Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Estou precisando de ajuda com meu desktop de 1 e 1 mês o qual ontem apareceu seu primeiro problema. Sábado eu usei normalmente pra jogos leves (among us) ,onde a temperatura da GPU e RAM não ultrapassou dos 70 graus. Desliguei normalmente e ontem ao tentar ligar, o mesmo não ligava mais. As ventoinhas da cpu, gabinete e placa de vídeo ligam normalmente, mas o teclado não liga, não inicia a BIOS e nem o OS. Fui a casa de um amigo e consegui colocar a gpu dele no meu pc, em seguida a memória RAM. Mesmo assim, não iniciou. Fiz o teste reverso e coloquei minha gpu e minha memória ram no PC dele, que iniciou normalmente (todos os testes foram feitos isoladamente). O PC foi comprado na pichau e a garantia acabou mês passado. Antes de comprar outra placa-mãe (minha principal suspeita), gostaria de esgotar todas as prováveis causas para esse erro. Sou meio leigo no assunto e não sei mais o que fazer para tentar descobrir a causa. Segue abaixo minha configuração:

placa-mãe: Asus prime 320M-k/BR. DDR4, socket AM4 chipset AMD 320.

Placa de vídeo: Galax GeForce GTX 1660 TI GDDR6 6GB

Memória RAM: Team group T force Vulcan 16GB (2x8GB) 2666Mhz

Processador: AMD Ryzen 7 2700 cota-core 3.2GHz (4.1 GHz turbo) AM4

Fonte: Thermaltake smart séries 600W

Agradeço desde já pela ajuda! 

Postado

Tem o speaker na placa-mãe? Ele dá algum Bipe? 

Tenta iniciar ele só com os hadwares essenciais (placa-mãe, processador, RAM e Fonte) tenta resetar a BIOS, pelo jumper CMOS ou retirando a bateria da placa-mãe...

A garantia é de 12 meses, dependendo da marca oferece mais.

Postado

@Alesson Bedim boa tarde!

Não tem speaker e não bipa nada.

O reset eu tentei retirando a bateria e não aconteceu nada. Tentei colocar uma bateria nova mas também sem êxito.

A garantia já procurei nos sites da Asus e essa placa-mãe realmente são 12 meses a partir da data de compra (28/08/2019).

Vou ver a questão do jumper CMOS e posto com o resultado.

Postado
7 minutos atrás, concorenciamelhoraomercado disse:

@Hirakawa20 Fonte???

Não testei a fonte, estou sem multímetro em casa e não tenho uma reserva. Mas aparentemente esta ok. Não tem cheiro de queimado em nenhum ponto da fonte ou dos outros hardwares

Postado
6 horas atrás, Alesson Bedim disse:

Tem o speaker na placa-mãe? Ele dá algum Bipe? 

Tenta iniciar ele só com os hadwares essenciais (placa-mãe, processador, RAM e Fonte) tenta resetar a BIOS, pelo jumper CMOS ou retirando a bateria da placa-mãe...

A garantia é de 12 meses, dependendo da marca oferece mais.

Tentei todos os testes sugeridos e não deu certo ainda.

Postado
14 horas atrás, Hirakawa20 disse:

Tentei todos os testes sugeridos e não deu certo ainda.

Cara retira a fonte e dá um curto nos fios verde e preto com um clipe de papel, se ela não iniciar provavelmente foi pro bebeléu...

Postado

Amigo, estou com o mesmo problema, nem BIOS ele vai.

Acho que é problema de placa-mãe mesmo.

Fiz todos os testes possíveis e não funciona por nada.

Minha placa de vídeo e fonte eu pude testar no meu pc antigo e funcionam, o resto não é compatível.

As memórias eu tenho duas ( o mesmo modelo da sua), se fosse problema, pelo menos uma deveria permanecer boa, então descarto essa possibilidade.

CPU não tenho como testar, mas tirei o CPU_FAN e notei que ele esquenta, então queimado não está.

Estou enviando a placa de volta pra MSI. Parece que é problema nas placas pra AMD, independente de fabricante.

Se estiver na garantia, recomendo enviar logo.

Postado
9 horas atrás, Alesson Bedim disse:

Cara retira a fonte e dá um curto nos fios verde e preto com um clipe de papel, se ela não iniciar provavelmente foi pro bebeléu...

Mas as ventoinhas ligam normalmente (a da cpu, a da gpu e as 6 de resfriamento do gabinete). Mesmo assim tentarei o teste do curto.

Postado
Em 29/09/2020 às 20:36, Hirakawa20 disse:

Mas as ventoinhas ligam normalmente (a da cpu, a da gpu e as 6 de resfriamento do gabinete). Mesmo assim tentarei o teste do curto.

Testei a fonte com multímetro e também a cpu . O pc não liga de jeito nenhum. Como a garantia já acabou, só resta comprar outra placa-mãe e instalar para ver se vai dar certo. Assim que instalar posto o resultado.

• Solução
Postado

Bom, após todos os testes, comprei outra placa-mãe (dessa vez a Gigabyte b450M) e acabei de instala-la e tudo ocorreu bem. O computador voltou ao normal. Acho que a placa-mãe anterior foi para o saco do nada. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!