Ir ao conteúdo

Preciso colocar um fan na parte inferior do meu gabinete?

Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em colocar um fan na parte inferior do meu gabinete, o fan em específico é um Akasa Viper Black 120mm 84CFM 1900 RPM. Ja tenho 3 frontal, 2 superiores e 1 traseiro, comprei todos esses no ML, na época era leigo e nao sabia do CFM, fui pelo airflow que fica em torno de 1700 RPM, o CFM nem o vendedor sabe, mas presumo que seja entre 35-45 CFM. Minha duvida, se eu colocar esse Viper Black na parte inferior do meu gabinete, ele ira ter o mesmo desempenho que na parte frontal (Digo, jogar a mesma quantidade de air para dentro), nao estou comparando com os outros fans (50CFM nem da pra comparar>>), apenas as posições do VIPER. Specs do meu case, 430x200x395mm. Fiz umas contas e pelo resultado tem 3,16L de air disponível na parte inferior do gabinete com 4cm de altura, será que essa quantidade de ar é suficiente?Untitled.thumb.png.5ab938e76a2e6445939c6c26fe073ce0.png

Postado

Boa noite.Esse Akasa é um excelente FAN, e tem PWM.Deveria ser ligado nas sys_fan da placa-mãe para melhor aproveitar o potencial dele, porque a MB pode controlar a RPM(e portanto o fluxo de ar).

Fará muito sentido primeiro saber o modelo desse gabinete e saber quantos FAN tem instalado, isso sem falar da configuração do PC para saber as necessidades de ventilaç]ão.

2 minutos atrás, zKennedy disse:

mesmo se eu trocar o frontal de 35CFM por um de 85?

Mas esse AKASA já tem esse potencial, veja as especificações:http://www.akasa.com.tw/search.php?seed=AK-FN065

• Curtir 1
Postado

@PedraX tenho 3 frontais, cada um com 35-45 CFM, o AKASA que quero colocar tem 85 CFM, so queria saber se eu colocar ele na parte inferior ou frontal do gabinete ira influenciar na temperatura do pc

A320M-H

Ryzen 3 3100 (cooler box)

8gbx2

rx 570 4gb gigabyte

Postado

Mas qual o modelo do gabinete?Qual a configuração de seu PC?Qual a temperatura média de sua cidade?

Bom, baseado na configuração mostrada, diria que um FAN na base melhorará o resfriamento da VGA.

• Curtir 1
Postado

Oi, pelo que eu ví esse gabinete não tem opção de FAN na base, só 3 frontais e 1 na traseira. O que te recomendo é trocar o cooler da CPU. Pode colocar um Gammax 300 que melhorará bastante a temperatura da CPU, se bem que a 70 a CPU e 60 a GPU está muito bom, mas lógicamente vai piorar a temperatura no alto verão.Se você tem 3 FAN frontal(nenhum na traseira?), transfira um FAN dianteiro(o mais acima) para a traseira para equilibrar o fluxo de ar.Pode esquecer por enquanto colocar mais um FAN.

• Curtir 1
Postado

@zKennedy Tenho uma FAN daquelas vagabundas de 10 reais na parte frontal e 3 na parte de cima, e as temps do meu PC sempre foram ótimas, falo isso, porque já tive uma Fan no chão do gabinete e não mudou nada quando tirei ela.

• Confuso 1
  • Solução
Postado
2 minutos atrás, zKennedy disse:

tenho 3 frontal, 2 superiores e 1 atrás

Não é o que a descrição diz.Pode até ter as aberturas, mas pelas dimensões do gabinete(430x395) deve dar interferencia na parte superior(principalmente com estruturas da placa-mãe.Mas como disse, não precisa disso, pelo menos no momento.

Tem o FAN traseiro ou não?Se não tiver pode instalar esse FAN traseiro .

• Obrigado 1
Postado

O melhor resultado seria trocar os frontais por este de melhor capacidade fluxo de ar/CFM(principal atributo para ventilação interna em espaço aberto como o próprio gabinete) primeiro caso já tenha um na parte traseira para exaustão.E mesmo se não tiver um traseiro, coloque este melhor no lugar de um dos frontais e o que for substituído deixar na parte traseira para exaustão.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...