Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador Ryzen 5 3600 e GTX 1660 upgrade até R$ 1600


Posts recomendados

Pessoal,

 

Estou prestes a adquirir uma máquina nova e queria um bom desempenho em jogos, tarefas simples (Chrome, Word, Excel, Spotify, etc) e que não vá ficar defasado em pouco tempo.

Minha máquina anterior foi uma top de linha em 2012 (notebook) e usei até hoje, mas decidi trocar e prefiro investir mais e "esquecer" disso pelos próximos anos. Não descarto a possibilidade de upgrades daqui alguns anos, razão pela qual optei por um Desktop.

 

Pensei no seguinte modelo:

https://www.pichau.com.br/computadores/computador-pichau-gamer-ryzen-5-3600-geforce-gtx-1660-super-6gb-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-gadit-x 

 

Valeria a pena investir +200 reais para trocar a placa-mãe A320 por uma B450 Asus?

Valeria a pena investir +400 reais para aumentar 8GB de RAM e aumentar de 2666hz para 3000hz?

Valeria a pena investir +300 reais para colocar um SSD de 256gb, em especial para o sistema operacional?

Alguém teria um monitor até 700 reais para indicar que faria um bom conjunto com esse hardware?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Valeria a pena investir +200 reais para trocar a placa-mãe A320 por uma B450 Asus?

Se seu foco for longevidade para colocar até os novos Ryzen 4000 que irão lançar e ficar tranquilo em questão de construção e VRM com processador que possuem TDP alto, sim, vale muito a pena, apenas atente-se para qual modelo de B450 irá comprar. Se for usar um 3600X como você citou, recomendo sim a B450. Apesar de, se você só for jogar, um Ryzen 5 1600AF já basta, o 3600/3600X seria apenas para streamar e jogar.

 

2. Valeria a pena investir +400 reais para aumentar 8GB de RAM e aumentar de 2666hz para 3000hz?

Se você possuir apenas 8GB de RAM e quiser colocar mais 8GB de RAM em dual channel vale e muito, afinal, os jogos atuais exigem 16GB, porém no quesito frequência, você não precisa pegar uma memória de +3000Mhz sendo que você consegue chegar a isso ou próximo disso com um overclock, então 2666Mhz já supre se você fizer overclock nelas, afinal, os Ryzen trabalham melhor com frequências mais altas (acima de 3000Mhz, apesar de acima de 3200Mhz não haver muita diferença).

 

3. Valeria a pena investir +300 reais para colocar um SSD de 256gb, em especial para o sistema operacional?

Definitivamente sim, você notará muita diferença tanto em boot do Windows como no sistema todo em si.

 

4. Alguém teria um monitor até 700 reais para indicar que faria um bom conjunto com esse hardware?

Infelizmente estou um pouco de mãos atadas sobre o mercado de monitores, sei que está meio restrito, não temos muitas opções, então aguarde outros membros discorrerem sobre o assunto.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação aos possíveis upgrades, já vi que eu tô f*****!

 

Para não afogar meu orçamento, acham válido fazer algum downgrade em CPU ou GPU para compensar nesses gastos (melhor placa-mãe, mais RAM e SSD)? Dá para fazer, mas vou esguelar pra fechar a conta.

 

A placa-mãe seria a Asus Prime B450M-Gaming/BR+.

Com relação ao RAM, não manjo de overclock e pretendo não "inventar" muita moda.

 

Com relação aos monitores sugeridos, a diferença é pequena (cerca de 200 reais). Na sua opinião, vale o investimento maior? Levando em conta o custo x benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, G0di9zz0 disse:

Eu faria esse downgrade na GPU, vale a pena sim. E ja ja os preços abaixam das placas, afinal pelas noticias, as novas GPUS estão vindo com preços semelhantes as atuais, a previsão é que as atuais fiquem mais baratas.

 

Dificilmente isso irá acontecer, primeiro que, se por MILAGRE acontecer seria apenas a diminuição de preço nas RTX 2070/2070S e 2080/S/TI, que concorrem diretamente com as RTX 3000 que acabaram de lançar, acredito que o segmento intermediário continuará os mesmos preços, pelo menos até a AMD lançar as novas RDNA2, aí talvez a nVidia abaixe os preços, mas até lá, não há esperança de melhora infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou considerar o downgrade de GPU, pensando numa 1650 Super, mas os valores são BEM próximos. Fico naquela "gastar 200, 300 a mais, pra quem já está na chuva..."

 

Como eu disse, sou bastante leigo com relação a montagem de PCs, mas cheguei a olhar a compra de peça por peça e, obviamente, fica um pouco mais em conta (considerando que iria compra na Pichau pelo boleto). Meu maior receio é com relação à CPU, Cooler, pasta térmica. Fora isso, acho que dá pra fazer com Youtube.

 

Outra dúvida, com um hardware nesse nível, vale a pena investir mais em refrigeração?

 

Com relação às placas de vídeo, li que essas RX 580 são bem inferiores à 1660 Super. Para ter algo equivalente, seria o caso de pegar uma RX5700 XT. Procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É como eu disse, apesar da nova geração da nVidia ter sido lançada, ela ainda é uma geração mid/high end, ou seja, as placas mais de entrada continuam o mesmo preço por não ter concorrentes diretos, a nVidia só vai abaixar os preços da 2070S pra cima porque está o mesmo preço das novas RTX 3000, pra não "matar" a própria concorrência com ela mesma, imagina comprar uma 2080 TI por R$ 9.000 tendo agora a 3080 custando mais barato que ela e entregando mais desempenho? A única situação que será realmente efetiva para abaixar os preços das 1660 até a 2060S seriam as novas placas de vídeo da AMD que batem nesse segmento. @G0di9zz0

 

Outra dúvida, com um hardware nesse nível, vale a pena investir mais em refrigeração?

Sinceramente não, no máximo um air cooler melhor de R$ 150, como o GAMMAXX 400, por exemplo. @Fernando Vasconcelos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus salve pessoal!


Estou adiando a compra, considerando que percebi um drástico aumento de preços nos últimos meses. Estou pensando em aguardar a Black Friday e, caso não surja nada interessante, esperar até os preços normalizarem (SE normalizarem).

 

Nesse meio tempo, continuo buscando boas opções para custo x benefício com um orçamento relativamente folgado. Nesse cenário me deparei com algo que me pareceu BEM atraente:

 

placa-mãe ASROCK B360M, I7-9700KF, GEFORCE RTX 2060 SUPER 8GB, 8GB DDR4, HD 1TB, Fonte 600W 80 Plus, Water Cooler AQUA X100 120MM por R$ 6.4 k?

 

Pelo valor de mercado das peças separadas, o preço do conjunto me pareceu excelente.

Posteriormente, vou colocar um SSD, +8gb de RAM e comprar um bom monitor.

Por enquanto iria usando um quebra galho e a máquina desse modo.

 

E aí, considerações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Placa-mãe ASROCK B360M,  I7-9700KF.

Investir na plataforma 1151 não é viável, além dos preços abusivos não terá suporte futuramente, se realmente quiser Intel, opte pela 10ª geração ou espere a 11ª.

 

2. Fonte 600W 80 Plus.

Qual marca e modelo? Especifique por gentileza.

 

3. Water Cooler AQUA X100 120MM.

Mesma questão, por que comprar um water cooler de 120mm sendo que um air cooler custa ás vezes R$ 150-200 reais mais baratos e é tão eficiente quanto? Uma GAMMAXX 400 bate por exemplo 37°C, um water cooler de 120mm bate 35°C, vale a pena pagar R$ 200 a mais em um water cooler para ter 2°C a mais sendo que não faz diferença um processador trabalhando a 37°C ou a 35°C? Se não quiser jogar dinheiro fora invista em um bom air cooler, se quiser "estética" e não se importar em jogar dinheiro fora, opte pelo water cooler.

 

4. +8gb de RAM.

Realmente cogite a opção de pegar pelo menos 16GB, em dual channel, hoje há jogos que exigem 11GB de RAM como o COD: Warzone.

 

5. GEFORCE RTX 2060 SUPER 8GB.

Eu sinceramente não recomendo a 2000 das RTX, principalmente a 2060, pois o único diferencial dela pra uma RX 5600 XT (que inclusive possui desempenho superior a 2060S) é a questão do DLSS e principalmente ray tracing o que ao meu ver é inviável já que o único recurso que ela possui de diferente não é muito otimizado e não entrega muita performance, uma 2060 não possui um desempenho minimamente aceitável com ray tracing, se você quiser realmente sentir essa tecnologia, recomendo da 2070 pra cima ou uma RX 5600 XT que possui melhor desempenho que a 2060S como eu já havia dito.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Vasconcelos pra mim esse aí só é um cara querendo se livrar logo da sua RTX 2060 SUPER antes do lançamento nas novas RTX 3000 aqui no Brasil. Em alguns lugadores do mundo, a linha RTX 2000 já está custando até a metade do preço praticado antes do anuncio das RTX 3000 (isso porque elas ainda nem estão sendo vendidas). Não aconselho fazer nenhum investindo em placas RTX 2000 agora, pois se houver quem compra pelo preço que estão pedindo, os preços vão continuar iguais, isso vale tanto para produtos novos quanto usados. E ainda tem os problemas que o colega acima citou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve rapazeada!


Optei pela compra separada de todos os componentes e finalmente comprei tudo, agora falta entregar e ainda estou decidindo se vou montar tudo sozinho ou procurar assistência técnica (nunca fiz isso, mas já vi alguns vídeos e não parece ser o fim do mundo). Realmente ficou pouca coisa mais cara que o PC montado e eu tenho certeza da qualidade de cada componente. O resultado final ficou assim:

 

- Ryzen 5 3600

- GTX 1660 Super OC da Gigabyte

- AsRock B450 Steel Legend

- 2x8 GB de RAM 3000hz da XPG

- 256 GB de SSD M.2 da XPG

- HD 2 TB

- Fonte Corsair CX550 Plus Bronze

- Gabinete Corsair Carbide Spec Delta (com 3 fans RGB + 1 fan convencional)

- Monitor eu vou usando um quebra galho e pretendo esperar a Black Friday para pegar alguma oportunidade (FHD, 144hz)

 

Meu maior receio na instalação é com relação aos fans/RGB.

Como serão 5 entradas de FAN (incluindo o CPU FAN) e mais a entrada dos RGBs, não sei se haverão entradas suficientes. Vi que existem splitters para esse tipo de situação e imagino que vá ser o caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!