Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

De tempos em tempos meu pc começa a travar após uns 10 minutos de uso, uns 5 minutos depois dessa primeira travada ele congela de novo e desliga sozinho, na hora de ligar de novo começa a fazer barulho como se estivesse ativando todas as ventoinhas ao máximo e acaba não ligando. Para usar de novo tenho que esperar uns 30 minutos com ele desligado.

Montei o pc a pouco menos de 1 ano e essa é a terceira vez que isso acontece, sempre o mesmo problema, ele começa aos poucos e vai aumentando a frequência até o ponto que praticamente não consigo mais usar o pc, das 2 outras vezes foi preciso formatar para voltar ao normal.

Specs:

Core i5 760

Radeon RX570 8G

Gigabyte P55A-UD3R

12GB Ram

SSD 240GB + HD 1TB

Corsair 550W CX550

Postado

@NIGHT FALL os fans dele são só os originais dos componentes, não coloquei nenhum outro, o gabinete é um modelo antigo também não tem nenhum fan nele, e isso acontece a qualquer momento, jogando, navegando na internet e até quando não estou mexendo nele, pelo barulho pensei que poderia ser algo com a temperatura, mas ele não passa dos 50-60 graus

Postado
4 minutos atrás, Hokkami disse:

@NIGHT FALL os fans dele são só os originais dos componentes, não coloquei nenhum outro, o gabinete é um modelo antigo também não tem nenhum fan nele, e isso acontece a qualquer momento, jogando, navegando na internet e até quando não estou mexendo nele, pelo barulho pensei que poderia ser algo com a temperatura, mas ele não passa dos 50-60 graus

Mas essa temperatura de 60ºc ocorre em que momento? Apenas usando o equipamento para navegação etc ou durante a execução de algum aplicativo mais pesado?

Postado

@NIGHT FALLchega a 60 durante um jogo ou aplicativo mais pesado, mas o problema também acontece quando estou navegando, com temperatura mais baixa, por exemplo, hoje em umas 2 horas de uso ja aconteceu 2 vezes, uma enquanto estava jogando (57ºc ) e quando estava navegando (43ºc )

Postado
agora, Hokkami disse:

@NIGHT FALLchega a 60 durante um jogo ou aplicativo mais pesado, mas o problema também acontece quando estou navegando, com temperatura mais baixa, por exemplo, hoje em umas 2 horas de uso ja aconteceu 2 vezes, uma enquanto estava jogando (57ºc ) e quando estava navegando (43ºc )

Seu relato tem todas as características de superaquecimento.

Façamos alguns testes.

1º - Baixe os aplicativo Prime95. Abra seu sofware de monitoramento de temperaturas, de preferência se ele exibir temperatura de todos os componentes (Processador, placa-mãe, Placa de vídeo e discos rígidos). Caso ele não tenha todas essas informações, use o Hwinfo.

Execute o prime95 e deixe-o rodando por uns 15 minutos sempre de olho nas temperaturas, após esse tempo veja se o equipamento trava.

Poste um print das temperaturas obtidas dos componentes citados.

Caso não saiba usar o prime95, segue vídeo tutorial.

Spoiler

Poste os resultados para que possamos analisar.

Postado

@Hokkami Você usa estabilizador? Já fez teste da sua memória usando o memtest86? Do HD usando o HDtune?

Superaquecimento pode causar esse tipo de problema, como disse o @NIGHT FALL , mas observe que não é só sua CPU ou sua GPU que podem superaquecer. O chipset, a fonte, até o VRM podem superaquecer por falta de ventilação adequada. Gabinetes antigos sem nenhuma ventoinha podem se tornar uma estufa. Mesmo sem jogo algum rodando, todos os componentes que aquecem podem estar sujeitos a superaquecimento sem a ventilação apropriada. Um teste simples e eficiente que muitos fazem é abrir o tampo lateral do gabinete e colocar um ventilador virado para a placa-mãe soprando bem forte durante o uso. Se o problema sumir, pode-se então compara ventoinhas e corrigir a falta de ventilação. Se o problema persistir, deve-se buscar fazer outros testes.

Postado

@NIGHT FALL nunca tinha usado o aplicativo antes então não tenho certeza se foi isso que voce pediu, mas esses foram os sensores durante o teste

Test1.png

Test2.png

Test3.png

Test4.png

Test5.png

adicionado 3 minutos depois

@WOZ Dodsnunca fiz nenhum teste desse tipo no pc, mas vou fazer o teste do ventilador e tentar saber mais sobre os outros testes que voce disse, faz pouco tempo que comecei a me interessar mais sobre computadores então ainda tem muita coisa que não conheço

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Hokkami Ao que tudo indica seu problema é superaquecimento. 90ºC é uma temperatura bem alta, por se tratar de um processador de primeira geração, não tenho certeza se ele tem tecnologia de redução de clock para evitar a queima, talvez por isso ele trave.
Antes de mais nada a primeira providencia é trocar a pasta térmica do processador. A segunda é dar atenção o seu gabinete, a falta de um sistema de refrigeração pode queimar um dos seus componentes, principalmente a placa-mãe.
Caso tenha disponibilidade faça um teste simples, remova a tampa lateral do gabinete e coloque um ventilador jogando ar dentro dele, use o pc durante algums hora e veja se os travamentos continuam, caso não já sabemos o problema e a solução segue abaixo.
Compre ao menos 1 Fan pra colocar no painel traseiro afim de remover o ar quente que se acumula dentro do gabinete, e se possível uma também para inserir ar frio.

Após isso refaça os testes e veja se o problema persiste.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!