Ir ao conteúdo

preciso trocar de fonte para usar uma nova placa de vídeo?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em comprar uma placa de vídeo nova, provavelmente uma RX 570/RX 480 ou uma GTX 1650 Super durante a black friday ou próximo do natal. Meu setup é relativamente antigo, não tendo nenhum upgrade desde 2014. Segue as specs:

8gb de Ram (4x2)

1tb HD Sata III

Placa de vídeo: GTX 750 2gb

processador: AMD FX-6300

placa-mãe: Asus m5a78l-m LX/BR

fonte: thermaltake 450w sem PFC ativo.

Meu problema é o seguinte: Estou muito afim de comprar uma placa de vídeo mas não tenho grana pra comprar uma placa de vídeo e uma fonte nova e tenho medo da minha não ser suficiente pra aguentar a placa e acabar estragando. Devo esquecer esse negócio de placa de vídeo e comprar uma fonte, ou comprar uma placa de vídeo e esperar ter dinheiro pra comprar uma fonte que aguente melhor o trabalho? Pelo o que eu li as fontes sem PFC ativo consomem mais energia, mas enviam 450W para o PC mesmo assim. Espero que vocês consigam resolver e me ajudar com esse problema :-)

Postado

Screenshot_1.png.519e1de21fdd995e001393aaf8ad0721.pngScreenshot_2.png.256fc5b0b03243921e10d5c87b219c53.pngA GTX 1650Super sua fonte consegue alimenta-la, segundo a nvidia é recomendado que tenha uma fonte de 350w https://www.nvidia.com/pt-br/geforce/graphics-cards/gtx-1650-super/

Quanto as RX 570/580 realmente não sei te dizer, algumas pessoas falam que rodam com uma 450w, outras falam que precisa de uma fonte 500w, eu acredito que rode também!

No print, é uma rx570 4g da powercolor, e ela pede somente 450w!

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@RaphiaelGamer Cara, se você pegar uma RX 580 vai sim precisar trocar esta fonte. Se pegar uma RX 570 vai ficar batendo na trave, pois é tecnologia antiga, consome mais energia e seu PC vai provavelmente dar Power Throttling para segurar seu processador que é um antigo esquentadinho e energético. Se não quer correr perigo de acontecer isso, acredito que a melhor escolha é a GTX 1650 Super, que trabalha com TDP muito menor, entrega desempenho superior a RX 570 em títulos mais novos, e não vai te dar dor de cabeça com alimentação. 

Postado

muito obrigado pelas respostas. Agora, uma outra dúvida: pelo o que eu li, tem até uma tabela mostrando a eficiência de uma fonte com e sem PFC ativo. Uma sem PFC acaba por ter 50 a 60% de eficiência, enquanto uma com PFC tem de 80% a 90%. Queria saber se uma fonte de, vamos supor, 500W e PFC ativo, e outra fonte de 500W e PFC ativo, entregam a mesma quantidade de energia pros componentes. Porque pelo o que eu andei pesquisando, a resposta seria sim, mas a fonte sem PFC ativo acabaria por puxar mais energia da tomada. 

Postado

@RaphiaelGamer Sempre opte por uma com PFC ativo. Entendo muito pouco sobre as entranhas da alimentação de uma fonte, mas como consenso geral da comunidade, sempre fontes 80 Plus com PFC ativo para melhor durabilidade de seus componentes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...