Ir ao conteúdo

Onde conectar as entradas do water cooler?

Ir à solução Resolvido por vini_seven,

Posts recomendados

Postado

Tenho um Water Cooler que tem 2 fans de 240mm, ele possui a conexão de cada fan separado(os dois fans possuem uma conexão de 4 pinos) + a conexão da bomba que é uma de 3 pinos(3 conexões no total). Gostaria de saber onde eu conecto essas 3 conexões do water cooler na placa-mãe. O modelo é da placa é Gigabyte GA-990FXA-UD3.

Ela possui 1 CPU_FAN(4 pinos), 2 SYS_FAN(1 de 4 pinos e outro de 3 pinos) e 1 PWR_FAN(3 pinos).

Eu conecto os fans no SYS_FAN e a bomba no CPU_FAN?

Obrigado.

• Solução
Postado
7 minutos atrás, ErickGMS disse:

Tenho um Water Cooler que tem 2 fans de 240mm, ele possui a conexão de cada fan separado(os dois fans possuem uma conexão de 4 pinos) + a conexão da bomba que é uma de 3 pinos(3 conexões no total). Gostaria de saber onde eu conecto essas 3 conexões do water cooler na placa-mãe. O modelo é da placa é Gigabyte GA-990FXA-UD3.

Ela possui 1 CPU_FAN(4 pinos), 2 SYS_FAN(1 de 4 pinos e outro de 3 pinos) e 1 PWR_FAN(3 pinos).

Eu conecto os fans no SYS_FAN e a bomba no CPU_FAN?

Obrigado.

Eu conectaria os fans no cpu fan, porque iria ser controlado a rotação dos fans de acordo com a temperatura captada pelo sensor da placa-mãe, aumentando a rotação dos fans do radiador ou reduzindo de acordo com a temperatura, mas cada fan tem seu conector separado, o que talvez precisaria de um cabo y sleeved para juntar os dois em uma só alimentação. Então se não quer seguir pra esse modo, coloque a bomba no cpu fan mesmo e coloca os fans do radiador no sys_fan, a diferença da conexão 4 pinos para a 3 pinos é que na conexão 4 pinos a placa-mãe pode controlar a velocidade, e o de 3 pinos ele vai operar na velocidade máxima, mas é só você ajustar esse sys_fan de 4 pinos para a velocidade máxima também na bios.

• Curtir 1
Postado

@vini_seven Entendi, esse era o problema, pra conectar os 2 fans no cpu_fan eu precisaria desse cabo por n ter duas entradas, e eu queria saber justamente se eu podia optar por colocar no sys_fan pra n precisar comprar. Obrigado

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Diego Both disse:

@ErickGMS

A bomba você tem que deixar em 100%, nesse caso você pode conectar direto na fonte 12v.

As fans você pode ligar na MOBO.

O que é MOBO?

Postado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!