Ir ao conteúdo

Como funciona a saída de alta impedância dos geradores de funções? + OPAMP

Ir à solução Resolvido por rjjj,

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal gostaria de saber como funciona a saída de alta impedância dos geradores de funções do mercado, e outra dúvida, é possível um amp op ter na saída alta impedância, por exemplo se eu ligar uma carga de alta impedância na saída de um buffer, ele conseguirá manter a mesma intensidade do sinal?

Postado

Não entendi, um gerador de funções possui uma baixa impedância de saída, pois é uma fonte de tensão. Veja estes diagramas da Keysight F5Rua4D.gif:

functgen_faq_image.jpg

Simplificando, um gerador de funções pode injetar corrente para alimentar diferentes circuitos, não só tensão. É possível mudar a impedância de saída, conforme o link, se for o que você quer.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

ligar uma carga de alta impedância na saída de um buffer, ele conseguirá manter a mesma intensidade do sinal

... sinal de alta impedância na entrada de um buffer pra manter sua amplitude sob baixa impedância: é esta a proposta de um seguidor de tensão

Seguidor-de-tensao.png

Prefiro este...

imagem-de-destaque-3.png

tem uma etapa a+ 😁

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@rjjj Então, eu acompanho o canal Wr Kits e as vezes ele seleciona no gerador de funções a opção de Hi-Z (alta impedância) para a saída do gerador, mas é óbvio que ele tem um bom gerador (Rigol DG 1022). Nos geradores mais antigos e baratos (que eu estou pesando em comprar ) kkkkk não existe essa função. Então quer dizer que se eu ligar uma carga de alta impedância +/- 1M de impedância em um gerador que tem a saída em 50 Ω vai funcionar ? Não vou ter perdas no sinal ?

• Solução
Postado

@Felipe Alves 2207

Em circuitos de interfaceamento, o melhor para a impedância de saída é ser baixa para transferir tensão de forma ótima ou alta para transferir corrente de forma ótima. A impedância de entrada do outro lado, no circuito que recebe as funções elétricas, deve ser o contrário: alta para receber tensão ou baixa para receber corrente GbhmuXl.gif.

Sobre suas dúvidas, não haverá perdas no sinal de tensão se o circuito que receber tiver alta impedância de entrada, como o seguidor de tensão proposto pela @if..

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!