Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe não reconhece um HD


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá preciso de ajuda pra, ao menos, recuperar alguns dados de um HD meu...

Tive problemas com ele recentemente a MB não o reconhece, nem na BIOS ele aparece... 

Estou em dúvida se o problema é nos componentes mecânicos (pratos, agulha) ou na placa do próprio HD.

 

Quando ele está plugado no PC a máquina fica meia louca, demora muito tempo para a BIOS completar aquelas checagens iniciais, como se estivesse tentando reconhece-lo.

Os modelos vou deixar aqui abaixo:

 

placa-mãe: Gigabyte Aorus Gaming 3 B360.

HD com problema: Seagate Barracuda 1TB, Modelo: ST1000DM003.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Yan_ disse:

@Alesson Bedim você possui algum SSD ligado na placa-mãe? Dependendo da MoBo, se você ligar um SSD uma(s) das entradas SATAs são desligadas

Eu tenho SSD mas esse problema já vem desde outra máquina q eu tinha, troquei recentemente.

 

E possuo tmbm outros discos rígidos que rodam normalmente.

 

O problema é bem específico nessa praga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Allan Tridnade disse:

Amigo, pelo que você está falando, quase certo que o problema NÃO esteja na placa-lógica do HD. Geralmente quando o HD deixa a máquina lenta e travando, o problema está no disco. Recomendo procurar uma empresa especializada em recuperação de dados.

Então Allan, estava pensando nisso mesmo... Acho q essa joça já era...agulha deve ter emperrado slah, ele até gira quando coloco ele mas tem um ruído muito estranho, e a MB não reconhece, pensei ter queimado a placa justamente por isso... 

 

Mas enfim.. valeu obgdo

 

 

adicionado 2 minutos depois

@Yan_ Não é na MOBO vei, já fiz de tudo, troca de porta e os caramba, mas nada.. Tenho uns projetos importantes nele, vou mandar pra recuperação de dados. Mas obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alesson Bedim Se não apareceu na BIOS há sim algum problema lógico. Se aparecesse, mas não funcionasse, então eu presumiria falha mecânica. Quando esse tipo de coisa acontece a solução é encontrar outra placa lógica idêntica de um HD doador. Mesmo assim o processo pode não funcionar (como em um caso meu recente). Uma empresa especializada poderá ajudá-lo, mas prepare o bolso. Só não recomendo que tente abrir no HD até tentar todas as suas alternativas. Uma cabeça travada pode parecer fácil de resolver, mas o mero fato de abrir o HD pode terminar de matá-lo.

 

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Alesson Bedim disse:

Acho q essa joça já era...agulha deve ter emperrado slah, ele até gira quando coloco ele mas tem um ruído muito estranho, e a MB não reconhece, pensei ter queimado a placa justamente por isso... 

Geralmente quando a agulha agarra, umas batidinhas de leve no ângulo certo podem destravá-la (procure vídeos e verá). Se o motor que a controla tiver falhado, aí não tem jeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods pois é estou na dúvida do que pode ter acontecido, estou achando que algum transistor ou mini capacitor slah da placa foi pro saco... dae todo esse BO. Mas vou tentar achar uma placa idêntica pra comprar vai q né... 

 

Mano, kkkkk, já pensei até em trocar os pratos dele e colocar em outra carcaça... Mas quem dera eu tivesse esse talento.. hahaha

 

valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Alesson Bedim Pesquise vídeos no youtube sobre o assunto. Já vi alguns que explicam exatamente o que você tem que observar na hora de escolher outra placa, bem como oferecem o contato de empresas especializadas em vender esse tipo de produto dentro das especificações corretas. O processo é detalhado e delicado, o menor erro pode condenar todo o processo (eu mesmo já desisti de tentar por ser tão comum falhar).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods
Nem sempre o fato de o HD não ser reconhecido na BIOS significa um problema na placa-lógica. Trabalho numa loja de manutenção de computadores e já peguei vários casos em que o dano no disco era tão grande que o HD nem sequer reconhecia mais... troco a placa lógica e nada. 
Não descarto um problema na placa lógica. Mas ao que tudo indica, pelo que o colega falou, o HD já vinha apresentando falhas, provavelmente em função de badbocks, e com o tempo o dano aumentou e parou de vez. De qqr forma, recomendo que não insista em tentar acessá-lo, pois a situação pode ficar ainda mais crítica. Abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...