Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, estou começando a mexer com eletrônica para poder passar a fazer manutenção de meus equipamentos de áudio já que onde moro há escassez de profissionais habilitados. No momento estou com um amplificador Cygnus PA-400 na bancada. Ele é só amplificador mesmo e não tem controle nenhum (depende de um pré).

Eu comprei esse amplificador faz uns dois meses e logo que eu o comprei ele estava perfeito mas então depois de mais ou menos uma semana de uso apareceu um chiadinho no canal direito. Não é zumbido por falta de aterramento. É CHIADO mesmo. O tempo foi passando e o chiado aumentando até que eu resolvi parar de usá-lo e abrir o aparelho. Ele faz o chiado mesmo sem fonte de sinal nenhuma ligada nele (sem pré, sem CD, sem nada) e mesmo com o volume no mínimo. Se aumentar o volume o chiado não aumenta e permanece igual, mesmo se colocar o volume no máximo.

Eu pretendo fazer o recap das placas dos dois canais e também da fonte mas gostaria de saber opiniões se estou no caminho certo. Minha suspeita é que seja algum capacitor com fuga mas eu sou muito leigo no assunto. O que mais poderia ser a origem desse chiado? Resistor ou transístor ruim também poderia causar isso?

Obrigado!

PA-400.jpg

Postado
1 hora atrás, yankleber disse:

Minha suspeita é que seja algum capacitor com fuga mas eu sou muito leigo no assunto. O que mais poderia ser a origem desse chiado? Resistor ou transístor ruim também poderia causar isso?

Sim, pode ser qualquer um desses componentes ruins nesse canal que está com problema. 

Já que um dos canais está bom, é meio caminho andado, pois tem uma referência pra resolver o problema. 

Uma maneira de consertar é seguir o sinal desde o alto-falante e ir em direção a entrada. Nesse caso um osciloscópio ou seguidor de sinais é bem vindo. 

Com multímetro também é possível identificar, mas aí fica mais difícil, pois terá que fazer comparação de tensão entre o canal bom e o ruim. 

• Curtir 2
Postado