Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de placa de vídeo e fonte até +/- 2700 reais


Posts recomendados

Eai pessoal, tranquilo?

Seguinte, acabei de conseguir uma graninha extra e estou querendo dar upgrade no meu PC velho de guerra. Hoje, ele conta com a seguinte setup:

Ryzen 3 1300x

MOBO Gigabyte a320M-S2H
GTX 1050Ti 4GB
8GB RAM 2666mhz
Fonte Corsair 400w

O primeiro upgrade eu já comprei, que foi um Ryzen 5 1600 AF e estou na espera do mesmo chegar, deixei a maior parte do meu orçamento pra investir numa placa de vídeo que me sustente ai pelos próximos três anos. No momento fiz a compra na Kabum devido a ser o único lugar que achei com um frete decente pra onde moro (Rio Grande do Norte), mas aceito outras sugestões!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Liwski disse:

O primeiro upgrade eu já comprei, que foi um Ryzen 5 1600 AF e estou na espera do mesmo chegar, deixei a maior parte do meu orçamento pra investir numa placa de vídeo que me sustente ai pelos próximos três anos. No momento fiz a compra na Kabum devido a ser o único lugar que achei com um frete decente pra onde moro (Rio Grande do Norte), mas aceito outras sugestões!

Lembre de fazer update da sua BIOS antes de substituir a CPU. O ryzen 1600 AF é, na verdade, um 2600, e requer BIOS compatível.

 

Sobre a GPU, vai do quanto você pode gastar. Minha recomendação fica sendo a mesma desse outro tópico abaixo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Lembre de fazer update da sua BIOS antes de substituir a CPU. O ryzen 1600 AF é, na verdade, um 2600, e requer BIOS compatível.

 

 


Eu li sobre isso e fiquei meio confuso.

Essas são as infos que eu peguei da minha placa-mãe, eu preciso atualizar ou ela já é compatível?
image.png.595e44d326c44eb63f424e8707465473.png
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o site da sua placa-mãe ela suporta o 1600 (que na verdade é um 2600 por dentro) desde a versão F20. Sua versão atual segundo o que postou acima é F40, então será compatível. Já tem versões mais recentes que esta se quiser atualizar, mas fica a seu critério.

adicionado 0 minutos depois

Lista de suporte de CPU da sua MB: https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-A320M-S2H-rev-1x/support#support-cpu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@DeutscherMann A fonte dele é suficiente para o upgrade mesmo que ele opte por uma GTX 1660 Super. Não há necessidade de troca de fonte nesse caso.

adicionado 0 minutos depois

 


Quanto a isso, é certeza que a minha fonte aguenta? Todos os anúncios de placas de vídeo que eu estou vendo, recomendam uma fonte de mínimo 450-500w pra placa de vídeo, eu sou BEM leigo quanto a isso então não entendo bem.

Já sobre a placa de vídeo, existe diferença muito grande entre a 1660 S e a RTX 2060? Aqui na Kabum elas estão praticamente quase o mesmo preço, diferenciando uns 200 reais no máximo. 

E também, o modelo importa? Mais uma vez, sou muito leigo, não entendo da montagem das placas, qual sistema de refrigeração é melhor etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@DeutscherMann A fonte dele é suficiente para o upgrade mesmo que ele opte por uma GTX 1660 Super. Não há necessidade de troca de fonte nesse caso.

Ele tinha dito que queria sugestão de fonte lek, e sim, 400w ainda é boa, mas para placas gráficas recentes ao menos uns 500w seria bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DeutscherMann Se engana. GPUs recentes consomem menos, não mais que as antigas. A tendência é sempre do consumo reduzir, nunca aumentar. Se ele já tem a 400w, não há razão alguma para troca. Se for adquirir uma nova, eu recomendo 450 ou 550, mas isso só porque dependendo do modelo elas terão mais conexões e algum potencial para OC. 

Depois veja este site: https://outervision.com/power-supply-calculator

Ele ainda calcula os valores bem acima do consumo real, mas dá uma base mais realista do que a maioria das pessoas pensa ser o consumo de componentes atualmente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@DeutscherMann Se engana. GPUs recentes consomem menos, não mais que as antigas. A tendência é sempre do consumo reduzir, nunca aumentar. Se ele já tem a 400w, não há razão alguma para troca. Se for adquirir uma nova, eu recomendo 450 ou 550, mas isso só porque dependendo do modelo elas terão mais conexões e algum potencial para OC. 

Depois veja este site: https://outervision.com/power-supply-calculator

Ele ainda calcula os valores bem acima do consumo real, mas dá uma base mais realista do que a maioria das pessoas pensa ser o consumo de componentes atualmente. 

Sei lá mano, uma VS 650 iria bancar até que bem as config dele e futuros upgrades por um bom tempo. Fora que ela não é tão cara assim não também, até me surpreendi quando vi no ML que não tava R$600-700 conto kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Liwski Todas as fabricantes de placa de vídeo tem que levar em consideração o enorme volume de fontes de má qualidade existentes no mercado. Fontes de má qualidade dificilmente conseguem fornecer a potência rotulada, o que não é o caso da sua corsair ou de outras dessa marca mais recentes. Se quiser ter certeza que ela aguenta, no fale o modelo exato dela. Presumo que seja a 430 de rótulo verde, que é fraca sim, mas tem potência de sobra para seu setup.

 

30 minutos atrás, Liwski disse:

Já sobre a placa de vídeo, existe diferença muito grande entre a 1660 S e a RTX 2060? Aqui na Kabum elas estão praticamente quase o mesmo preço, diferenciando uns 200 reais no máximo. 

Sim, tem bastante diferença. Veja o gráfico e entenderá: https://www.pcgamer.com/nvidia-geforce-gtx-1660-super-review/

Por 200 reais a mais eu iria de 2060 sem dúvida, mas tem que ver se a marca que está comprando é boa. Marcas de GPU boas, para mim, são Gigabyte, Asus, MSI e Galax. Abaixo dessas tem que ver se a marca é ao menos confiável.

 

30 minutos atrás, Liwski disse:

E também, o modelo importa? Mais uma vez, sou muito leigo, não entendo da montagem das placas, qual sistema de refrigeração é melhor etc.

O sistema de arrefecimento é importante sim, mas basta se concentrar em pegar modelos com duas ou mais ventoinhas e já terá mais arrefecimento do que precisará.

 

@DeutscherMann Por 600 reais eu compro hoje uma XFX 650W TS 80+ GOLD. Essa é tier A em comparação com as VS que são tier C ou D. 

 

Sério cara, se a pessoa está fazendo uma montagem nova e tem uma peça tão cara para aproveitar, melhor aproveitar. Depois se quiser investir em algo melhor concordo, mas potência não é nem nunca foi sinônimo de qualidade, e 400W é muito.

adicionado 16 minutos depois

@DeutscherMann Este seria o consumo do PC do @Liwski se ele tivesse um R52600+RTX2060+2X8GB+1SSD+1HDD+4USB+4x120MM FANS

372W uma CX430 segura fácil.

image.png.7cec1f6fabe180d56928047407052214.png

adicionado 16 minutos depois

Lembrando que essa calculadora ainda mente o consumo um pouco para cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Dei uma pesquisada e essa é a fonte que eu tenho https://www.terabyteshop.com.br/produto/7108/fonte-corsair-vs400-cp-9020117-la-400w-80-plus-white-pfc-ativo

Se realmente ela aguentar uma 2060 eu não irei comprar outra fonte, e no lugar acho que pegaria mais um pente de 8gb de memória RAM.

Você acha que é suficiente? Se sim, poderia olhar na Kabum e me recomendar uma 2060 que você acredite ser de qualidade? Eu continuaria no mesmo budget de +/- 2700 reais só que agora substituindo a fonte por outro pente de ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Liwski A placa vai te levar bem. A fonte tem a potência necessária, mas a linha VS é a mais fraca da Corsair (se fosse CX seria bem mais robusta). Acho que convém sim testar. Se for o caso adie a compra da memória e faça sua montagem. Se tudo der certo, compre a memória, se a fonte não aguentar porque já está capenga, compre outra.

adicionado 1 minuto depois

Se tiver grana sobrando agora, sempre pode comprar a fonte só por precaução. Nesse caso recomendo a CX450, ou a CV550, ou se tiver grana sobrando de verdade, uma XFX TS 650 80+gold (não pela potência, mas pela qualidade)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Liwski Se fosse uma fonte de má qualidade, teria risco sim. Sendo corsair, tendo as proteções que tem, se der algo errado a fonte simplesmente vai desligar.

adicionado 3 minutos depois
26 minutos atrás, Liwski disse:

Caso ela esteja, eu compraria uma aqui na cidade mesmo. Qual placa você me recomendaria comprar? Vi que tem vários modelos diferentes com preços diferentes.

Tem muitos modelos, mas a maioria esmagadora é porcaria. Sério, não tem como salientar isso o bastante. Hoje os modelos bons no mercado são poucos e raros. As Corsair costumam ser boas, mas hoje não podemos mais indicar a melhor linha custo/benefício da corsair que é a CX, pois os modelos de 550 e 650 w de um lote apresentaram problema de barulho de estouro durante o uso. Não sei como anda essa história, mas pode reparar que ninguém tem indicado esses modelos aqui no fórum. As alternativas são as da linha CV, que são inferiores, mas ainda sim razoáveis. CV550 seria então o único modelo que eu indicaria. A Nidus 500 da Pichau parece ser uma boa fonte e teve uma boa avaliação. Tem alguns modelos da PCyes que o pessoal aqui do fórum indica, mas sem testes detalhados eu nunca indico qualquer modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se couber uma RTX 2060 nessa grana, ótimo. Veja o comparativo de desempenho de GPUs intermediárias e compare com os preços praticados: 

https://www.tomshardware.com/reviews/gpu-hierarchy,4388.html

ou

https://www.pcgamer.com/gpu-hierarchy-2019-ranking-the-graphics-cards-you-can-buy/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!