Ir ao conteúdo

Computador não da boot com 4 memórias RAM, ou 3 memórias e VGA

Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com um problema um tanto quanto estranho. Chegaram 2 RAM hyperx para mim, porém a mobo só dá boot com no máximo a "soma" 3 de RAMS e Placa de Vídeo dedicada. Vou esquematizar para facilitar o entendimento:
1 RAM:                 Boot normal
2 RAM:                 Boot normal
3 RAM:                 Boot normal
2 RAM e 1 VGA:  Boot normal
4 RAM:                 Não boota*
3 RAM e VGA:     Não boota*

*Placa liga por uns 4 segundos e apaga.
Observações: Todas as memórias RAM funcionam independentemente e também combinadas de qualquer forma, desde que a soma "mística" 3 não seja ultrapassada rs
Em qual parte da placa-mãe pode estar o problema? Será que pode ser o processador? Desde já agradeço a ajuda de todos. Seguem as especificações abaixo.
Specs:

placa-mãe:             Gigabyte H97M-Gaming 3
Processador:          Intel Core i5 4460 3.2ghz/3.4ghz

VGA:                      XFX Radeon RX 570 4gb
Memórias RAM:     2 x Kingston HYPER X 4GB 1866mhz KHX1866C10D3/4G e 2 x Kingston 4GB 1600mhz KVR16N11S8/4
SSD:                      500GB Crucial CT500MX200SSD3
HD:                        1TB Western Digital WD10EZEX

Postado
36 minutos atrás, Leonardo Bourseau disse:

Olá pessoal, estou com um problema um tanto quanto estranho. Chegaram 2 RAM hyperx para mim, porém a mobo só dá boot com no máximo a "soma" 3 de RAMS e Placa de Vídeo dedicada. Vou esquematizar para facilitar o entendimento:
1 RAM:                 Boot normal
2 RAM:                 Boot normal
3 RAM:                 Boot normal
2 RAM e 1 VGA:  Boot normal
4 RAM:                 Não boota*
3 RAM e VGA:     Não boota*

*Placa liga por uns 4 segundos e apaga.
Observações: Todas as memórias RAM funcionam independentemente e também combinadas de qualquer forma, desde que a soma "mística" 3 não seja ultrapassada rs
Em qual parte da placa-mãe pode estar o problema? Será que pode ser o processador? Desde já agradeço a ajuda de todos. Seguem as especificações abaixo.
Specs:

placa-mãe:             
Processador:          Intel Core i5 4460 3.2ghz/3.4ghz

VGA:                      XFX Radeon RX 570 4gb
Memórias RAM:     2 x Kingston HYPER X 4GB 1866mhz KHX1866C10D3/4G e 2 x Kingston 4GB 1600mhz KVR16N11S8/4
SSD:                      500GB Crucial CT500MX200SSD3
HD:                        1TB Western Digital WD10EZEX

Já existe aí uma discrepância entre as memórias com frequências diferentes, o que irá forçar todas a rodarem a 1600 Mhz.

Se você estiver usando alguma configuração de bios diferente da default, pode ser isso que não esteja dando certo, devido haver discrepância entre os pentes de memória.

Tente dar um reset na bios e carregar as configurações default de compatibilidade, para ver se vai.

Verifique se está usando pentes que constam na lista de suporte de memórias da Gigabyte  https://download.gigabyte.com/FileList/Memory/mb_memory_ga-h97-gaming3.pdf

Não é o mais comum, mas é possível que a configuração que você está tentando fazer, simplesmente não rode.

Faça testes, troque os pentes de memórias nos slots, enfim, tente acertar aquilo que não está enxergando, na base da tentativa e erro.

Mas não existe certeza e nem obrigação de rodar toda e qualquer combinação que você imagine, mas não conste no manual de suporte de memórias do fabricante.

Em princípio é possível que rode, mas não é certeza.

Postado

@Leonardo Bourseau  informações do site da placa-mãe sobre memoria suportada

4 x DDR3 DIMM sockets supporting up to 32 GB of system memory
* Due to a Windows 32-bit operating system limitation, when more than 4 GB of physical memory is installed, the actual memory size displayed will be less than the size of the physical memory installed.

Dual channel memory architecture

Support for DDR3 1600/1333 MHz memory modules   <<<<<<<<<<<<  <<<<<<<<<<  <<<<<<<<<<<

Support for non-ECC memory modules

Support for Extreme Memory Profile (XMP) memory modules

a resposta esta na frequencia das memorias. se conseguir baixar a frequencia da memoria bios, vai funcionar numa boa.

todos os pentes de memoria tem que funcionar na mesma frequencia.

caso nao seja possivel, troque as memorias de frequencia 1866mhz  por  1600mhz,

somente assim o sistema ficara estavel..

Postado
11 horas atrás, Wal SJC disse:

Já existe aí uma discrepância entre as memórias com frequências diferentes, o que irá forçar todas a rodarem a 1600 Mhz.

Se você estiver usando alguma configuração de bios diferente da default, pode ser isso que não esteja dando certo, devido haver discrepância entre os pentes de memória.

Tente dar um reset na bios e carregar as configurações default de compatibilidade, para ver se vai.

Verifique se está usando pentes que constam na lista de suporte de memórias da Gigabyte  https://download.gigabyte.com/FileList/Memory/mb_memory_ga-h97-gaming3.pdf

Não é o mais comum, mas é possível que a configuração que você está tentando fazer, simplesmente não rode.

Faça testes, troque os pentes de memórias nos slots, enfim, tente acertar aquilo que não está enxergando, na base da tentativa e erro.

Mas não existe certeza e nem obrigação de rodar toda e qualquer combinação que você imagine, mas não conste no manual de suporte de memórias do fabricante.

Em princípio é possível que rode, mas não é certeza.

3 horas atrás, Van Jacques disse:

@Leonardo Bourseau  informações do site da placa-mãe sobre memoria suportada

4 x DDR3 DIMM sockets supporting up to 32 GB of system memory
* Due to a Windows 32-bit operating system limitation, when more than 4 GB of physical memory is installed, the actual memory size displayed will be less than the size of the physical memory installed.

Dual channel memory architecture

Support for DDR3 1600/1333 MHz memory modules   <<<<<<<<<<<<  <<<<<<<<<<  <<<<<<<<<<<

Support for non-ECC memory modules

Support for Extreme Memory Profile (XMP) memory modules

a resposta esta na frequencia das memorias. se conseguir baixar a frequencia da memoria bios, vai funcionar numa boa.

todos os pentes de memoria tem que funcionar na mesma frequencia.

caso nao seja possivel, troque as memorias de frequencia 1866mhz  por  1600mhz,

somente assim o sistema ficara estavel..

Obrigado pelas informações. Eu esqueci de destacar que a BIOS já está foi resetada para configurações padrão durante diversos testes com diferentes combinações de das memórias citadas e, apesar da discrepância das memórias, a bios automaticamente reduz a frequência de operação das 1866mhz para 1600mhz. Inclusive neste momento eu estou usando as 2 hyperx a 1600mhz. O que quero destacar é que fiz testes exaustivamente ontem e observei que qualquer combinação possível dessas memórias e slots já foi feita por mim durante todo o dia e, a única coisa que não permite o boot, é quando eu, ou coloco mais de 3 pentes de memória (independentemente de quais sejam) ou, eu colocar mais de 2 pentes de memória se a placa de vídeo estiver conectada ao PCI Express.  Eu já coloquei 1 Hyper X junto a 1 Kingston básica. Já coloquei 2 Kingston básicas com 1 hyper x, já coloquei 2 Hyper X com 1 kingston básica. Já coloquei as duas Hyper X sozinhas, e já coloquei as kingston sozinhas. Em TODOS esses casos o boot ocorre.  A grande questão é que se eu colocar 4 pentes ou, 3 pentes e VGA a máquina não liga.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
2 minutos atrás, Leonardo Bourseau disse:

Obrigado pelas informações. Eu esqueci de destacar que a BIOS já está foi resetada para configurações padrão durante diversos testes com diferentes combinações de das memórias citadas e, apesar da discrepância das memórias, a bios automaticamente reduz a frequência de operação das 1866mhz para 1600mhz. Inclusive neste momento eu estou usando as 2 hyperx a 1600mhz. O que quero destacar é que fiz testes exaustivamente ontem e observei que qualquer combinação possível dessas memórias e slots já foi feita por mim durante todo o dia e, a única coisa que não permite o boot, é quando eu, ou coloco mais de 3 pentes de memória (independentemente de quais sejam) ou, eu colocar mais de 2 pentes de memória se a placa de vídeo estiver conectada ao PCI Express.  Eu já coloquei 1 Hyper X junto a 1 Kingston básica. Já coloquei 2 Kingston básicas com 1 hyper x, já coloquei 2 Hyper X com 1 kingston básica. Já coloquei as duas Hyper X sozinhas, e já coloquei as kingston sozinhas. Em TODOS esses casos o boot ocorre.  A grande questão é que se eu colocar 4 pentes ou, 3 pentes e VGA a máquina não liga.

É possível que com 4 pentes iguais você consiga rodar, o ideal seria tentar fazer um teste com 4 pentes iguais, antes de comprar ou trocar memórias.

• Curtir 1
  • 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...