Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é memória virtual?


Yan_
Ir à solução Resolvido por Davi Silva Santos,

Posts recomendados

  • Membro VIP

@Yan_ Quando a RAM vai ficando cheia, o Windows joga arquivos menores para a memória virtual (arquivo de paginação) que é um arquivo que fica no HDD/SSD e por isso o acesso a ele é lento, pois a RAM é muito mais rápido que o HDD/SSD.

Aí em cima eu dei um exemplo, mas o arquivo de paginação é usado por vários programas e drivers deles, independentemente se a RAM está cheia ou não, ou seja, está sempre em uso.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória virtual mapeia um espaço de endereço virtual, um espaço de endereços usados pelos programas em sua operação normal, em um espaço de endereço físico, usado pelo hardware. Essa técnica permite isolar processos, de modo que cada um receba a sua área de memória, sendo que é também possível compartilhá-la com outros processos. Como consequência, a memória virtual permite que o kernel possa ter seu espaço de memória separado dos processos que são executados a nível de usuário.

 

O mapeamento do espaço virtual para o físico é feito, em hardware, na Unidade de Gerenciamento de Memória (MMU) do processador e no software, pelo núcleo (kernel) do sistema operacional. A maioria dos sistemas operacionais modernos exige um processador com MMU, mas há, por exemplo, configurações especiais do Linux que podem ser executadas em processadores que não possuem esse recurso.

 

A aplicação mais visível da memória virtual para o usuário é a possibilidade de mover áreas de memória entre diferentes dispositivos, como no uso de um arquivo de swap ou uma partição de swap para aumentar a quantidade de memória disponível além da capacidade física em RAM.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Yan_

Sim, seria muitas vezes mais lento. SSDs usam memória flash, feita para armazenamento permanente e com limite de leituras e escritas, enquanto a RAM dos PCs é DRAM, feita para acesso aleatório sem degradação. Outra razão é que SSDs só podem ser lidos e escritos em grandes blocos, enquanto a comum DRAM trabalha com escritas e leituras em algumas dezenas de bytes. O processador também possui o acesso a DRAM muito mais otimizado que um SSD, mesmo que este último esteja usando barramento de alta velocidade, como o PCI-e.

 

O que você está pensando é mas adequado para uma NVRAM, mas mesmo essa tecnologia e suas implementações possui limites de escrita e é mais lenta que a DRAM. Continuando a escala de maior velocidade, acima da DRAM temos a SRAM, também volátil, e é normalmente usada para o cache dos processadores, e os bancos de registradores.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!