Ir ao conteúdo

Formatar SSD com Windows instalado

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Meu amigo tinha um SSD em que o Windows 10 dele estava instalado, comprou outro e me deu.

Quando tento formatar ele aparece a mensagem do print 1.

A opção de formatar no gerenciamento de disco não está habilitada conforme o print 2.

Tentei apagar pelo cmd no diskpart e também não dá conforme o print 3.

Não tem nenhum processo no Gerenciador de Tarefas com caminho para o SSD, e no msconfig na aba inicialização o SO do SSD nem aparece.

Como formato pra depois clonar o meu Windows pra ele?

image.png.84ac561ed284bf4acc55a34028b94919.pngimage.png.349df35cb780da6bf2ddff4db64bd368.pngimage.png.acb0b04b260037b7bf53888e649513e2.png

• Moderador
Postado

Você está tentando formatar um disco que você está utilizando, obviamente que não irá dar certo, para isso você teria que conectar a mídia de instalação do Windows, apagar todos os dados a partir dela e dai sim reinstala-lo.

E uma coisa, você não pode simplesmente pegar um HD/SSD com Windows de um computador e colocar em outro, ele não irá reconhecer os novos drivers/hardware, você precisa reinstalar o S.O nesse caso, independente de ser uma clonagem ou não.

Postado

Já tinha lido da midia de instalação porém não tenho cd e nem um pendrive de 8gb pra pegar a iso do w10.

Achei que como não tinha nada nem na inicialização e nem nos processos dava pra formatar, porque nao estaria sendo utilizado.

E no caso queria limpar o SSD e depois fazer a clonagem do meu SO.

Enfim, obrigado acho q vou ter q ir atras de um pendrive.

• Moderador
Postado
21 minutos atrás, viscardy disse:

Já tinha lido da midia de instalação porém não tenho cd e nem um pendrive de 8gb pra pegar a iso do w10.

Achei que como não tinha nada nem na inicialização e nem nos processos dava pra formatar, porque nao estaria sendo utilizado.

E no caso queria limpar o SSD e depois fazer a clonagem do meu SO.

Enfim, obrigado acho q vou ter q ir atras de um pendrive.

No caso, o seu Windows atual está no HD, e você junto dele conectou o SSD e não consegue formata-lo, é isso? Ou iniciou o Windows pelo SSD e está tentando formata-lo?

Postado
29 minutos atrás, GabrielLV disse:

No caso, o seu Windows atual está no HD, e você junto dele conectou o SSD e não consegue formata-lo, é isso? Ou iniciou o Windows pelo SSD e está tentando formata-lo?

Isso, windows atual no hd, dei boot normal pelo meu hd padrão, so conectei o SSD.

Postado

Tente deletar as partições de sistema do ssd com o parâmetro override

diskpart

list disk 

select disk 0

list partition

select partition x (onde x é o número da partição)

delete partition override

....e assim com todas

Se não me engano quando clonamos, o programas que faz a clonagem avisa que todos os dados do disco destino serão deletados

• Moderador
  • Solução
Postado
31 minutos atrás, viscardy disse:

Isso, windows atual no hd, dei boot normal pelo meu hd padrão, so conectei o SSD.

Nesse caso, primeiro tente o procedimento citado pelo colega acima. Caso não funcione, tente isso:

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando

No prompt de comando, tente utilizar os procedimentos do DISKPART.

Postado

@f_neto fiz isso e deu o mesmo erro do segundo print. Vou tentar fazer com restauração daqui a pouco e informo.

Enquanto isso, vi que na descrição do SSD diz "Arquivo de paginação" que utiliza como RAM ne? Tentei mudar porém n consegui, n sei se tem algo a ver.

image.png.1f2172f2295a580d1747a2f79a9aeae3.pngimage.png.0f28299ca68b46ff6a3f2eab0c27c8a6.png

• Moderador
Postado
5 minutos atrás, viscardy disse:

@f_neto fiz isso e deu o mesmo erro do segundo print. Vou tentar fazer com restauração daqui a pouco e informo.

Enquanto isso, vi que na descrição do SSD diz "Arquivo de paginação" que utiliza como RAM ne? Tentei mudar porém n consegui, n sei se tem algo a ver.

image.png.1f2172f2295a580d1747a2f79a9aeae3.pngimage.png.0f28299ca68b46ff6a3f2eab0c27c8a6.png

Basicamente sim, talvez tenha algo a ver mas primeiro faça o procedimento que sugeri no post anterior e veja se consegue algum resultado.

Postado
57 minutos atrás, GabrielLV disse:

Nesse caso, primeiro tente o procedimento citado pelo colega acima. Caso não funcione, tente isso:

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando

No prompt de comando, tente utilizar os procedimentos do DISKPART.

Consegui por meio dos codigos do @f_neto com esse procedimento @GabrielLV .

Valeu pessoal.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!