Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu entendo seu medo @Henrique PP, eu já tive experiências parecidas com as suas nas antigas Radeon 8500 (sim, estamos ficando velhos) , o TDP importa bastante e é sempre bom ficar de olho, mas nada que não dê pra controlar, felizmente hoje as construções melhoraram. É exatamente como o @NIGHT FALL pontuou com maestria também, se for só por "fan" não há sentido em pegar um modelo abaixo, afinal, em desempenho a 1660 é muito superior a 1650, fora que se sua GPU vai trabalhar a 45°C ou a 65°C não faz muita diferença, claro que começa a ficar preocupante se aumentar demais até um certo ponto, mas acredito que não seja o caso, haha.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
14 minutos atrás, eduardo franz fehrer disse:

@Henrique PP mas tipo, você força ela muito em jogos?

porque eu sei que vou jogar só fifa, jogos mais fracos e tal

Se seu gabinete tiver espaço para dual fan, pegue uma dual fan, caso contrario pegue single fan.

• Curtir 1
Postado

@RedSkyy espaço tem, a questão é $

essa é a 1660S mais em conta atualmente, ainda tá com cupom aí na loja que explode

adicionado 2 minutos depois

@Ornitotheus vou monitorar essa bagaça pra ficar na média aí citada (45°C ou a 65°C) 

já tenho todas as peças, só falta a GPU, tô faz mês pesquisando e enrolando pra pegar

• Amei 1
Postado
36 minutos atrás, eduardo franz fehrer disse:

@NIGHT FALL @Henrique PP acredito também que para dar super aquecimento tem que forçar muito né, sei que vou usar levemente, não possível que ela não aguente um fifa 

inclusive na parte de edição, por exemplo, o Davinci Resolve nem usa a GPU pra render na versão FREE, que é por onde vou começar

"Taca-le pau nesse carinho".
Rapaz sua preocupação é válida mas é exagerada, hoje as GPUS nem são tão quentes. Eu mesmo tive uma Zotac Gtx 460 V2 lançada junto a geração 500 que tinha um dissipador medíocre e apenas um Fan, em full load chegava a bater 102ºC e rodou desse jeito por 1 ano inteiro até eu comprar um cooler personalizado.

Os colegas @Henrique PP e @Ornitotheus já relataram experiências similares com outros modelos.
Segundo a Nvidia a temperatura máxima segura de operação da Gtx 1660 é de 95ºC, se seu gabinete for bem refrigerado é bem difícil que ela chegue a essa temperatura, mesmo atolada em 100% de uso, fora que hoje em dia as placas tem sistema de segurança que as farão reduzir o clock caso cheguem a temperaturas arriscadas afim de evitar a queima.
Monitorar as temperaturas é importante, mas não deixe que isso te impeça de se divertir.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
27 minutos atrás, eduardo franz fehrer disse:

@NIGHT FALL mais uma aula, obrigado "marco velho"

Quer uma aula?.... Faça esse esquema de cooler do vídeo é muito bom pra aumentar a durabilidade e controlar a temperatura.... Quanto a minha placa fritar é num dia quente (rio 40ºC cidade maravilha da beleza e do caos) 1 cooler não da vazão e mesmo assim jogo por 6 horas seguidas. :P

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado
14 minutos atrás, Yan_ disse:

@Henrique PP o que realmente importa mesmo é o fluxo de ar, basicamente isso, se tiver um bom fluxo de ar independe de ter 1, 2 ou 3 fans dá conta

Na verdade não. De nada adiante ter uma turbina em cima da placa se não houver um dissipador com superfície suficiente pra fazer a troca de calor, a mesma forma que não adianta um dissipador enorme e um fan com baixo fluxo de ar ou ter um conjunto de dissipação e fans muito bom e uma pasta térmica ruim.

Como já dito pelo @Ornitotheuso que conta é o projeto como um todo e não apenas um fator isolado.

• Curtir 2
Postado

@NIGHT FALL mas as placas hoje em dia tem um dissipador no mínimo OK, mas claro que importa muito o dissipador, mas se tiver um fluxo de ar ruim não vai ser bom de qualquer jeito, acho que a conclusão é o seguinte: tudo é dependente, se algo estiver ruim vai afetar a outra parte

• Curtir 1
Postado

@Yan_ Importa o conjunto... são 3 os modos de dissipação e calor, Radiação, nisso alumínio brilha até sobre o cobre, ele irradia muito bem o calor, Condução, nisso o cobre brilha sobre o alumínio, e Convecção, isso a placa de vídeo não usa, mas não deixa de ser um método de eliminação de calor, mas a placa não tem como evaporar algo.

O contato do ar no metal é condução, soma-se a isso o fato do metal irradiar calor que hora ou outra acerta uma molécula de ar, e sem essa molécula precisar encostar no metal, ela também aquece pela radiação térmica que recebeu.

OBS: A visão do predador do filme é visão térmica de irradiação, ele vê os corpos irradiando calor.

Logo o fluxo de ar é muito importante assim como o volume do metal (quanto mais área melhor para irradiar e conduzir o calor com o ar). Então torna-se muito importante tirar esse ar quente de dentro do gabinete o mais rápido possível para que o mesmo não esquente outras peças.

• Curtir 2
  • Amei 2
Postado
1 hora atrás, Yan_ disse:

@NIGHT FALL mas as placas hoje em dia tem um dissipador no mínimo OK, mas claro que importa muito o dissipador, mas se tiver um fluxo de ar ruim não vai ser bom de qualquer jeito, acho que a conclusão é o seguinte: tudo é dependente, se algo estiver ruim vai afetar a outra parte

Única coisa que eu concluí da sua explicação é que você dobrou a meta.
Existem placas e placas, projetos e projetos, não é uma receita de bolo e nem todo fabricante adere a isso, maior prova disso é que existem

placas do mesmo modelo com sistemas de refrigeração completamente diferentes como as Gtx 1660 mostradas abaixo.

image.png.839e7ffdf0e5bf24ee35962fe18529c8.png

image.png.5a23f6210f77e831bfe833c58397af9b.png

image.png.1278a97e932cf953a4e79373e091f29f.png

E isso é porque um chip gráfico dissipa mais calor que o outro? Nem sempre, as vezes é apenas pra baratear o projeto.

PS: Saudades Botão Spolier.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Única coisa que eu concluí da sua explicação é que você dobrou a meta.

não entendi o que você quis dizer, eu só falei o óbvio. Se a placa tiver 15 fans e estiver fechada de nada adianta ter esses 15 fans se eles só vão estar jogando ar quente para a placa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!