Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, é a minha primeira vez por aqui então desculpa se coloquei esse tópico no lugar errado e se o texto ficar muito grande.

Há algum tempo meu PC apresentou o problema de energizar todo o sistema por 15~20 segundos, desligar e "religar" novamente (Coloco entre aspas pois o pc não ligar realmente, ele fica nesse estado onde tudo fica energizado como se tivesse funcionando normalmente, porém o monitor se mantém em stand by). Consegui fazer ele religar de tanto eu mexer e tentar várias combinações de peças diferentes, porém o problema voltou a acontecer mais duas vezes e voltou a funcionar nas duas. As últimas coisas que eu me lembro de fazer antes de "resolver" o problema foi de ter reiniciado a BIOS (UEFI, no caso) e ter retirado e recolocado o processador, só que ainda não posso dizer que é ele o problema porque esse negócio de tirar e colocar processador não funciona de primeira, assim como resetar a BIOS.

Umas coisas que podem ser importantes de vocês saberem, mas não coloquei no texto é que;

1) dessa última vez que o pc deu tela azul do windons10 e começou apresentar esse defeito eu tava jogando Valorant, confesso que não tenho o costume de acompanhar temperatura e porcentagem de uso dos componentes mas não acredito que esse jogo exija tanto assim da minha máquina.

2) uma vez esqueci de ligar o conector de 12V 4 pinos do CPU/EPS na placa-mãe e o efeito foi praticamente o mesmo desse problema - isso não poderia significar que esse problema tem alguma ligação com a partes que são energizadas por esse conector? É só um palpite, já to ficando sem ideias da onde possa ser esse problema.

Eu to usando o computador agora e aparentemente tá tudo normal, mas não confio.

Muito obrigado se você se importou de ler até aqui!

Postado

@Henrique Lessa Já fez reset de BIOS? Já testou sem uma das memórias RAM? O windows foi instalado por onde? De qualquer forma, acredito que o problema seja a fonte, se ela entregar 100W já acho muito amigo, fonte de baixa qualidade prejudica o sistema inteiro.

Postado

@Yan_ O reset que você diz é o mesmo clearCMOS? Já testei as memórias e estava ok, o Windows não fui eu que instalei e já tem uns 2 anos que estou sem formatar, o problema é mais recente só que se tem chance de ser esse o motivo eu formato sem problemas. Quanto a fonte, eu cheguei a testar uma outra genérica, mas que aparentemente funciona normal. De qualquer forma já estou mesmo juntando dinheiro para uma fonte nova, mas se o problema for mesmo a fonte é um incentivo a mais pra gastar esse dinheirinho suado haha

Postado

@Henrique Lessa

2 minutos atrás, Henrique Lessa disse:

O reset que você diz é o mesmo clearCMOS?

o clrcmos é feito antes do reset de BIOS.

2 minutos atrás, Henrique Lessa disse:

Quanto a fonte, eu cheguei a testar uma outra genérica, mas que aparentemente funciona normal.

Então se você troca a fonte os problemas param, isso?

Postado
8 minutos atrás, Yan_ disse:

é aquele procedimento de mudar a posição dos jumpers?

9 minutos atrás, Yan_ disse:

@Henrique Lessa

Então se você troca a fonte os problemas param, isso?

Desculpa me expressei mal. Testei com uma fonte genérica que funcionava normalmente, mas meu problema continuou.

Postado
1 minuto atrás, Henrique Lessa disse:

é aquele procedimento de mudar a posição dos jumpers?

tem dois jeitos, essa dos jumpers e a de tirar a bateria do BIOS e ficar apertando o botão power ( cá entre nós, a do jumper é melhor )

1 minuto atrás, Henrique Lessa disse:

Desculpa me expressei mal. Testei com uma fonte genérica que funcionava normalmente, mas meu problema continuou.

ok, quanto tempo você tem esse PC com essa fonte? Pode ser que com o tempo a fonte por ser genérica e ruim foi desgastando os componentes e isso leva a outra pergunta: sempre ocorreu isso? Usa direto na tomada, filtro de linha, estabilizador ou no-break?

Postado
2 minutos atrás, Yan_ disse:

tem dois jeitos, essa dos jumpers e a de tirar a bateria do BIOS e ficar apertando o botão power ( cá entre nós, a do jumper é melhor )

ok, quanto tempo você tem esse PC com essa fonte? Pode ser que com o tempo a fonte por ser genérica e ruim foi desgastando os componentes e isso leva a outra pergunta: sempre ocorreu isso? Usa direto na tomada, filtro de linha, estabilizador ou no-break?

Vou tentar esse jeito com jumpers. Tenho a mais ou menos 2 anos e ele já veio com essa fonte e esse problema é mais recente, cerca de 1 ou 2 meses. A única coisa que utilizo é um filtro de linha.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!