Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Dá pra adicionar componentes normais dentro do FPGA/CPLD etc?

Estou começando meus estudos em CPLD FPGA etc...

E me atraí bastante pelo método onde vamos adicionando os componentes e formando

tipo um esquema de blocos (sem precisar aprender verilog vhdl etc)

é o que tenho capacidade de fazer no momento.

Então vou adicionando as portas lógicas no "circuito"...

Mas se eu tiver que neste esquema colocar um capacitor ou resistor etc... existe isso ou tenho que colocar por fora?

O CPLD/FPGA etc trabalha somente com estes componentes lógicos?

Postado

Não dá para emular componentes analógicos em PLDs, mas talvez futuramente alguns da Xilinx consigam. Qualquer funcionalidade com partes analógicas, como um ADC, tem que atualmente ser feita por fora F5Rua4D.gif.

Recomendo aprender VHDL e sobretudo Verilog, pois na prática facilitará muito a criação de circuitos digitais complexos e de alta velocidade.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Sim . Me fez lembrar que certa feita há muuuito tempo atrás fizemos com o Quartus Altera . Quase aprendi com um amigo que tinha vontade ensinar. Era meio que só arrastar os ci's lógicos e conectá-los com os pinos ou entre si. O fpga é literalmente uma ci célula tronco que pode se transformar no que a imaginação e necessidade mandar. Dizem que você programa até um mc ou + nele.

Pra mim (mim) fpga, vhdl e afins são universos à parte da programação e eletrônica e são o que separam gente grande de criança. Programar e personalizar ci's com isso foi um ramo muito procurado no início deste século e de fato não é pra meros mortais. Um caminho do meio...

https://www.altium.com/video-altium-presents-c-hardware

E não, não tenho informação sobre colocar componentes discretos num fpga

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!