Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou usando o R5 3600 com cooler box, e em algumas aplicações ele chega próximo aos 90º , estou usando ele com a pasta pré-aplicada pela amd, será que alguma dessas pastas me ajudaria a ter um alivio nessa temperatura ?

1 - Pasta Térmica PCYes OCX By Gelid (vi em um vídeo do pessoal do teclab, dado a recomendação deles estou pendendo a pegar ela)

2 - DEEPCOOL Z9 ( já tive uma experiência satisfatória com essa pasta e meu i7 7700)

dentre as duas, qual a melhor opção?

obs. pretendo colocar um WC quando os preços normalizarem.

obs2. não uso nem pretendo fazer OC ate colocar o WC.

Postado
22 minutos atrás, juliano_araujo disse:

Pessoal estou usando o R5 3600 com cooler box, e em algumas aplicações ele chega próximo aos 90º , estou usando ele com a pasta pré-aplicada pela amd, será que alguma dessas pastas me ajudaria a ter um alivio nessa temperatura ?

1 - Pasta Térmica PCYes OCX By Gelid (vi em um vídeo do pessoal do teclab, dado a recomendação deles estou pendendo a pegar ela)

2 - DEEPCOOL Z9 ( já tive uma experiência satisfatória com essa pasta e meu i7 7700)

dentre as duas, qual a melhor opção?

obs. pretendo colocar um WC quando os preços normalizarem.

obs2. não uso nem pretendo fazer OC ate colocar o WC.

De nada adianta melhorar a condução térmica com uma pasta melhor se o cooler box não tem desempenho pra dissipar todo esse calor extra, gasto desnecessário.

PS: Qual a marca e modelo do seu gabinete e quantas fans estão instaladas nele?

Postado

@juliano_araujo A pasta térmica não vai fazer a temperatura cair significativamente a menos que você tenha instalado o cooler muito errado, reaproveitado uma pasta já aplicada anteriormente (removido e reinserido o cooler) ou alguma outra falha de uso. 

A pasta térmica original é muito próxima do melhor que você pode ter. Duas coisas que influenciam na temperatura são a ventilação do gabinete e o perfil de rotação do cooler da CPU. O perfil de rotação você estabelece na BIOS, e se estiver com a opção "silent" selecionada lá, com certeza ele vai superaquecer mesmo. O correto é colocar em Normal ou Performance.

O fluxo de ar do gabinete deve ser configurado como nas imagens abaixo, contendo no mínimo três ventoinhas para ser eficaz, mas podendo ter mais (pessoalmente recomendo pelo menos 4, ou todas que o gabinete suportar).

image.png.19d9f2c83c719b61dfde05534c0ae57b.pngimage.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.png

adicionado 1 minuto depois

Se mesmo com a correção do perfil de ventilação do gabinete e da configuração da BIOS sua temperatura não baixar, aí sim recomendo a substituição do cooler da CPU, não da pasta térmica. Um cooler de CPU decente custa a partir de 140 reais hoje. Recomendo Hyper 212 ou MA410P. Se estiver com orçamento muito apertado, recomendo Hyper H411R, adicionando mais uma ventoinha. Todos esses modelos levam sua CPU com folga, especialmente se tiverem a adição de uma ventoinha (é só comprar uma de qualidade e instalar, eles já vem com kit de instalação).

Postado

@juliano_araujo Tire a ventoinha da parte de cima do painel frontal e instale ela jogando ar para fora, no fundo/topo do gabinete. Já terá o maior ganho só de fazer isso. Se esta é sua configuração atual, acredito que seu cooler de CPU está mal instalado para estar permitindo tanto aquecimento. O investimento seguinte seria reinstalar o cooler adequadamente depois de limpar a pasta térmica antiga com isopropanol, reinstalando com uma pasta térmica de qualidade (a tg4 ou MX-4já bastam, sendo a MX-4 barata no aliexpress). Claro que o investimento meio que será perdido em vista da compra de um novo cooler de qualidade como os que já indiquei. Esses além de corrigirem o erro de instalação (se você fizer corretamente), ainda vem com pasta térmica nova de alta qualidade. 

Lembrando, insta sempre o cooler corretamente na primeira vez. Se falhar por alguma razão, deve-se reinstalar com uma nova camada de pasta térmica, limpando a antiga. Reaproveitar pasta térmica causa a formação de bolhas de ar que reduzem imensamente sua eficácia. 
Após instalado corretamente, não é necessário a substituição de pasta por pelo menos 4 anos, muitas vezes durando a vida útil do PC inteira.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...