Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reprogramação de dataloggers de temperatura - TempTale4 USB


Posts recomendados

Olá a todos, bom dia, boa tarde e boa noite!
Recentemente tenho recebido algumas encomendas de insumos laboratoriais acompanhadas de um Datalogger de temperatura que realiza o registro e armazenamento do histórico de temperaturas por 11 dias.

Andei pesquisando sobre o modelo e ele é de uso único e descartável (https://www.sensitech.com/jp/media/TT4_USB_DI_Instructions_RevC_tcm37-15715.pdf)

Também descobri em alguns sites estrangeiros que embora exista um software do fabricante para "desbloquear" o aparelho para posteriores reusos, a aquisição não é compensada em virtude do baixo valor e da existência de outros modelos reutilizáveis da própria marca(Sensitech).

 

Como este modelo chegou de surpresa em minhas mãos e ninguém tem outros usos para o mesmo eu resolvi desmontá-lo e analisar seu hardware. O mesmo conta com um controlador Atmel que na minha opinião poderia ser reprogramado para zerar a programação ou até mesmo desbloquear para outras utilizações.

Se possível, gostaria de contar com a ajuda dos experts aqui do fórum para tal. Creio ter vindo ao lugar certo para isso! Nada como nosso bom e velho jeitinho brasileiro.

 

Deixo algumas fotos internas e externas do aparelho para vcs (https://drive.google.com/drive/folders/1kON9AvEiRVNXjbIdCbus7JY8tHV3H36N?usp=sharing)

 

Vale ressaltar que ele tem um sistema interessante que ao se conectar no computador gera automaticamente um relatório pdf com todos os dados e graficos do registro de temperatura  e outro arquivo .ttx que ainda não sei o que é. Ambos também estão na pasta do drive para vcs olharem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo. Permita-me opinar zipando algumas décadas de experiência em reengenharia em alguns segundos de análise relâmpago...

-este chip onboard faz cair por terra ou dificulta muito qualquer possibilidade de levantamento do esquema, o que é essencial pra o sucesso do projeto.

1l0Mv_nHDzYcFFesCBJYknSV2zzjZ2lIR=w200-h

-o mc (microcontrolador) é o ATsam4s4b, bem parrudo, dsp e tal. Aprender a programá-lo pra 1 projeto só e pra gravar 1 só, penso não ser viável além de não ser muito trivial - sem subestimar sua desconhecida capacidade claro.

-o interesse é basicamente só seu. Caso contrário a participação/motivação poderia ser maior pois seria útil a todos

Caso insistas neste projeto, as dicas:

-levante o esquema de pelo menos como/onde estão conectados os pinos do mc

-veja qual sensor de temperatura e onde/como está ligado no sistema

-aprenda o funcionamento do mc mesmo que superficialmente. Foque apenas nas funções que vai usar. p.ex. conversor analógico digital

-aprenda uma linguagem de programação aplicada a este mc... p.ex. bascom (😁)

-faça um led piscar com ele e ... pronto! Já pode dominar o mundo! 🤪

 

Aguarde opiniões de verdade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Obrigado pelos esclarecimentos inicsiais!

 

Quanto a conexão ao chip, creio que consiga dar um jeito, ja "flashei" outros mcs onboard utilizando arduino uno como componente programador. Tenho quase certeza que na própria PCB desse datalogger já existam os pontos para tal conexão. Preciso primeiro saber quais "perninhas" do MC são usadas para programá-lo.

 

Para mim a parte difícil seria programação dele. Há muito tempo não mexo com programação, ainda mais de MCs que eu sequer já mexi um dia. Por isso eu esperava buscar ajuda/apio aqui no fórum, visto que estes dispositivos são amplamente utilizados/descartados ao redor do mundo! Vejo muitas pessoas tentando realizar esse feito, inclusive com outros modelos mais inferiores.

 

Eu gostaria mesmo era de usar a mesma programação do fabricante, os mesmos esquemas, o mesmo tudo, ou seja, só desbloquear o dispositivo para outros usos. o relatório gerado por ele é muito bom e completo então não pretendo mudar o seu funcionamento. 

 

PS: ele já tem 2 leds smd(verde e vermelho) embutidos na própria placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

Tenho quase certeza que na própria PCB desse datalogger já existam os pontos para tal conexão. Preciso primeiro saber quais "perninhas" do MC são usadas para programá-lo.

Também compartilho de sua quase certeza. Pra saber quais pinos, basta uma olhadela rápida no datasheet do mc.

 

Reprogramá-lo como está tem seus desafios. O 1º e condição sine qua non é ter o esquema completo e detalhado dele, como já disse. Na sequência vêm: entender e traduzir seu manual pro funcionamento, entender seu protocolo de comunicação com pc, e alguns etc que não consigo descrever agora.

 

Outra opção talvez menos (ou+) difícil seria você contratar/pagar pra  alguém extrair o código do mc. Sim existe empresa pra isso. Com o cod em mãos, analise e adapte à sua necessidade. Nota: vai ter que estudar a linguagem assembly deste mc.

Maaas, um detalhe: se debaixo daquele epoxi tiver algum ci dedicado como chave ou a memória dos dados ou algo do gênero, começa a ficar [ainda] mais árdua sua caminhada...

 

13 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

PS: ele já tem 2 leds smd(verde e vermelho) embutidos na própria placa.

Descubra em quais pinos do mc eles vão. Não use o verde 🤪

 

Eu nem sabia que existia datalogger pra uso único... living & learning

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!