Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se há algum problema ou recomendações para uso do desktop em ambiente com ar-condicionado, pois um amigo meu notou que o hardware dele estava encharcado quando ele desligou o climatizador, isso é comum? Quais cuidados devo tomar? Produtos anti umidade ajudam?

• Moderador
Postado

@Victor Medeiros Olha,  não acho que seja um problema do ar condicionado... Se fosse, televisões e outros aparelhos estariam do mesmo jeito.

Até dizem, que é melhor manter um ambiente controlado para ter uma temperatura interna do pc melhor.

O que pode estar acontecendo é uma série de fatores.. onde o ambiente dele é bastante úmido e com ajuda do ar deixa ainda mais.

Teria que analisar como um todo.. que tipo de lugar, a temperatura que ele usa, o tipo de ar condicionado, se ele não está com defeito ou não... e etc..

Enfim.. é o que eu penso.  

Lembre que que existem muitos lugares corporativos com ar condicionado e muitos computadores na mesma sala.. nenhum deles apresenta esse problema... Um exemplo disso é uma sala de aula. Na minha faculdade, tinha ar condicionado extremamente potente, de dar frio até em dias quentes... mas nenhum pc ou notebook teve esse tipo de problema.

Postado
14 minutos atrás, Victor Medeiros disse:

amigo meu notou que o hardware dele estava encharcado quando ele desligou o climatizador, isso é comum?

Isso acontece porque o equipamento fica gelado(nas superfícies) e aí quando o climatizador é desligado(e o ambiente é aberto), pode entrar ar com umidade e aí condensa nos componentes.A meu ver a única forma de evitar é manter ligado o PC depois de desligar o climatizador e abrir o ambiente até as temperaturas equilibrarem.

• Moderador
Postado

Climatizador é diferente de ar-condicionado.

Enquanto o primeiro umidifica o ambiente para amenizar a temperatura com o "vapor de agua" o segundo acaba retirando a agua do ambiente (por isso pinga).

O que o @PedraX, faz sentido caso o ar-condicionado ficasse muito perto do computador e as temperaturas fossem muito baixas e ao desligar ou abrir uma porta por exemplo as goticulas condensam na placa. Mas isso sinceramente nunca ví.

O mais provável é o que eu falei.  Umidificador é Diferente de AR-Condicionado

Postado

Se for ar condicionado nem é para acontecer, pois o equipamento retira a umidade do ar ao refrigerar o ambiente e não o contrário.Por acaso o computador fica embaixo próximo ao equipamento recebendo o ar frio direto?Há algum outro equipamento no ambiente como algum climatizador por vaporização de água?

Postado
13 horas atrás, SamucaFO disse:

pois o equipamento retira a umidade do ar ao refrigerar o ambiente

O problema não é durante o uso do equipamento e sim, após o uso.Em região litorânea é comum acontecer porque como o ar tem muita umidade, qualquer superfície gelada forma condensação em superfícies lisas, como é o vidro e metais.Vide o que acontece com um copo de líquido gelado.

• Moderador
Postado
6 minutos atrás, PedraX disse:

O problema não é durante o uso do equipamento e sim, após o uso.Em região litorânea é comum acontecer porque como o ar tem muita umidade, qualquer superfície gelada forma condensação em superfícies lisas, como é o vidro e metais.Vide o que acontece com um copo de líquido gelado.

Sim compreendo, até concordei contigo porém ao ponto de causar esse problema no hardware acho difícil. 

Se for região litorânea ele terá o problema mas não vai ser pelo ar

Todo caso a sugestão é que após desligar o ar ele deixe o ambiente fechado até que a temperatura se estabilize. Fora isso é neura e não tem o que fazer.

Postado

Não era para ocorrer isso cientificamente em uma situação natural.E Moro a menos de 1km por dois cantos e nunca houve este problema comigo de olhar o gabinete e "me dar vontade de comprar Coca" (referência com as propagandas de refrigerante e cerveja).

Deve haver um outro fator não-natural (outro equipamento que gere umidade como umidificador de ambiente com utlização de vapor d'agua ou ventilador que jogue micro-gotículas de água misturado ao jato de ar para modificar a umidade local) além da massa de ar interna refrigerada pelo ar condicionado e a massa de ar do ambiente externo.

A única coisa que estar próximo mar causa de diferente é um efeito maior de oxidação causada pelo próprio vapor de água misturado no ar carregado de outras micropartículas de material pela evaporação da água do mar independente de ocorrer a condensação da água.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...