Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala meus caros!

Minha placa-mãe Gigabyte B550m Elite chegou hoje, e pelo jeito veio com defeito.

Estou usando o pc na televisão, então liguei ela com cabo HDMI e até então tudo certo, o áudio está passando para TV. Porém, a placa não reconhece nem caixa de som, nem fonte, nem microfone tanto no painel traseiro quanto no frontal. 

Os drivers estão instalados normalmente, na BIOS ele reconhece a saída de som, mas no windows, nada...

Será que pode ter vindo com defeito ou eu estou cometendo algum erro?

Abraço e valeu!

• Moderador
Postado

Qual a configuração completa da sua máquina? (Marca e modelo do processador, placa-mãe, memória RAM, HD/SSD e fonte)?

Qual o seu Sistema Operacional? E por onde o baixou (pelo site oficial ou por algum outro lugar?)

Você usa o PC diretamente na tomada ou usa no estabilizador?

Por onde você atualizou os drivers (pelo site do fabricante ou por outro lugar)?

Responda todas as perguntas acima para podermos lhe ajudar.

Postado

@Yan_ está sim! Baixei a última versão direto do site da Gigabyte!

@GabrielLV Ryzen 5 3400g; Aorus Elite b550m; 16gb 3200mhz T-vulcan; Corsair CX650;  SSd 480gb kingstom;

Win 1064 bits, piratex;  Uso diretamente na tomada; Baixei todos os drivers direto do site da gigabyte. 

Pelo que dei uma lida no reddit, encontrei um usuário com o mesmo problema que eu (na mesma placa), mas ele ainda nao respondeu se conseguiu resolver. Não sei se tem algo a ver, mas o HDMI ligado na TV nao pode estra interferindo em algo na saída de som do PC? 

• Moderador
Postado
7 minutos atrás, NHSJUNIOR disse:

Win 1064 bits, piratex; 

Se você baixou este Windows por outro lugar a não ser o site da Microsoft, então baixe a versão do site oficial e remova essa versão pirata, pois além de não saber quais foram as modificações realizadas pelo usuário que hospedou esse Windows 10 em outro lugar, muito provavelmente as alterações resultarão em problemas aleatórios que não ocorreriam na versão original. O mesmo vale se você baixou algum software em algum lugar por ai para ativar seu Windows.

Faça a substituição das versões do Windows assim que possível, do contrário não poderemos te ajudar.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 minuto atrás, NHSJUNIOR disse:

@GabrielLV Baixei o software de atualização do windows direto do site da microsoft e fiz update para a versão mais recente (2004). Isso resolve? 

Não basta somente atualizar, se você utilizou algum software de ativação de Windows ou uma baixou uma versão modificada em algum lugar, para remover as modificações (não se sabe se causarão problemas ou se são maliciosas) você precisa reinstalar o Windows do 0.

• Moderador
Postado
17 minutos atrás, NHSJUNIOR disse:

@GabrielLV Baixei a iso diretamente do site da microsoft e formatei ele novamente, deixei sem ativar. Instalei os drivers direto do site, os mais atualizados. Ainda persistiu. 

4 horas atrás, NHSJUNIOR disse:

não reconhece nem caixa de som, nem fonte, nem microfone tanto no painel traseiro quanto no frontal. 

Os drivers estão instalados normalmente, na BIOS ele reconhece a saída de som, mas no windows, nada...

Você disse "fonte", como assim ele não reconhece "fonte"?

E os dispositivos que você tentou conectar, eles possuem conectores USB ou somente P2 (ou ambos)?

Postado

@GabrielLV Desculpe o erro, quis dizer "fone". O Fone que eu estou tentando usar é um HS50 da corsair, possue dois conectores P2. 

Tenho uma caixa de som também, bem simples, funciona via usb/p2. Nenhum deles é reconhecido, não há nenhuma menção no windows quando plugados. 

• Moderador
Postado

@GabrielLV Desculpe o erro, quis dizer "fone". O Fone que eu estou tentando usar é um HS50 da corsair, possue dois conectores P2. 

Tenho uma caixa de som também, bem simples, funciona via usb/p2. Nenhum deles é reconhecido, não há nenhuma menção no windows quando plugados. 

Já que eles são reconhecidos no BIOS mas não no Windows, talvez tenha alguma relação com drivers.

Também dei uma lida nos posts do reddit, podemos tentar alguns dos procedimentos que vimos ali.

1- Baixe o USBDeview, abra-o e conecte seus dispositivos, veja se algum alerta é emitido no programa: https://www.nirsoft.net/utils/usb_devices_view.html

2- Tente remover o driver de áudio pelo gerenciador de dispositivos e baixar o mais recente do site da Realtek: https://www.realtek.com/en/component/zoo/category/pc-audio-codecs-high-definition-audio-codecs-software

3- Baseado nas informações desse post: https://www.tenforums.com/sound-audio/135259-latest-realtek-hd-audio-driver-version-2-a-273.html

Tente baixar o primeiro driver dessa lista: https://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=6.0.8960.1

Após baixa-lo, vá no gerenciador de dispositivos > Controladores de som, vídeo e jogos > Botão direito no driver de audio > Atualizar driver > Selecione a opção "Procurar driver no meu computador" > Selecione o arquivo que você baixou no link acima e faça os outros procedimentos > Reinicie o PC > veja se o problema persiste.

Postado

@GabrielLV  USBDeview não apareceu nada ao conectar os dispositivos. 

baixei pelo site da realtek, removi do gerenciador, instalei novamente, não resolveu.

Também baixei o driver e tentei atualizar manualmente, ele sempre fala que o mais atual já está instalado. 

Começo achar que é mais fácil tentar a solução com o RMA, trocar ou devolver a placa, já que recebi hoje...

• Moderador
Postado
22 minutos atrás, NHSJUNIOR disse:

@GabrielLV  USBDeview não apareceu nada ao conectar os dispositivos. 

baixei pelo site da realtek, removi do gerenciador, instalei novamente, não resolveu.

Também baixei o driver e tentei atualizar manualmente, ele sempre fala que o mais atual já está instalado. 

Começo achar que é mais fácil tentar a solução com o RMA, trocar ou devolver a placa, já que recebi hoje...

Provavelmente é a melhor solução, pois baseado nas informações dos posts do reddit e outros, esse problema é recente, então é melhor fazer a substituição do que esperar sair uma correção...

• Moderador
Postado

@GabrielLV Vou contatar o RMA amanhã e ver o que vão responder.

De qualquer forma, muito obrigado!

E se achar alguém com uma solução por ai, só mandar :D kkk

valeu!

Mando sim hehe.

Disponha, tenha uma boa noite 👍

• 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...