter instalações e atualizações problemáticas, reparar via DISM e etc. – e o próprio Windows 10 reduz o tamanho dessa pasta quando ele achar necessário, mantendo por 30 dias a versão antiga de um componente que foi modificado para que possa ser utilizado caso seja necessário reverter a modificação, sendo automaticamente deletado depois desse prazo. Além disso, o tamanho real dessa pasta é diferente do mostrado pelo Windows Explorer, porque essa pasta na verdade utiliza o conceito de links físicos, ou seja, o arquivo não está realmente ali, mas apenas uma referência até o seu local de origem, que se encontra em outra pasta – pra saber o tamanho real dessa pasta, executar o Dism.exe /Online /Cleanup-Image /AnalyzeComponentStore no CMD ou PowerShell como ADMIN. Se ainda assim quiser deletar o conteúdo dessa pasta, então deve executar o Dism.exe /online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup /ResetBase  no CMD ou PowerShell como ADMIN – o usuário não vai mais conseguir reverter algumas modificações.

 

g) Limpeza com PatchCleaner (http://www.homedev.com.au/free/patchcleaner): quando aplicativos são instalados e atualizados o Windows copia esses arquivos de instalação e updates para uma pasta escondida (C:\Windows\Installer). Essa pasta continua mantendo esses arquivos mesmo quando eles não são mais necessários e podem ser removidos utilizando o PatchCleaner, programa que vai analisar quais atualizações e updates estão em uso pelo Windows e remove todos os arquivos que não são mais necessários – basta executar o programa que ele vai analisar e mostrar os arquivos ainda em uso e os que podem ser deletados clicando em “Delete”.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...