Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

eu tenho dois discos rígidos e hoje quando fui ligar o pc ele de morou bastantes pra ligar e quando entrou no windows o segundo hd n tava lá, como se ele simplesmente n existisse. abri o pc e desconectei e conectei os cabos sata mas continuou na mesma.

detalhe: na noite anterior o pc estava demorando muito para apagar os leds ao desligar e desliguei direto na fonte sem esperar os leds apagarem (porém o pc ja estava sem imagem), se alguém souber como resolver sem precisar ir ao técnico ficaria agradecido

• Membro VIP
Postado

Tente ver se o HD que não está sendo reconhecido seja reconhecido em outro computador ou então por um adaptador USB.

Tudo indica que ao desligar enquanto ainda estava funcionando deu algum problema nele:

32 minutos atrás, Jefferson_51 disse:

detalhe: na noite anterior o pc estava demorando muito para apagar os leds ao desligar e desliguei direto na fonte sem esperar os leds apagarem (porém o pc ja estava sem imagem)

Se não tem como testar em outro computador, tente ouvir se faz algum barulho de girar e se acende algum LED.

• Membro VIP
Postado

Este ST3500418AS é um Seagate. Na página do fabricante tem "Suporte", "Downloads de software" e a ferramenta "Seatools", com ela pode fazer um diagnóstico do HD.

Caso a ferramenta não reconheça o HD, ai o bicho pega, parece que existem alguns posts na internet sobre este HD sendo recuperado ou atualizando a firmware e ainda pode ser apenas um problema na partição dele.

• Obrigado 1
Postado

Screenshot_24.thumb.png.2cfd78f434be79c995ba22b4c304afc8.pngao abrir o programa ele reconhece o hd principal e mais um "desconhecido", consegui realizar o teste apenas no primeiro, mas nesse "desconhecido", quando coloco pra iniciar o teste não acontece nada

• Membro VIP
Postado

Interessante, ele aparece como conectado a USB-1394, o certo deveria ser SATA-PATA.

Desligue tudo e inverta as portas, onde está conectado fisicamente um HD espete o outro HD e vice versa, ligue o computador e repita o SeaTools.

• Membro VIP
Postado

Isso indica que se trata de alguma coisa física no HD e que está tudo certo na placa-mãe, Dê uma olhada no HD, veja se tem alguma espécie de jumper ou se há algo errado nos pinos. Este é o datasheet do HD:

100529369b.pdf

O certo é vasculhar o documento procurando algo que se relacione ao defeito apresentado e só depois disto partir para a atualização de firmware.

Eu estou sem tempo agora. Espero que mais alguém veja a solução prática.

Dei uma olhada no documento, não achei nada que pudesse remeter ao caso prático.

Eu costumo seguir uma lista de checkup, à procura de anormalidades visíveis, primeiro na parte das conexões:

01.jpg.950e48df7b5ba84275928ab8913fbc82.jpg

No destaque em vermelho, ver se tem alguma coisa dando curto, tanto nos 4 pinos da direita como nas demais, depois vou verificando na área da placa lógica:

02.jpg.403baeb98ab968e7177dbb5b9cb8b52d.jpg

Também no destaque em vermelho, tento ver se tem algum componente queimado ou danificado, já observei até trilha rompida entre o conector e a placa, por último eu solto os parafusos que prendem a placa e limpo todas as conexões para eliminar algum problema de mal contato.

Tem ainda um teste meio complicado, tipo conectar no PC apenas a placa lógica sem o resto do HD, o resultado varia muito de uma marca para outra mas, na teoria, se não apresentar o mesmo resultado, é indicio de que a placa lógica está boa e o problema está em algo na caixa. Já se der o mesmo resultado, é indicio de que o problema está na placa lógica. Isto não é muito certo porque algumas marcas nem sequer são reconhecidas quando espeta apenas a placa lógica. Quando se tem dois HD iguais, um bom e um ruim, fica mais fácil de identificar.

Depois de checar tudo isto e o defeito continuar, resta apenas a última alternativa de tentar atualizar a firmware fornecida pelo fabricante.

Pode ser que encontre em sites de leilões outro HD igual mas, nem sempre compensa investir.

Se nada disto resolver, é praticamente uma batalha perdida, não há muita esperança de se voltar a utilizar o HD normalmente, resta apenas tentar recuperar os dados e o custo é maior do que comprar outro HD.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!