Ir ao conteúdo

PC travando durante jogos

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Estou enfrentando um problema que desde Março de 2020, vem acontecendo com o meu computador. Quando o jogo Valorant está sendo executado(em uma partida por exemplo) o meu computador de uma maneira intermitente trava, e apenas desligando ele que volta para a tela inicial. Já fui no fórum da MC perguntar sobre este problema, e também enviei um ticket na Riot(dona do jogo) para ver se realmente o problema se solucionava com a ajuda do suporte. Mas infelizmente nada funcionou, mesmo formatando a máquina, verificando a memória, os HDDS, o SSD...e mesmo assim o problema persiste.

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance/tela-azul-que-não-aparece/7ad895d4-fb56-4d45-ad69-066a3300d43b?messageId=d9ac7d22-de3d-4ca1-9aaa-f611aff3e46d

Este link se refere ao fórum da Microsoft, onde tentei solucionar o problema, e mesmo assim nada. Estou ficando cada vez mais impaciente com isso tudo, e não é possível que não tenha uma solução para este problema. 

Nome do Log:   System
Fonte:         Microsoft-Windows-Kernel-Power
Data:          01/09/2020 20:53:38
Identificação do Evento:41
Categoria da Tarefa:(63)
Nível:         Nível Crítico
Palavras-chave:(70368744177664),(2)
Usuário:       SISTEMA
Computador:    DESKTOP-97G9R50
Descrição:
O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
  <System>
    <Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}" />
    <EventID>41</EventID>
    <Version>8</Version>
    <Level>1</Level>
    <Task>63</Task>
    <Opcode>0</Opcode>
    <Keywords>0x8000400000000002</Keywords>
    <TimeCreated SystemTime="2020-09-01T23:53:38.5157305Z" />
    <EventRecordID>1820</EventRecordID>
    <Correlation />
    <Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />
    <Channel>System</Channel>
    <Computer>DESKTOP-97G9R50</Computer>
    <Security UserID="S-1-5-18" />
  </System>
  <EventData>
    <Data Name="BugcheckCode">0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data>
    <Data Name="SleepInProgress">0</Data>
    <Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>
    <Data Name="BootAppStatus">0</Data>
    <Data Name="Checkpoint">0</Data>
    <Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>
    <Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data>
    <Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>
    <Data Name="BugcheckInfoFromEFI">false</Data>
    <Data Name="CheckpointStatus">0</Data>
    <Data Name="CsEntryScenarioInstanceIdV2">0</Data>
    <Data Name="LongPowerButtonPressDetected">false</Data>
  </EventData>
</Event>

As especificações do computador:

Processador:Ryzen 5 2600 (sem OC)

Placa de vídeo: RX 580 (sem OC)

Memória RAM: 2x8gb 2666mhz Corsair (sem OC)

HDDs: Seagate barracuda 1 tb, Hitachi 250gb

SSD: WD 120gb(sistema operacional)

Fonte:500w 80plus gamemax

placa-mãe:B450m Mortar Titanium

Postado

@Vítor Féres Faltou informar a sua configuração.

Marca e modelo das peças, processador, placa-mãe, fonte, quanto de HD e memória ram.

Fórum da Microsoft nem se quer eu recomendaria, tem umas recomendações lá que em 70% das vezes nem se quer funciona.

Já com a Riot Games, vale a pena tentar, afinal é quem desenvolveu o game.

Postado

@Elder NauvirthAs marcas são: Processador:AMD. placa-mãe :MSI, Fonte:Gamemax, HDDS: 1 hd de 1tb Seagate + 250gb Hitachi, SSD WD 120gb, Memória ram: Corsair venegance 2666mhz

Aí que ta cara, a própria Riot pede para ir no fórum da MC, para resolver o problema, ai fica nesse ciclo infinito 😕

• Moderador
Postado

Você usa o computador direto na tomada ou liga no estabilizador?

Há quanto tempo você tem esse computador? Já abriu ele para limpar alguma vez (ou levou em uma assistência para fazer isso)??

• Moderador
Postado

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html

Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK.

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui (faça isso com todas as suas unidades). 

2- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic (https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3) e veja se é informado algum erro. Se sim, isso indica que existem defeitos físicos no seu HD e nada pode ser feito a não ser substituí-lo.

3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro no seu HD. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/)

Caso o CrystalDiskInfo informe apenas os erros "Current Pending Sector Count"/"Uncorrectable Sector Count", isso indica que seu HD possui badblocks (defeitos físicos) e você deve substitui-lo para evitar problemas no futuro, mas existe um "quebra galho", o comando chkdsk do Windows irá detectar estes badblocks e marca-los para não serem mais utilizados, e tentar recuperar eventuais arquivos corrompidos.

Independente do resultado acima, utilize o seguinte comando:

Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.

4- O seu SSD é da marca Western Digital, baixe a ferramenta da WD para SSDs: https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=279

Após isso abra-o e vá em Tools > S.M.A.R.T > Run extended test, espere o teste terminar e veja se é informado algum erro.

Você disse que verificou a memória... Utilizou qual programa? e por quanto tempo deixou o teste rodando?

Postado
  • Tanto o Data Lifeguard, Cystal disk e o teste do SSD WD, todos não deram qualquer tipo de erro. Todas a minhas unidades estão funcionando perfeitamente. O teste de memória ram fiz direto no windows, onde ele verifica a memória e quando ele inicia, ele relata o se está funcionando perfeitamente ou não.1778301469_HDseagateteste.png.78b6f98be18792e560481983078c83f5.png2042658038_HDseagatestatus.png.a4d0b2f02e1854276e932432c4813720.png1054136591_HDhitachiteste.png.7f0329494a34fd8c5bf198335f317d88.png1918859141_hdhitachistatus.png.546a5f9983ae31e58052b4952ccaa4ed.png2109516976_SSDteste.png.3548bb673eff4fb95e4c8c499f56a8a9.png1997768602_ssdstatus.png.cac4983fd3e8198c8981a689a6ddd028.png

HD seagate teste.png

adicionado 6 minutos depois

Esses HD da Hitachi era de um netbook, e eu uso ele para fazer backups e coisas mais simples, o Seagate e o WD estavam instalados em outra máquina que eu tinha, e transferi as 2 unidades para este computador. Por isso o número de vezes ligado alto.

Como antigamente não tinha o SSD, usava o Seagate. E o hardware em si que mudou(processador,placa-mãe,placa de vídeo,memória ram).

adicionado 8 minutos depois

Nenhuma dessas unidades de memória comprei no mercado de usados, todos eram peças que eu ja tinha aqui em casa, e coloquei em meu computador.

• Moderador
  • Solução
Postado
8 horas atrás, Vítor Féres disse:

Como antigamente não tinha o SSD, usava o Seagate. E o hardware em si que mudou(processador,placa-mãe,placa de vídeo,memória ram).

adicionado 8 minutos depois

Nenhuma dessas unidades de memória comprei no mercado de usados, todos eram peças que eu ja tinha aqui em casa, e coloquei em meu computador.

Em qual das 3 unidades está instalado o jogo? Já tentou usar ele direto de outra unidade? Se não, tente.

Todos os testes que indiquei no HD deram OK.

Você disse que está enfrentando esse problema desde março... tente utilizar o DDU para desinstalar o driver da placa de vídeo e utilizar um driver mais antigo.

https://drivers.amd.com/drivers/win10-radeon-software-adrenalin-2020-edition-20.1.3-jan29.exe

Este driver é de 29 de janeiro de 2020.

----

Se o procedimento acima não funcionar, baixe o Burnintest Pro: https://www.passmark.com/products/burnintest/download.php

Com o programa aberto, vá em Configuration >  Test selection & duty cycles > Deixe as configurações iguais a da imagem abaixo:

image.png.881b58ab7006bbec5218749d528f1dee.png

(Em CPU, RAM, GPGPU, 2D e 3D Graphics e Disk, marque as caixinhas e deixe em 95. Na parte superior, "Auto Stop fater" coloque 300 minutos).

Feche todos os programas e clique em OK. Após isso clique no ícone verde para dar Start e deixe o programa rodando (o teste irá parar automaticamente após 5 horas). Veja se é informado algum erro após esse longo período.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@GabrielLV desculpa pela demora, pensei que tinha solucionado o problema, mas agora está acontecendo até no overwatch, e não sei nem o que fazer. Irei fazer o teste e mandarei o resultado! Obrigado pela gentileza de me ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...