Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento RX 580 rog strix


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Boa noite pessoal, tudo bem ? Meu pc anterior era um kit ga-970a-ds3p + fx 6300 + 8gb ram hyperx 1666mhz + rx 580 asus rog strix, ontem fiz um update para um kit b450m steel legend + ryzen 5 2600 + 16 gb gloway 2666mhz, mantive a placa de vídeo e a fonte que é uma pcyes shocker 600.

Com o kit inicial estava tendo problemas com gargalo, porém tudo funcionava bem, ao fazer o upgrade, notei que aconteciam alguns pequenos travamentos em jogos, fui verificar no msi afterburner e minha placa de vídeo estava batendo 86°, coisa que nunca aconteceu antes. Abri o the witcher 3 no ultra high e bateu 89°, até que o pc desarmou. Os demais componentes mantiveram-se em temperatura normal, cpu não passou de 45°, visto que utilizo um seidon 120v, alguem sabe o que pode ser o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Jhony Ribeiro Dias disse:

Boa noite pessoal, tudo bem ? Meu pc anterior era um kit ga-970a-ds3p + fx 6300 + 8gb ram hyperx 1666mhz + rx 580 asus rog strix, ontem fiz um update para um kit b450m steel legend + ryzen 5 2600 + 16 gb gloway 2666mhz, mantive a placa de vídeo e a fonte que é uma pcyes shocker 600.

Com o kit inicial estava tendo problemas com gargalo, porém tudo funcionava bem, ao fazer o upgrade, notei que aconteciam alguns pequenos travamentos em jogos, fui verificar no msi afterburner e minha placa de vídeo estava batendo 86°, coisa que nunca aconteceu antes. Abri o the witcher 3 no ultra high e bateu 89°, até que o pc desarmou. Os demais componentes mantiveram-se em temperatura normal, cpu não passou de 45°, visto que utilizo um seidon 120v, alguem sabe o que pode ser o problema?

 

Marca e modelo do gabinete e quantas fans estão instaladas nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL o gabinete é um pcyes samurai, com as 3 fans de fábrica, 2 na frente e 1 atrás, mais a fan do radiador do water cooler em cima.

 

@Diego de Moraes  foi trocada há 1 mês atrás, e está limpa, conferi tudo antes de remontar

 

@Jasiel formatei o hd e ssd e instalei o windows novamente do 0

 

Edit: Talvez seja interessante saber: uso essa fonte há uns 5 anos já aproximadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
10 horas atrás, Jhony Ribeiro Dias disse:

Boa noite pessoal, tudo bem ? Meu pc anterior era um kit ga-970a-ds3p + fx 6300 + 8gb ram hyperx 1666mhz + rx 580 asus rog strix, ontem fiz um update para um kit b450m steel legend + ryzen 5 2600 + 16 gb gloway 2666mhz, mantive a placa de vídeo e a fonte que é uma pcyes shocker 600.

Com o kit inicial estava tendo problemas com gargalo, porém tudo funcionava bem, ao fazer o upgrade, notei que aconteciam alguns pequenos travamentos em jogos, fui verificar no msi afterburner e minha placa de vídeo estava batendo 86°, coisa que nunca aconteceu antes. Abri o the witcher 3 no ultra high e bateu 89°, até que o pc desarmou. Os demais componentes mantiveram-se em temperatura normal, cpu não passou de 45°, visto que utilizo um seidon 120v, alguem sabe o que pode ser o problema?

 

Vamos então a uma breve explicação do porque a simples troca dos componentes gerou tal situação (Suposição).
Provavelmente seu antigo Fx não era capaz de fazer a Rx 580 entregar todo desempenho que ela possui, logo após a troca do hardware por um processador mais forte e memórias mais rápidas, a placa passou a trabalhar sempre no máximo do seu potêncial, logo mais desempenho vem acompanhado de maior temperatura.

 

8 horas atrás, Jhony Ribeiro Dias disse:

@NIGHT FALL o gabinete é um pcyes samurai, com as 3 fans de fábrica, 2 na frente e 1 atrás, mais a fan do radiador do water cooler em cima

 

Não que seu gabinete seja ruim no quesito refrigeração, muito pelo contrário, porém ao meu ver o grande problema desses modeos com a lateral em acrílico e justamente a falta de uma fan na lateral para lançar ar frio sobre a placa de vídeo.

Mas existe uma possibilidade de solucionar sem precisar mexer no gabinete. Algumas placas de vídeo principalmente modelos que são "beberrões" como a Rx 580 vem com tensões exageradas pro clock que trabalham, reduzir as tensões (Undervolt) faz as temperaturas caírem consideravelmente.
Usando o aplicativo MSI Aftherburner você consegue reduzí-las afim de checar se as temperaturas caem, o esperado algo em torno de 5 a 15ºC de diferença, dependendo do quanto a placa suportar reduzir sem perda de desempenho.

 

Caso não saiba como fazer o processo, segue vídeo explicativo., bata clicar em "exibir conteúdo oculto".

Spoiler

 

 

Faça o teste e poste aqui os resultados para que possamos acompanhar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não posso te afirmar com certeza se o problema é a fonte ou não, mas é uma hipótese. Dependendo das condições de uso, pode ser que a fonte já não esteja alimentando o hardware corretamente. Seria interessante um teste com outra fonte, caso seja possível pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!